Recuperação da Quinta de Agarez

2_publicar

O objeto da operação urbanística, localiza-se na Freguesia de Vila Marim, em Agarez, lugar do Cabo, localizado a Noroeste do Concelho de Vila Real. O objetivo principal do projecto é reabilitar um aglomerado de edifícios, transformando numa habitação familiar. O edifício principal é do tipo “Palacete” e com alguns elementos de valor construtivo e arquitetónico. O terreno é caracterizado pelo limite exterior do mesmo, concretizado por muros em pedra de granito, um edifício principal devoluto e um edifício secundário à face da via pública, este já em ruinas. Dentro do terreno existe também um tanque de água, um lago e um chafariz, que se pretende salvaguardar, sendo este uma característica que define a intervenção. O terreno é caracterizado por socalcos, que serão trabalhados, mas caracterizarão o respeito pela topografia e marcarão o percurso no logradouro cujo ambiente e memória se pretende manter.

created by dji camera3_a
Pretende-se manter o edifício principal, salvaguardando as suas características únicas do ponto de vista morfológicas e construtivas. Pretende-se criar um novo volume, que se abre para a paisagem e encosta á grande escadaria exterior em granito.
O acesso automóvel e pedonal será conseguido através de um acesso criado no muro/fachada (em granito) da ruina existente, cujo imagem exterior se pretende manter, resguardando o interior sem interferir na imagem da envolvente. A volumetria deste edifício será reduzida, permitindo a ampliação do logradouro no interior do lote (piso 0), mas também a criação de lugares de estacionamento no piso -1. No entanto a Norte será mantido o portão pedonal, que numa cota superior permitirá garantir a acessibilidade a todo o rés-do-chão (piso 0).

Image10entrada_prop_anotado
O espaço exterior foi reorganizado respeitando os elementos chave da pré-existência, nomeadamente lago-chafariz, árvore centenária e muro-socalco.  O programa desenrola-se em dois piso, sendo a zona social ao nível do rés-do-chão e a zona privativa no 1º andar.

FICHA TÉCNICA
Arquitectura: Bruno Oliveira, arq.
Equipa:
Mónica Valente, arq +
Bárbara Vaz, arq
Engenharia: Diogo Oliveira, eng. + Ricardo Resende, Eng
IE/ITED/GÁS: Miguel Félix, eng.

Designação: Recuperação da Quinta de Agarez
Função: Habitação
Localização: Vila Marim, Agarez – Vila Real
Data início da obra: Junho 2021

 

gab_fotobo_logo_brancoBruno oliveira-arquitecto, su lda. é uma PME certificada, fundada em 2018 por Bruno Oliveira com mais de 16 anos de experiência. O atelier está vocacionado para a prática de arquitectura, composto por uma equipa multidisciplinar com vasta experiência nas diversas áreas da arquitectura, engenharia e design. A equipa acumula experiência em todas as fases da arquitectura, planeamento e coordenação, nas diversas tipologias, como Centros Desportivos, Mercados e Espaços Comerciais, Hospital, Centros de Análises e Clinicas, Creches, Lares de Idosos e Unidades de Cuidados Continuados, Edifícios Sede de Empresas, Armazéns e Industria, Centros Escolares e de Ensino, Espaços Urbanos e de Lazer, com especial interesse pela área da habitação privada, pelo relacionamento próximo que inevitavelmente acontece com o cliente e com a obra. Os projectos de “bo” valorizam a simplicidade formal, o funcionalismo e são elaborados com especial atenção aos detalhes e acabamentos. Com um toque poético mas pleno de objectividade, dedicamos todo o nosso esforço para alcançar os desejos do cliente, com empenho e rigor na escolha das soluções técnicas e construtivas que melhor se adequam ao seu orçamento. Tem trabalhos publicados em Portugal, Espanha, França, Holanda, Itália, Coreia, Japão, África do Sul, Alemanha, México e Brasil.

 

GABINETE PROJECTISTA:

BRUNO OLIVEIRA . ARQUITECTURA

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.