logo
Esta página tem conteúdos que apenas estão disponíveis para Assinantes. Se já é assinante, faça login. Se ainda não é assinante, considere assinar a Anteprojectos.
logo

resultados

logo

Remodelação do Hangar de Alcoutim para Armazém e Parque de Viaturas

Categoria:  Notícias do Dia

Publicado

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto técnico é definir e especificar todos aspetos e soluções construtivas que compõem a arquitetura do edifício.

O presente projeto diz respeito à construção de um armazém e parque de viaturas, localizados na Avenida dos Bombeiros Voluntários, 8970-088 Alcoutim, como é requerido pela Câmara Municipal de Alcoutim.

A pretensão do requerente é remodelar o hangar existente criando condições para que cumpra as funções de armazém e parque de viaturas, com as respetivas acomodações para os trabalhadores (escritórios), bem como instalações de apoio (balneários e sala polivalente).

P402_2017-ARQ-DES-005_signed-3.jpg

2. ALTERAÇÕES AO EDIFICIO EXISTENTE

O edifício existente é composto por estrutura porticada com perfis metálicos, cobertura em painéis de chapa perfilada e paredes exteriores em alvenaria de blocos de betão à vista.

As alterações pretendidas passam por fechar as aberturas existentes entre as paredes exteriores e a cobertura, incluindo  revestimento  das  referidas  paredes, construção  de um complexo administrativo e de armazém de 2 pisos com recurso a estrutura metálica, com paredes divisórias e tetos falsos com sistemas de placas de gesso cartonado, vão envidraçados exteriores e interiores, assim como a criação de uma área vedada para armazenamento com recurso a muro de alvenaria, vedação em malha de torção simples e portão de correr.

É também pretendido que o complexo atrás mencionado se estenda para o exterior da fachada principal com construção de um edifício anexo em estrutura de betão-armado.

 

P402_2017-ARQ-DES-005_signed-4.jpg

3 SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS PRECONIZADAS

3.1 Paredes Exteriores

3.11 Preenchimento de aberturas existentes nas paredes de fachada

Nas aberturas existentes de formato retangular, optou-se pela solução de construção de panos de alvenaria simples, de 20 cm de espessura, de alvenaria de bloco vazado de betão, 50x20x20 cm, para revestir, com juntas horizontais e verticais de 10 mm de espessura, junta refundada, assente com argamassa e elementos de ancoragem de aço inoxidável AISI 304, com dupla liberdade de movimento, para fixação da alvenaria à estrutura. Nas aberturas em forma de arco existentes nas fachadas principal e tardoz recorreu-se a uma solução de parede dupla de fachada, formada por folha interior de bandeja lisa de aço galvanizado pré-lacado, com encaixe assimétrico, de 82 mm de altura e 0,75 mm de espessura, colocada em posição horizontal e fixada mecanicamente à estrutura portante existente, isolamento de espuma de poliuretano projetada ou injetada, de 100 mm de espessura e folha exterior de chapa perfilada de aço galvanizado pré-lacado, de 1,2 mm de espessura, com nervuras de entre 40 e 50 mm de altura de onda, separadas entre 250 e 270 mm, colocada em posição vertical fixada mecanicamente às bandejas.

3.1.2 Paredes Exteriores – Edifício Anexo

As paredes exteriores da nova estrutura de betão-armado serão compostas por pano de alvenaria simples,de 24 cm de espessura, de alvenaria de tijolo cerâmico térmico com encaixe macho-fêmea, 30x19x24 cm, para revestir, com juntas horizontais e verticais de 10 mm de espessura, junta refundada, assente com argamassa de cimento.

3.1.3 Revestimento das paredes exteriores

A face interior das paredes de fachada (existentes e a construir) será revestida por estuque de pasta de cal e areia de mármore branco com 2cm de espessura, já a face exterior das mesmas será revestida com camada de reboco liso , de 2cm de espessura e acabamento lavado realizado com argamassa de cal e com prévia colocação de malha anti-álcalis nas mudanças de material e nas testas de laje.

3.2 Paredes divisórias interiores

As paredes divisórias serão constituídas por sistema tipo "PLADUR" de acordo com as peças desenhadas, com base de montantes metálicos à qual se aparafusam cincoplacas no total(duas placas tipo standard em cada face e uma placa tipo standard no centro, de 12,5 mm de espessura cada placa) e painéis semi-rígidos de lã mineral para isolamento, com espessura de 50 mm, na alma. As paredes em questão serão revestidas por acabamento de gesso de aplicação em camada fina de 3mm de espessura.

