Lisboa Social Mitra – Polo de Inovação Social

Alameda - Mitra 5 (1)

A Mitra, conjunto edificado, está inserida num terreno com uma área de cerca de 18000 m2, a Alameda das Laranjeiras (acesso principal) ladeada por 11 pavilhões a norte, por um Edificado a Sul, pelo edifício Tejo a Oeste, a quinta numa cota superior e o jardim de Santo António a tardoz dos 11 pavilhões. O complexo da Mitra é assim constituído por diversos edifícios com capacidade de abarcar um projeto com conceitos e vivências inovadoras.

A reabilitação da Mitra respeita a sua identidade e história e pretende desenvolver um projeto para o futuro dignificando o edificado e a sua utilização sempre com a preocupação nas pessoas, privilegiando o conforto, as acessibilidades, a segurança e a melhoria do desempenho energético-ambiental. A Mitra tem como fim ser uma resposta social, económica e ambiental pelo que se exploram as possibilidades assentes nos princípios da sustentabilidade material e aumento da resiliência pessoal e social dos Utentes e participantes, da resposta adaptada a qualquer desafio minimizando preconceitos e do ciclo de vida integral de todos os recursos.

8 - Alameda Laranjeiras_DSC0591

Na Mitra deverá nascer um Polo de Inovação único na área da Economia Social que sirva os públicos mais vulneráveis na cidade de Lisboa, passando a ser um espaço em que os valores da Solidariedade, Diversidade e Inclusão se materializam numa oferta integrada aberta à sociedade, com um conjunto de valências suportadas na Inovação e no Empreendedorismo, que pretendem facilitar e apoiar as  pessoas com mais dificuldades de integração na sociedade e que possa acolher projetos de natureza social, económica, ambiental e de empreendedorismo, a par de espaços comunitários.

De certo modo, o futuro da Mitra, enquanto Polo de Economia Social, é uma resposta ao passado e, sobretudo, uma promessa de bem fazer e de bem-querer, que através de ideias inovadoras consiga trazer o amparo a quem mais precisa, num projeto integrado, alicerçado em preocupações ambientais e de sustentabilidade.

 

FICHA TÉCNICA
Gabinete Projetista:
Unidade de Estudos e Projetos da SCML/ Teixeira Trigo (1º fase) e GRID (2º Fase)

Designação: Lisboa Social Mitra – Polo de Inovação Social
Função: Polo de Inovação único na área da Economia Social que sirva os públicos mais vulneráveis na cidade de Lisboa
Localização: RUA DO AÇÚCAR, Nº 64 – BECO DA MITRA, MARVILA, LISBOA
Dono de Obra: SCML
Data início da obra: 1ª Fase concluída e 2ª Fase inicio até final de 2022
Data conclusão da obra: Final de 2023
Valor (estimativa): 7000000,00€

 

Gabinete UEP_DGIPLOGO_PATRIMONIOO Departamento de Gestão Imobiliária e Património da SCML desde 2014 tem uma equipa de colaboradores que é responsável pela elaboração de estudos e projetos de arquitetura interno e pela articulação e acompanhamento dos projetos externos, garantindo a sua exequibilidade dentro dos prazos estipulados, bem com a articulação com as várias entidades envolvidas, o que tem vindo a permitir o alargamento do âmbito de ação na reabilitação do património da SCML. Esta equipa que integra a Unidade de Estudos e Projetos responde e assegura as solicitações dos vários serviços da SCML, tanto no que se refere aos prédios de rendimento como nos prédios de atividade e de serviços. Os projetos internos são efetuados nas diferentes fases que o constituem, desde o estudo preliminar e projeto de arquitetura para licenciamento camarário incluindo a coordenação com os projetos de especialidades, até ao projeto de execução e preparação das peças de procedimento aquisitivo e posterior acompanhamento técnico de empreitada. A cada projeto interno está associado a respetiva assistência técnica, à obra efetuada pela pelo técnico autor do mesmo, garantindo assim a necessária qualidade e cumprimento do projeto elaborado. A Unidade de Estudos e Projetos é constituída por dois núcleos, o Núcleo de Projetos e o Núcleo de Design de Interiores que no conjunto das respetivas competências permite à SCML o desenvolvimento de projetos com todas as valências asseguradas na área de arquitetura, garantindo para o efeito a resposta necessária nas áreas de Saúde e da Ação Social onde atualmente se trabalha numa imagem da SCML, nos novos equipamentos, através do mobiliário, da identidade do espaço e da sinalética utilizada, bem como nos equipamentos que são objeto de intervenção, sendo o objetivo garantir uma imagem cooperativa, coerente e transversal a toda a SCML, desde os espaços de trabalho individuais, coletivos e a todos os tipos de equipamentos. Esta equipa encontra-se motivada para a execução de projetos de arquitetura internos e detém todas as valências que uma equipa deste tipo necessita, com a necessária capacidade de trabalho individual e coletivo nas várias fases que os diversos projetos envolvem e necessitam. É uma equipa criativa, que responde às necessidades do património da SCML.

No ano de 2021, desenvolveu 41 estudos e projetos internos, sendo alguns dos referidos a continuação de projetos/ estudos iniciados em anos anteriores, nomeadamente o projeto da Mitra e outros projetos em edifícios habitacionais.

 

GABINETE:

UNIDADE DE ESTUDOS E PROJETOS (UEP)

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.