Edifício Guia

VCA-Edificio-Guia (3)VCA-Edificio-Guia (7)O projeto do edifício multifamiliar denominado Edifício Guia situa-se num loteamento predominantemente de tipologia habitacional na freguesia da Meadela em Viana do Castelo.

Seguindo as premissas do promotor e com uma análise aprofundada subjacente às questões programáticas e condicionalismos do local, o desenho do bloco de apartamentos surge com naturalidade, propondo 18 fogos de habitação que VCA-Edificio-Guia (8)realçam às exigências próprias da habitação da atualidade.

O programa assenta no dimensionamento de fogos do tipo maioritariamente T3 e T2 no rés-do-chão, com 3 pisos acima do piso da cave, desnivelados entre si devido à inclinação do terreno.

Apresenta uma contemporaneidade arquitetónica na sua linguagem que se sustenta numa forte relação VCA-Edificio-Guia (9)com a envolvente, oferecendo excelentes vistas para a cidade e para os jardins envolventes.

O resultado é um edifício com um impacto volumétrico reduzido realçado pela acentuada horizontalidade das suas linhas contrastadas pelos acabamentos. Claramente integrado na envolvente e intemporal, destacando-se a simplicidade formal e racional do seu todo.

 

Designação:
Edifício Guia
Função:
Habitação
Dono de Obra:
Construções Rites
Data início da obra:
2020

FICHA TÉCNICA
Promotor: Construções Rites
Arquitetura: Valdemar Coutinho Arq.
Imagens Tridimensionais: Noble Quad Studio

20200330_132547-01-01LOGO8X8Valdemar Coutinho Arquitectos é um atelier de arquitetura, urbanismo, design e engenharia civil, com sede em Viana do Castelo, fundado por Valdemar Coutinho, em 2001. Arquiteto licenciado pela Escola Superior Artística do Porto e membro efetivo da Ordem dos Arquitetos Portugueses. Possui uma equipa multidisciplinar, com a qual desenvolvem variados tipos de projetos de entidades privadas ou públicas, tendo sempre em especial atenção em todos eles a economia de custo e sustentabilidade.

No desenvolvimento do nosso trabalho está sempre patente, uma constante preocupação na realização de uma obra inserida num determinado contexto com adequada resposta técnica, ambiental e cultural, conjugado à beleza, e aspirando que perdure do ponto de vista espacial e temporal. Numa procura final da satisfação do dono de obra, construtores e intervenientes em todo o processo.
Para além de um estudo seguro de novos materiais, procuramos melhorar abordando de forma científica a qualidade de vida aliada aos requisitos energéticos atuais. Somos uma equipa que levamos o trabalho com seriedade, impulsionados por uma ambição de que podemos moldar e mudar os edifícios para as pessoas e as comunidades em que se situam, trazendo qualidade espacial e luz, de forma pragmática sem comprometermos a qualidade.
Temos no nosso percurso várias obras premiadas por prestigiadas organizações mundiais de arquitetura e design, destacadas em diversas publicações e plataformas internacionais da especialidade.

Segundo lugar no concurso promovido pela Câmara Municipal de Lagos, para a requalificação do Complexo Primário em Lagos, em 2007.

Vencedor no concurso promovido pela Câmara Municipal de Seia, para a elaboração do projeto de requalificação do Mercado Municipal de Seia, em 2011.

Projectos em carteira:
– Edifício DARGA – Viana do Castelo
– Condomínio Montinho | 3ª Fase – Viana do Castelo
– Moradia no Cabedelo – Viana do Castelo
– Hotel Rua Manuel Espregueira – Viana do Castelo
– Centro Empresarial Jarlipe – Viana do Castelo
– Remodelação Escritório de Advogadas – Viana do Castelo

Gabinete:

VALDEMAR COUTINHO ARQUITECTOS

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.