3.3 Tetos falsos

Todas das divisões do complexo administrativo terão teto falso contínuo suspenso, liso, em sistema tipo "PLADUR", constituído por estrutura metálica de aço galvanizado de perfis suspensos na laje ou elemento de suporte, com isolamento em manta ligeira de lã de rocha, de 80 mm de espessura e uma camada de placas de gesso laminado tipo standard N "PLADUR”. Os tetos em questão serão revestidos por acabamento de gesso de aplicação em camada fina de 3mm de espessura.

3.4 Escadas

As escada do complexo serão executadas em laje maciça de betão-armado com a espessura e armaduras indicadas em desenho do volume de Estruturas deste projeto.

3.5 Pavimento do complexo administrativo

O pavimento interior do complexo administrativo será composto por peças de grés porcelânico esmaltado, de 300x300x10 mm, com colocação em camada fina e através de colagem simples com cimento cola, sobre base de pavimento de 2,5 cm de espessura, em argamassa de cimento. O enchimento de juntas será feito com argamassa de juntas cimentosa, cor branco, em juntas de 2 mm de espessura.

Na restante área do pavilhão manter-se-á o pavimento existente.

3.6 Vedação de área destinada a armazenamento

O perímetro da área destinada a armazenamento será constituído por um muro de pano simples de alvenaria de bloco maciço de betão, 40x20x15 cm, com 1,60m de altura, para revestir com estuque de pasta de cal e areia de mármore branco com 2cm de espessura em ambas as faces, e com elementos de ancoragem de aço inoxidável AISI 304, com dupla liberdade de movimento, para fixação da alvenaria à estrutura metálica a construir. A complementar o fechodo perímetro será também instalada uma divisória em vedação formada por rede de torção simples, de 80 mm de espaçamento da malha e 2,7 mm de diâmetro, de acabamento galvanizado, também esta com fixação mecânica aos pilares metálicos da estrutura e ao muro de alvenaria de blocos de betão. Está também contemplado um portão metálico de uma folha de correr com abertura manural, com estrutura em perfis de tubo de aço 50x50x3mm, dimensões 340x300 cm, acabamento lacado (RAL 7015), para acesso de veículos ao interior desta área.

3.7 Guardas Escada e corredor do 1º Piso

As guardas de escada e fachada terão100cm de altura e serão em de aço inoxidável AISI 304 com acabamento escovado, formada por: montantes verticais de perfil retangular de 40x10 mm com uma separação de 120 cm entre si, com entre-pano de 3 barras horizontais de aço inoxidável de 16 mm de diâmetro e corrimão de perfil circular de 42 mm, fixada através de ancoragem mecânica por aparafusamento.

3.8 Vãos

3.8.1 Porta Exterior

A porta exterior será de alumínio termolacado em pó, com bloco de segurança, dimensões de 80x210 cm, estampagem a uma face, acabamento em cor cinzenta RAL 7015, fechadura especial com um ponto de fecho, com pré-aro e guarnição.

3.8.2 Vãos envidraçados exteriores

Os vãos envidraçados exteriores serão em janela de 1 folha basculante termolacada a cinzento(RAL 7015), com aro fixo, vidro duplo standard, 4/6/4, conjunto constituído por vidro exterior Float incolor de 4mm, câmara de ar desidratada de 6mm com perfil separador de alumínio e dupla vedação perimetral e vidro interior Float incolor de 4mm de espessura.

3.8.3 Portas Interiores

As portasinteriores serão nos formatos de 1 folhade batente, 1 folha de correr e 2 folhasde batente, com estrutura de madeira alveolar folheada a faia, com dimensões 800x2000mm (1 folha) e 1400x2000mm (2 folhas), com aros de madeira maciça.

3.8.4 Vãos envidraçados interiores

Os vãos envidraçados interiores serão em janela interior de 1 folha fixa termolacada a cinzento (RAL 7015), com dimensões 1800x1600mm, com aro fixo, vidro duplo standard, 4/6/4, conjunto constituido por vidroexterior Float incolor de 4mm, câmara de ar desidratada de 6mm com perfil separador de aluminio e dupla vedação perimetral e vidro interior Float incolor de 4mm de espessura.

 

P402_2017-ARQ-DES-005_signed-1.jpg

4 PINTURAS

As pinturas de paramentos interiores serão executadas com a aplicação manual de duas demãos de tinta de silicato, cor branca, acabamento mate, textura lisa, com aplicação prévia de uma demão de primário acrílico, regulador da absorção, sobre os paramentos interiores de gesso projetado ou placas de gesso laminado.

