logo
Esta página tem conteúdos que apenas estão disponíveis para Assinantes. Se já é assinante, faça login. Se ainda não é assinante, considere assinar a Anteprojectos.
logo

resultados

logo

Centro de Atendimento de M'banza Congo

Categoria:  ReportagensCategoria:  Reportagens > ArquitecturaCategoria:  Destaque

Publicado

e-magazine agosto1

Refere-se o presente documento ao Projecto base de todas as especialidades, do Centro de Atendimento de M’Banza Congo, na Província do Zaire, promovido pelo Ministério da Administração do Território do Governo da República de Angola. Este empreendimento é parte integrante de um conjunto de infra-estruturas nacionais, para apoio logístico e de processamento de dados administrativos, ao nível regional.

O local de realização desta obra situa-se numa zona periférica da capital provincial (M’Banza Congo), onde ainda não existe actualmente desenvolvimento urbanístico sendo portanto desprovido de quaisquer redes infra-estruturais.

O caminho de acesso actual, traçado a partir da estrada principal a sudeste, está construído em terra-batida, mas terá de ser reclassificado e melhorado, de forma a permitir o tráfego de ligeiros e pesados previsto aceder a estas instalações.

O lote definido para integrar todo o complexo, tem dimensões de 150x150m perfazendo assim, uma área de 2,25 ha.

A organização geral dos serviços assenta basicamente, na seguinte estrutura funcional:

  • Gabinete de Processamento de Dados;
  • Bases Logísticas;
  • Apoios Complementares (Portaria; Casernas; Cozinha/Refeitório; Vestiários/Balneários; Oficina e Posto de Abastecimento);

Servindo cada uma destas vertentes funcionais, existirá um conjunto de redes infra-estruturais que lhes permitirá suficiente autonomia e comodidade.

A distribuição no terreno de cada um daqueles núcleos de actividade deste Centro obedeceu a critérios de:

  • Linearidade e eficiência das circulações viárias e pedonais, evitando sempre que possível a sobreposição e conflituosidade de trajectos específicos e diferenciados, logo a partir do seu acesso principal;
  • Controlo e segurança de todo o espaço, posicionando as instalações em áreas concentradas, mas simultaneamente, dando a cada uma delas uma amplitude de visão que permite observar cada área de actividade a partir de determinados pontos-chave;
  • Integração na envolvente paisagística, através da redução dos impactos das construções e máxima adaptação à morfologia natural do terreno.

As opções arquitectónicas propostas para a globalidade das construções cumprem os seguintes objectivos:

  • Criação de protótipos de base modular, que permitissem a sua repetição quer em termos internos (ampliações dentro do próprio lote) quer em termos de outras possíveis localizações no território angolano;
  • Procura de soluções técnicas e construtivamente viáveis, e de fácil implementação, tanto mais que se trata de um local algo remoto, onde nem todo o tipo de materiais e sistemas construtivos estão facilmente disponíveis;
  • Adaptação à realidade cultural e ambiental da região, através da utilização de linguagens simplificadas e de fácil apreensão bem como, de elementos de controlo térmico, incidência solar e ventilação transversal.

Gabinete:

TPF PLANEGE, CONSULTORES DE ENGENHARIA E GESTÃO, S.A.

A TPF Planege é uma das principais empresas de Engenharia portuguesas, que assegura o fornecimento totalmente integrado de serviços de engenharia, desde o Projecto, Assessoria Técnica e de Gestão e Fiscalização de empreendimentos complexos.

Inserida no Grupo TPF, com aproximadamente 2.000colaboradores em todo o mundo, a TPF Planege é um fornecedor global de serviços técnicos e de gestão numa ampla gama de mercados, incluindo transporte, saúde, indústria, turismo,ambiente, energia, água e saneamento, aproveitando as sinergias e experiências das diferentes empresas do Grupo TPF em todos os principais mercados em que actua.

A TPF Planege fornece serviços de engenharia combinando a inovação e a excelência técnica dos seus colaboradores.

