Posto de Abastecimento de Combustíveis Líquidos. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg16a

Pretende-se um posto com uma entrada franca onde permite que as viaturas pesadas e ligeiras circulem num único sentido de trânsito, com entrada e saída pela EN, evitando assim conflitos de trânsito.
Este posto será constituído pelo seguinte programa; 3 ilhas de abastecimento com bomba multiprodutos em cada uma, Edifício integrado e Anexo para Lavagens de viaturas.
O edifício, a cobertura das ilhas de abastecimento, os acessos, a circulação viária interna, o parqueamento, os espaços ajardinados e restantes serviços serão concebidos com vista ao enquadramento no meio ambiente em que se insere de forma a garantir a obrigatória qualidade arquitetónica do lugar.
O Edifício complementar que se pretende executar é em construção tradicional, com uma área bruta de 120,00 m² num só piso, terá uma cércea de 4,53 m, com cobertura metálica do tipo deck. Este edifício é composto por uma loja de conveniência, zona técnica, apoio administrativo, armazém alimentar e não alimentar, instalações sanitárias para o pessoal e para o público/mobilidade condicionada.

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg16b

O edifício implantado no Posto de Abastecimento terá como principal finalidade apoiar a funcionalidade do Posto, de modo a satisfazer todas as necessidades dos utentes, bem como os funcionários que aí laborem. No que respeita às inclinações das rampas de acesso circundante ao Edifício complementar não excedem 6% no sentido longitudinal nem 2% no sentido transversal.
A altura máxima das soleiras de acesso ao Edifício complementar não ultrapassa os 2 cm de altura e encontram-se rampeadas para facilitar o acesso de deficientes à instalação sanitária. A instalação sanitária para pessoas de mobilidade condicionada obedecem ao disposto tendo inclusive todos os equipamentos previstos na lei.
Acessibilidades e mobilidade de pessoas com mobilidade condicionada. Será assegurada a acessibilidade e mobilidade de pessoas com mobilidade condicionada, satisfazendo o constante no Decreto-lei n.º 163/2007, de 8 de Agosto, através da acessibilidade aos diversos equipamentos e edificações pretendidas.

Ficha Técnica
Arquitectura: Luís Manuel Machás, Arq.
Equipa Técnica do Projecto: Luís Manuel Machás, Arq.

- Designação
Posto de Abastecimento de Combustíveis Líquidos
- Função
Comércio/Serviços
- Localização
Venda do Pinheiro, Milharado
- Dono de Obra
Combusloures
- Data conclusão da obra
2020

Revista Anteprojectos Julho 2019 ed 300 pg16cRealização dos seguintes projectos em colaboração com a empresa 2.1 Estudos de Arquitectura e Engenharia, Lda., na função de arquitecto.
Acompanhamento em diversas obras, abaixo indicadas;
Hangares para aviões no Aeródromo Municipal de Cascais;
Heliportugal, Lda., Aeromec, Lda. e Helibravo, Lda.
Diversas Moradias Unifamiliares, Taguspark, s.a. – Concurso de ideias – pólo tecnológico, O saltarico – Jardim-de-infância, Loures.
PETRÓLEOS DE PORTUGAL – PETROGAL, S.A. : Área de serviço de; Oeiras, Palmela, Grândola, Aveiras, Torres Vedras e Aljustrel, Edifícios modulares ‘galp’, Posto de abastecimento de Combustíveis de; Lisboa, Almada, Matosinhos, Mealhada, Estoril, Alcoitão, Birre, Elvas, Coimbra, Santarém, Vila Franca de Xira, Alverca e outros a indicar,…
Realização dos seguintes projectos em colaboração com a empresa GPFA, Projecto e Coordenação, Lda., na função de arquitecto.
Acompanhamento em diversas obras, abaixo indicadas;
PETRÓLEOS DE PORTUGAL – PETROGAL, S.A. : Área de serviço de; Palmela, Grândola, Aveiras e Aljustrel, Edifícios modulares ‘Galp’, Posto de abastecimento de Combustíveis de; Lisboa, Almada, Matosinhos, Mealhada, Coimbra, Santarém, Vila Franca de Xira, Alverca, Moçambique, Swaziland, Guine-Bissau e outros a indicar,…
BP Portugal, S.A. : Área de serviço de; Mealhada, Embra, Moscavide, Palmela, Rio Maior e Sines, Edifícios modulares ‘Galp’, Posto de abastecimento de Combustíveis de; Lisboa, Almada, Moscavide, Mealhada, Lagos, Maputo, Matola, Inhambane, Tete e outros a indicar,…
Diversos Projectos para: Sotancro – Embalagem de Vidro, S.A.; AECCP – Empresas Consumidoras de Combustíveis de Portugal ACE; Modelo Continente Hipermercados, S.A.; Auto Júlio; Texfuel, Lda., Meramar – Investimentos Mobiliários e Imobiliários, Lda., Clínica Dentária – Jaime Lencastre Freitas, Lda.; Concurso Silo Automóvel – Câmara Municipal de Almeirim; Concurso de Concepção de um Centro de Artes – Câmara Municipal de Águeda; Concurso de Concepção de Unidade Residencial Moinhos da Funcheira – Câmara Municipal da Amadora; Concurso de um Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo – Câmara Municipal de Évora; Sonangol, Distribuidora – Instalação de um Parque de Combustíveis em Angola, Estudo de Imagem, postos de combustiveis e outros a indicar,…

Gabinete:

LUÍS MANUEL MACHÁS – ARQUITECTO

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.