Puppenmuseum Hotel – Bad Breisig

Destaquenuno01

O actual edifício do Museu, antiga Câmara Municipal, apresenta um carácter próprio, muito desenhado, encontrando-se muito próximo do seu estado original. Contém uma extensa colecção de bonecas de porcelana do final do século XIX e início do século XX. Situado perto do Rio Reno, está numa localização privilegiada para visita e usufruto das actividades locais.

Assim, o projecto de ampliação do museu consiste na concepção de um pequeno hotel, localizado no tardoz do edifício principal. Entre árvores e o rio, é proposto um edifício em madeira, leve, com desenho elegante e discreto, praticamente imperceptível da rua, procurando não se sobrepor à existência do museu. Com aproximadamente 1500 m2 de área de construção, além dos 20 quartos de programa e as comodidades habituais, terá uma grande varanda, na cobertura, voltada a poente, para o rio. Esta cobertura permite igualmente vários vazios, que permitem a entrada de luz para os corredores de acesso aos quartos. A comunicação entre os dois edifícios será feita por um acesso suspenso, que sobrevoa o jardim arbóreo entre os edifícios. A nova entrada, entre edifícios, será pontuada por um balcão central e uma instalação com três peluches gigantes, produzidos pelo artesanato local. Daí, nascem dois percursos, para o museu, e para o hotel.

 

O interior, recordando o conforto infantil dos peluches e das bonecas, será em tons terra, sendo a luz natural um presença constante em todos os espaços comuns. Os quartos, todos com relação íntima com as copas das árvores, lembrarão

Destaquenuno03

constantemente a ligação do hotel ao local onde se insere. Existirá um percurso entre o museu e a varanda superior, palco de exposições temporárias e outras actividades culturais.

Designação:

Puppenmuseum Hotel – Bad Breisig
Função:
Hotel e Museu
Localização:
Bad Breisig, Alemanha
Data início da obra:
Agosto 2022

Gabinete:

Arquitectura: Nuno Narciso
Arquitectos

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.