As pinturas de paramentos exteriores serão executadas com a aplicação manual de duas demãos de tinta de silicato, cor branca, acabamento mate, textura lisa, em que a primeira demão será diluída com 10% de água e a seguinte não diluída, contemplando a aplicação préviade uma demão de primário,à base de soluções de silicato de potássio, sobre os paramentos exteriores de argamassa de cimento.

P402_2017-ARQ-DES-005_signed-2.jpg

Autor do Projecto:

TRIANGULESFÉRICO

Anteprojectos online é uma ferramenta de consulta diária, que lhe permite deter o conhecimento antecipado do que serão as futuras obras!

Contacto

Ângela Leitão

aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

Remodelação do Hangar de Alcoutim para Armazém e Parque de Viaturas

Categoria:  Notícias do Dia

Publicado

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto técnico é definir e especificar todos aspetos e soluções construtivas que compõem a arquitetura do edifício.

O presente projeto diz respeito à construção de um armazém e parque de viaturas, localizados na Avenida dos Bombeiros Voluntários, 8970-088 Alcoutim, como é requerido pela Câmara Municipal de Alcoutim.

A pretensão do requerente é remodelar o hangar existente criando condições para que cumpra as funções de armazém e parque de viaturas, com as respetivas acomodações para os trabalhadores (escritórios), bem como instalações de apoio (balneários e sala polivalente).

P402_2017-ARQ-DES-005_signed-3.jpg

2. ALTERAÇÕES AO EDIFICIO EXISTENTE

O edifício existente é composto por estrutura porticada com perfis metálicos, cobertura em painéis de chapa perfilada e paredes exteriores em alvenaria de blocos de betão à vista.

As alterações pretendidas passam por fechar as aberturas existentes entre as paredes exteriores e a cobertura, incluindo  revestimento  das  referidas  paredes, construção  de um complexo administrativo e de armazém de 2 pisos com recurso a estrutura metálica, com paredes divisórias e tetos falsos com sistemas de placas de gesso cartonado, vão envidraçados exteriores e interiores, assim como a criação de uma área vedada para armazenamento com recurso a muro de alvenaria, vedação em malha de torção simples e portão de correr.

É também pretendido que o complexo atrás mencionado se estenda para o exterior da fachada principal com construção de um edifício anexo em estrutura de betão-armado.

 

P402_2017-ARQ-DES-005_signed-4.jpg

3 SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS PRECONIZADAS

3.1 Paredes Exteriores

3.11 Preenchimento de aberturas existentes nas paredes de fachada

Nas aberturas existentes de formato retangular, optou-se pela solução de construção de panos de alvenaria simples, de 20 cm de espessura, de alvenaria de bloco vazado de betão, 50x20x20 cm, para revestir, com juntas horizontais e verticais de 10 mm de espessura, junta refundada, assente com argamassa e elementos de ancoragem de aço inoxidável AISI 304, com dupla liberdade de movimento, para fixação da alvenaria à estrutura. Nas aberturas em forma de arco existentes nas fachadas principal e tardoz recorreu-se a uma solução de parede dupla de fachada, formada por folha interior de bandeja lisa de aço galvanizado pré-lacado, com encaixe assimétrico, de 82 mm de altura e 0,75 mm de espessura, colocada em posição horizontal e fixada mecanicamente à estrutura portante existente, isolamento de espuma de poliuretano projetada ou injetada, de 100 mm de espessura e folha exterior de chapa perfilada de aço galvanizado pré-lacado, de 1,2 mm de espessura, com nervuras de entre 40 e 50 mm de altura de onda, separadas entre 250 e 270 mm, colocada em posição vertical fixada mecanicamente às bandejas.

3.1.2 Paredes Exteriores – Edifício Anexo

As paredes exteriores da nova estrutura de betão-armado serão compostas por pano de alvenaria simples,de 24 cm de espessura, de alvenaria de tijolo cerâmico térmico com encaixe macho-fêmea, 30x19x24 cm, para revestir, com juntas horizontais e verticais de 10 mm de espessura, junta refundada, assente com argamassa de cimento.

3.1.3 Revestimento das paredes exteriores

A face interior das paredes de fachada (existentes e a construir) será revestida por estuque de pasta de cal e areia de mármore branco com 2cm de espessura, já a face exterior das mesmas será revestida com camada de reboco liso , de 2cm de espessura e acabamento lavado realizado com argamassa de cal e com prévia colocação de malha anti-álcalis nas mudanças de material e nas testas de laje.