Graças à sua criatividade e seu know-how, a TPF Planege é capaz de assumir a responsabilidade por todas as fases de um projecto: a partir de estudo de viabilidade, incluindo a elaboração do caderno de encargos dos concursos, elaboração do projecto, fiscalização, comissionamento e start-up, bem como operação.

O Sistema de Gestão da Qualidade da TPF Planege está certificado desde 2002, de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2000, para os seguintes produtos:

  • Elaboração de Estudos e Projectos de Engenharia
  • Gestão, Coordenação e Fiscalização de Obras
  • Coordenação de Segurança e Saúde

O Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Segurança e Ambiente da TPF Planege está certificado pela AENOR, de acordo com os requisitos das normas NP EN ISO 9001:2008, OHSAS 18001:2007 e NP EN ISO 14001:2004.

Actualmente conta com escritórios em 5 países (Portugal,Moçambique, Argélia, Angola e Roménia), tendo cerca de 90 colaboradores permanentes e um volume de negócios em 2011de 12.890.000 euros. A TPF Planege está também reconhecida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) como Gestor Geral da Qualidade de Empreendimentos da Construção,em todas as categorias de obras e na classe máxima.

Projectos em carteira:

  • Reabilitação da Ponte sobre a Ribeira de Coina na EN379, Coina, Portugal;
  • Edifícios de escritórios e Call Center da Movicel em Talatona,Luanda, Angola;
  • Alteração dos Laboratórios de Vacinas da Medinfar, Amadora, Portugal.

Volume de negócios

12.890.000 euros (2011)

Anteprojectos online é uma ferramenta de consulta diária, que lhe permite deter o conhecimento antecipado do que serão as futuras obras!

Contacto

Ângela Leitão

aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

Centro de Atendimento de M'banza Congo

Categoria:  ReportagensCategoria:  Reportagens > ArquitecturaCategoria:  Destaque

Publicado

e-magazine agosto1

Refere-se o presente documento ao Projecto base de todas as especialidades, do Centro de Atendimento de M’Banza Congo, na Província do Zaire, promovido pelo Ministério da Administração do Território do Governo da República de Angola. Este empreendimento é parte integrante de um conjunto de infra-estruturas nacionais, para apoio logístico e de processamento de dados administrativos, ao nível regional.

O local de realização desta obra situa-se numa zona periférica da capital provincial (M’Banza Congo), onde ainda não existe actualmente desenvolvimento urbanístico sendo portanto desprovido de quaisquer redes infra-estruturais.

O caminho de acesso actual, traçado a partir da estrada principal a sudeste, está construído em terra-batida, mas terá de ser reclassificado e melhorado, de forma a permitir o tráfego de ligeiros e pesados previsto aceder a estas instalações.

O lote definido para integrar todo o complexo, tem dimensões de 150x150m perfazendo assim, uma área de 2,25 ha.

A organização geral dos serviços assenta basicamente, na seguinte estrutura funcional:

  • Gabinete de Processamento de Dados;
  • Bases Logísticas;
  • Apoios Complementares (Portaria; Casernas; Cozinha/Refeitório; Vestiários/Balneários; Oficina e Posto de Abastecimento);

Servindo cada uma destas vertentes funcionais, existirá um conjunto de redes infra-estruturais que lhes permitirá suficiente autonomia e comodidade.

A distribuição no terreno de cada um daqueles núcleos de actividade deste Centro obedeceu a critérios de:

  • Linearidade e eficiência das circulações viárias e pedonais, evitando sempre que possível a sobreposição e conflituosidade de trajectos específicos e diferenciados, logo a partir do seu acesso principal;
  • Controlo e segurança de todo o espaço, posicionando as instalações em áreas concentradas, mas simultaneamente, dando a cada uma delas uma amplitude de visão que permite observar cada área de actividade a partir de determinados pontos-chave;
  • Integração na envolvente paisagística, através da redução dos impactos das construções e máxima adaptação à morfologia natural do terreno.

