Residência Travessa do Jardim

AR STUDIO ARCHITECTS 01

Localizado no centro da Cidade de Vale de Cambra, a proposta consiste em trazer uma nova identidade para o local, de forma a influenciar a modernização e renovação da envolvente, respeitando o lugar, alinhamentos, cérceas e materialidade da mesma.
A implantação estende-se até aos limites do lote, sendo que é criado um pátio resguardado no interior do edifício onde as tonalidades claras do betão, ferro e do jardim vertical, que acompanha os acessos às habitações, contrastam com os tons escuros da casca exterior do edifício.
É proposta uma estrutura leve, criada a partir de um monólito em forma de trapézio, partido depois em 5 pisos, em que cada andar tem a sua própria configuração, com diferentes ângulos e balanços, criando um jogo de volumes, luz e sombra que dão movimento ao edifício.
O volume é composto por 5 pisos, em que de forma a dar alguma leveza ao mesmo, a ideia passou por criar no Rés-do-chão, onde se desenvolve o parque de estacionamento, uma permeabilidade visual entre o interior e exterior, sendo suspenso sobre pilotis e a divisão física entre o espaço público e privado é feita através de barras em metal. Nos restantes pisos desenvolvem-se habitações, onde cada andar é composto por um T3 e um T2, sendo que no último piso é proposto um T4 com um terraço ajardinado na cobertura. A luz foi um dos focos principais para a conceção do projeto, para isso são propostos vãos e varandas de grande dimensão de forma a obter espaços iluminados naturalmente durante todo o dia.
As fachadas são propostas em tijolo de burro artesanal em tom escuro (preto), contrastando com as caixas metálicas revestidas a folha de madeira, que criam volumes e buracos nos alçados, sendo que nas fachadas revestidas a madeira, essas mesmas caixas são revestidas a chapa preta, para contrastar.

AR STUDIO ARCHITECTS 02

 Designação
Residência Travessa do Jardim
 Função
Habitação Multifamiliar
 Localização
Vale de Cambra
 Dono de Obra
Divine Episode
 Data conclusão da obra
2021

Ficha Técnica
Arquitectura: AR Studio Architects
Equipa Técnica: Arq.º Ricardo Russo, Arq.º Tiago Almeida, Arq.º Hélder Ribeiro, Arq.ª Gisela Pinho

AR STUDIO ARCHITECTS 03

AR STUDIO ARCHITECTS 04AR Studio Architects é um atelier de Arquitetura e Design de interiores, com sede em São João da Madeira e ramificação em Bordéus, através da parceria com um arquiteto francês.
Reunimos uma equipa pluridisciplinar que responde a todos os desafios que os clientes nos colocam de forma profissional e inovadora. A diferentes escalas assumimos a mesma responsabilidade nos diferentes projetos tentado oferecer mais do que o cliente pretende. O atelier marca a diferença através de projetos que nos permitem deixar o nosso cunho pessoal, caracterizado por uma arquitetura sóbria que respira por ela mesma inibida de adereços, fazendo transparecer o equilíbrio das formas, espaços e materiais.

Projectos em carteira:
– EHPAD Fontainebleau – Fontainebleau, França – Equipamento
– Central Park – Jurançon, França – Multifamiliar/Comércio
– L’Ariondaz – Courchevel 1650, França – Multifamiliar
– L’OurseBleue – Courchevel 1650, França – Multifamiliar
– Residência Praça do Peixe – Aveiro – Multifamiliar
– Habitação Armando Rodrigues – Vale de Cambra – Unifamiliar
– Residência Travessa do Jardim – Vale de Cambra – Multifamiliar
– Cervejaria NB – Arouca – Restauração

Gabinete:

AR STUDIO ARCHITECTS

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.