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Iniciaram-se esta semana os trabalhos para a implementação do PortoSeco da Guarda, a primeira infraestrutura deste género em Portugal.
A obra, promovida pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., tem um prazo de 9 meses para a sua conclusão e foi adjudicada pelo valor de 3.768.552,82 € .
Os trabalhos envolvem o prolongamento das vias-férreas existentes, a execução de um parque para depósito e movimentação de mercadorias com cerca de 30.000 m2, dois edifícios de apoio às operações e todo um conjunto de infraestruturas associadas, tais como, controlos de acessos e videovigilância.
O Porto Seco da Guarda prevê ainda arranjos urbanísticos na envolvente da obra, dos quais se destacam as barreiras acústicas, com um design integrado na paisagem, e a interligação com a ciclovia existente.
Este projeto insere-se na estratégia de crescimento da APDL, potenciando o aumento do hinterland do porto de Leixões, ampliando significativamente a sua área de captação de carga. Por outro lado, a ligação da região da Guarda a um terminal marítimo como o porto de Leixões, permitirá dinamizar a economia da região, ao facilitar os processos de importação e exportação do tecido empresarial.
Ao incentivar o transporte de mercadorias através da ferrovia, a APDL está igualmente a promoveruma logística mais sustentável uma vez que, o transporte ferroviário emite nove vezes menos de dióxido de carbono que o transporte rodoviário e um únicocomboio de mercadorias pode transportar o equivalente a cerca de 80 camiões.
APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO, LEIXÕES E VIANA DO CASTELO, S. A.
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Iniciaram-se esta semana os trabalhos para a implementação do PortoSeco da Guarda, a primeira infraestrutura deste género em Portugal.
A obra, promovida pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., tem um prazo de 9 meses para a sua conclusão e foi adjudicada pelo valor de 3.768.552,82 € .
Os trabalhos envolvem o prolongamento das vias-férreas existentes, a execução de um parque para depósito e movimentação de mercadorias com cerca de 30.000 m2, dois edifícios de apoio às operações e todo um conjunto de infraestruturas associadas, tais como, controlos de acessos e videovigilância.
O Porto Seco da Guarda prevê ainda arranjos urbanísticos na envolvente da obra, dos quais se destacam as barreiras acústicas, com um design integrado na paisagem, e a interligação com a ciclovia existente.
Este projeto insere-se na estratégia de crescimento da APDL, potenciando o aumento do hinterland do porto de Leixões, ampliando significativamente a sua área de captação de carga. Por outro lado, a ligação da região da Guarda a um terminal marítimo como o porto de Leixões, permitirá dinamizar a economia da região, ao facilitar os processos de importação e exportação do tecido empresarial.
Ao incentivar o transporte de mercadorias através da ferrovia, a APDL está igualmente a promoveruma logística mais sustentável uma vez que, o transporte ferroviário emite nove vezes menos de dióxido de carbono que o transporte rodoviário e um únicocomboio de mercadorias pode transportar o equivalente a cerca de 80 camiões.
APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO, LEIXÕES E VIANA DO CASTELO, S. A.
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Iniciaram-se esta semana os trabalhos para a implementação do PortoSeco da Guarda, a primeira infraestrutura deste género em Portugal.
A obra, promovida pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., tem um prazo de 9 meses para a sua conclusão e foi adjudicada pelo valor de 3.768.552,82 € .
Os trabalhos envolvem o prolongamento das vias-férreas existentes, a execução de um parque para depósito e movimentação de mercadorias com cerca de 30.000 m2, dois edifícios de apoio às operações e todo um conjunto de infraestruturas associadas, tais como, controlos de acessos e videovigilância.
O Porto Seco da Guarda prevê ainda arranjos urbanísticos na envolvente da obra, dos quais se destacam as barreiras acústicas, com um design integrado na paisagem, e a interligação com a ciclovia existente.
Este projeto insere-se na estratégia de crescimento da APDL, potenciando o aumento do hinterland do porto de Leixões, ampliando significativamente a sua área de captação de carga. Por outro lado, a ligação da região da Guarda a um terminal marítimo como o porto de Leixões, permitirá dinamizar a economia da região, ao facilitar os processos de importação e exportação do tecido empresarial.
Ao incentivar o transporte de mercadorias através da ferrovia, a APDL está igualmente a promoveruma logística mais sustentável uma vez que, o transporte ferroviário emite nove vezes menos de dióxido de carbono que o transporte rodoviário e um únicocomboio de mercadorias pode transportar o equivalente a cerca de 80 camiões.
APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO, LEIXÕES E VIANA DO CASTELO, S. A.