As opções arquitectónicas propostas para a globalidade das construções cumprem os seguintes objectivos:

  • Criação de protótipos de base modular, que permitissem a sua repetição quer em termos internos (ampliações dentro do próprio lote) quer em termos de outras possíveis localizações no território angolano;
  • Procura de soluções técnicas e construtivamente viáveis, e de fácil implementação, tanto mais que se trata de um local algo remoto, onde nem todo o tipo de materiais e sistemas construtivos estão facilmente disponíveis;
  • Adaptação à realidade cultural e ambiental da região, através da utilização de linguagens simplificadas e de fácil apreensão bem como, de elementos de controlo térmico, incidência solar e ventilação transversal.

Gabinete:

TPF PLANEGE, CONSULTORES DE ENGENHARIA E GESTÃO, S.A.

A TPF Planege é uma das principais empresas de Engenharia portuguesas, que assegura o fornecimento totalmente integrado de serviços de engenharia, desde o Projecto, Assessoria Técnica e de Gestão e Fiscalização de empreendimentos complexos.

Inserida no Grupo TPF, com aproximadamente 2.000colaboradores em todo o mundo, a TPF Planege é um fornecedor global de serviços técnicos e de gestão numa ampla gama de mercados, incluindo transporte, saúde, indústria, turismo,ambiente, energia, água e saneamento, aproveitando as sinergias e experiências das diferentes empresas do Grupo TPF em todos os principais mercados em que actua.

A TPF Planege fornece serviços de engenharia combinando a inovação e a excelência técnica dos seus colaboradores.

Graças à sua criatividade e seu know-how, a TPF Planege é capaz de assumir a responsabilidade por todas as fases de um projecto: a partir de estudo de viabilidade, incluindo a elaboração do caderno de encargos dos concursos, elaboração do projecto, fiscalização, comissionamento e start-up, bem como operação.

O Sistema de Gestão da Qualidade da TPF Planege está certificado desde 2002, de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2000, para os seguintes produtos:

  • Elaboração de Estudos e Projectos de Engenharia
  • Gestão, Coordenação e Fiscalização de Obras
  • Coordenação de Segurança e Saúde

O Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Segurança e Ambiente da TPF Planege está certificado pela AENOR, de acordo com os requisitos das normas NP EN ISO 9001:2008, OHSAS 18001:2007 e NP EN ISO 14001:2004.

Actualmente conta com escritórios em 5 países (Portugal,Moçambique, Argélia, Angola e Roménia), tendo cerca de 90 colaboradores permanentes e um volume de negócios em 2011de 12.890.000 euros. A TPF Planege está também reconhecida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) como Gestor Geral da Qualidade de Empreendimentos da Construção,em todas as categorias de obras e na classe máxima.

Projectos em carteira:

  • Reabilitação da Ponte sobre a Ribeira de Coina na EN379, Coina, Portugal;
  • Edifícios de escritórios e Call Center da Movicel em Talatona,Luanda, Angola;
  • Alteração dos Laboratórios de Vacinas da Medinfar, Amadora, Portugal.

Volume de negócios

12.890.000 euros (2011)

Voltar ao topo

Centro de Atendimento de M'banza Congo

Categoria:  ReportagensCategoria:  Reportagens > ArquitecturaCategoria:  Destaque

Publicado

e-magazine agosto1

Refere-se o presente documento ao Projecto base de todas as especialidades, do Centro de Atendimento de M’Banza Congo, na Província do Zaire, promovido pelo Ministério da Administração do Território do Governo da República de Angola. Este empreendimento é parte integrante de um conjunto de infra-estruturas nacionais, para apoio logístico e de processamento de dados administrativos, ao nível regional.

O local de realização desta obra situa-se numa zona periférica da capital provincial (M’Banza Congo), onde ainda não existe actualmente desenvolvimento urbanístico sendo portanto desprovido de quaisquer redes infra-estruturais.

O caminho de acesso actual, traçado a partir da estrada principal a sudeste, está construído em terra-batida, mas terá de ser reclassificado e melhorado, de forma a permitir o tráfego de ligeiros e pesados previsto aceder a estas instalações.

O lote definido para integrar todo o complexo, tem dimensões de 150x150m perfazendo assim, uma área de 2,25 ha.

