OPINIÃO: RE-CYCLE BETÃO RECICLADO DA AMOP ARQUITETURA E PAISAGISMO SUSTENTÁVEL

34471201473_f03da596f8_o

Eng. André Filipe
Board Member & Industrial Director Amop

O mundo tem como desafio global, implementar estratégias de desenvolvimento sócio-económico assegurando um maior respeito ambiental. Para tornar o mundo mais verde, no contexto da pré-fabricação para a arquitetura e paisagismo, inovámos e desenvolvemos RE-CYCLE Betão reciclado Amop. Estes produtos ecológicos integram resíduos industriais reciclados no betão, promovendo a sustentabilidade e a protecção do meio ambiente através da economia circular.
Entre as vantagens chave do RE-CYCLE , destaca-se evidentemente a incorporação de material reciclado em detrimento de outras matérias primas nomeadamente agregados selecionados, redução do lead time do produto final, que por consequência resulta no menor consumo de água e a redução do consumo de energia.  Em fase de obra e utilização, teremos as vantagens resultantes da utilização de um produto prefabricado em betão, nomeadamente, custos de manutenção mais baixos, a elevada longevidade e a otimização económica.
Desenvolveram-se assim, novos eco-materiais sob a forma de novas formulações com material reciclado, com base em agregados de resíduos de demolição e construção (RCD) e outros resíduos industriais.
As novas formulações dão origem a produtos que são mais sustentáveis e com menor impacto no meio ambiente.
Enquadra-se como um processo de produção mais curto, com menor consumo de água, utilizando aproximadamente de 25% até 40% dos agregados de demolição e construção reciclada (resíduo obtido
de produtos e estruturas de betão). Após um processo de reciclagem, os agregados (RCD) são reconvertidos em matéria-prima da melhor qualidade para incorporação em elementos de betão Amop, com a marcação CE e produto reciclado e certificado TÜV.
O RE-CYCLE , poderá ser descrito em termos de acabamento, como um sofisticado material bruto, em betão cinza, com pequenas manchas, porosidades e imperfeições naturais ou microfissuras, que são características próprias deste material e respetiva incorporação de RCD.

RE-CYCLE  LISO CINZA NATURAL

RE-CYCLE Liso Pigmentado_2A superfície obtida do molde é deixada com o aspeto natural, apresentando pequenas imperfeições, porosidades e manchas.

RE-CYCLE  BUJARDADO CINZA NATURAL

RE-CYCLE Bujardado_2A superfície é sujeita a processo de bujardamento, apresentando o aspeto irregular dos agregados reciclados e do betão à vista.

 

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.