A organização geral dos serviços assenta basicamente, na seguinte estrutura funcional:

  • Gabinete de Processamento de Dados;
  • Bases Logísticas;
  • Apoios Complementares (Portaria; Casernas; Cozinha/Refeitório; Vestiários/Balneários; Oficina e Posto de Abastecimento);

Servindo cada uma destas vertentes funcionais, existirá um conjunto de redes infra-estruturais que lhes permitirá suficiente autonomia e comodidade.

A distribuição no terreno de cada um daqueles núcleos de actividade deste Centro obedeceu a critérios de:

  • Linearidade e eficiência das circulações viárias e pedonais, evitando sempre que possível a sobreposição e conflituosidade de trajectos específicos e diferenciados, logo a partir do seu acesso principal;
  • Controlo e segurança de todo o espaço, posicionando as instalações em áreas concentradas, mas simultaneamente, dando a cada uma delas uma amplitude de visão que permite observar cada área de actividade a partir de determinados pontos-chave;
  • Integração na envolvente paisagística, através da redução dos impactos das construções e máxima adaptação à morfologia natural do terreno.

As opções arquitectónicas propostas para a globalidade das construções cumprem os seguintes objectivos:

  • Criação de protótipos de base modular, que permitissem a sua repetição quer em termos internos (ampliações dentro do próprio lote) quer em termos de outras possíveis localizações no território angolano;
  • Procura de soluções técnicas e construtivamente viáveis, e de fácil implementação, tanto mais que se trata de um local algo remoto, onde nem todo o tipo de materiais e sistemas construtivos estão facilmente disponíveis;
  • Adaptação à realidade cultural e ambiental da região, através da utilização de linguagens simplificadas e de fácil apreensão bem como, de elementos de controlo térmico, incidência solar e ventilação transversal.

Gabinete:

TPF PLANEGE, CONSULTORES DE ENGENHARIA E GESTÃO, S.A.

A TPF Planege é uma das principais empresas de Engenharia portuguesas, que assegura o fornecimento totalmente integrado de serviços de engenharia, desde o Projecto, Assessoria Técnica e de Gestão e Fiscalização de empreendimentos complexos.

Inserida no Grupo TPF, com aproximadamente 2.000colaboradores em todo o mundo, a TPF Planege é um fornecedor global de serviços técnicos e de gestão numa ampla gama de mercados, incluindo transporte, saúde, indústria, turismo,ambiente, energia, água e saneamento, aproveitando as sinergias e experiências das diferentes empresas do Grupo TPF em todos os principais mercados em que actua.

A TPF Planege fornece serviços de engenharia combinando a inovação e a excelência técnica dos seus colaboradores.

Graças à sua criatividade e seu know-how, a TPF Planege é capaz de assumir a responsabilidade por todas as fases de um projecto: a partir de estudo de viabilidade, incluindo a elaboração do caderno de encargos dos concursos, elaboração do projecto, fiscalização, comissionamento e start-up, bem como operação.

O Sistema de Gestão da Qualidade da TPF Planege está certificado desde 2002, de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2000, para os seguintes produtos:

  • Elaboração de Estudos e Projectos de Engenharia
  • Gestão, Coordenação e Fiscalização de Obras
  • Coordenação de Segurança e Saúde

O Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Segurança e Ambiente da TPF Planege está certificado pela AENOR, de acordo com os requisitos das normas NP EN ISO 9001:2008, OHSAS 18001:2007 e NP EN ISO 14001:2004.

Actualmente conta com escritórios em 5 países (Portugal,Moçambique, Argélia, Angola e Roménia), tendo cerca de 90 colaboradores permanentes e um volume de negócios em 2011de 12.890.000 euros. A TPF Planege está também reconhecida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) como Gestor Geral da Qualidade de Empreendimentos da Construção,em todas as categorias de obras e na classe máxima.

Projectos em carteira:

  • Reabilitação da Ponte sobre a Ribeira de Coina na EN379, Coina, Portugal;
  • Edifícios de escritórios e Call Center da Movicel em Talatona,Luanda, Angola;
  • Alteração dos Laboratórios de Vacinas da Medinfar, Amadora, Portugal.

Volume de negócios

12.890.000 euros (2011)