3.2 Paredes divisórias interiores

As paredes divisórias serão constituídas por sistema tipo "PLADUR" de acordo com as peças desenhadas, com base de montantes metálicos à qual se aparafusam cincoplacas no total(duas placas tipo standard em cada face e uma placa tipo standard no centro, de 12,5 mm de espessura cada placa) e painéis semi-rígidos de lã mineral para isolamento, com espessura de 50 mm, na alma. As paredes em questão serão revestidas por acabamento de gesso de aplicação em camada fina de 3mm de espessura.

3.3 Tetos falsos

Todas das divisões do complexo administrativo terão teto falso contínuo suspenso, liso, em sistema tipo "PLADUR", constituído por estrutura metálica de aço galvanizado de perfis suspensos na laje ou elemento de suporte, com isolamento em manta ligeira de lã de rocha, de 80 mm de espessura e uma camada de placas de gesso laminado tipo standard N "PLADUR”. Os tetos em questão serão revestidos por acabamento de gesso de aplicação em camada fina de 3mm de espessura.

3.4 Escadas

As escada do complexo serão executadas em laje maciça de betão-armado com a espessura e armaduras indicadas em desenho do volume de Estruturas deste projeto.

3.5 Pavimento do complexo administrativo

O pavimento interior do complexo administrativo será composto por peças de grés porcelânico esmaltado, de 300x300x10 mm, com colocação em camada fina e através de colagem simples com cimento cola, sobre base de pavimento de 2,5 cm de espessura, em argamassa de cimento. O enchimento de juntas será feito com argamassa de juntas cimentosa, cor branco, em juntas de 2 mm de espessura.

Na restante área do pavilhão manter-se-á o pavimento existente.

3.6 Vedação de área destinada a armazenamento

O perímetro da área destinada a armazenamento será constituído por um muro de pano simples de alvenaria de bloco maciço de betão, 40x20x15 cm, com 1,60m de altura, para revestir com estuque de pasta de cal e areia de mármore branco com 2cm de espessura em ambas as faces, e com elementos de ancoragem de aço inoxidável AISI 304, com dupla liberdade de movimento, para fixação da alvenaria à estrutura metálica a construir. A complementar o fechodo perímetro será também instalada uma divisória em vedação formada por rede de torção simples, de 80 mm de espaçamento da malha e 2,7 mm de diâmetro, de acabamento galvanizado, também esta com fixação mecânica aos pilares metálicos da estrutura e ao muro de alvenaria de blocos de betão. Está também contemplado um portão metálico de uma folha de correr com abertura manural, com estrutura em perfis de tubo de aço 50x50x3mm, dimensões 340x300 cm, acabamento lacado (RAL 7015), para acesso de veículos ao interior desta área.

3.7 Guardas Escada e corredor do 1º Piso

As guardas de escada e fachada terão100cm de altura e serão em de aço inoxidável AISI 304 com acabamento escovado, formada por: montantes verticais de perfil retangular de 40x10 mm com uma separação de 120 cm entre si, com entre-pano de 3 barras horizontais de aço inoxidável de 16 mm de diâmetro e corrimão de perfil circular de 42 mm, fixada através de ancoragem mecânica por aparafusamento.

3.8 Vãos

3.8.1 Porta Exterior

A porta exterior será de alumínio termolacado em pó, com bloco de segurança, dimensões de 80x210 cm, estampagem a uma face, acabamento em cor cinzenta RAL 7015, fechadura especial com um ponto de fecho, com pré-aro e guarnição.

3.8.2 Vãos envidraçados exteriores

Os vãos envidraçados exteriores serão em janela de 1 folha basculante termolacada a cinzento(RAL 7015), com aro fixo, vidro duplo standard, 4/6/4, conjunto constituído por vidro exterior Float incolor de 4mm, câmara de ar desidratada de 6mm com perfil separador de alumínio e dupla vedação perimetral e vidro interior Float incolor de 4mm de espessura.

3.8.3 Portas Interiores

As portasinteriores serão nos formatos de 1 folhade batente, 1 folha de correr e 2 folhasde batente, com estrutura de madeira alveolar folheada a faia, com dimensões 800x2000mm (1 folha) e 1400x2000mm (2 folhas), com aros de madeira maciça.

3.8.4 Vãos envidraçados interiores

Os vãos envidraçados interiores serão em janela interior de 1 folha fixa termolacada a cinzento (RAL 7015), com dimensões 1800x1600mm, com aro fixo, vidro duplo standard, 4/6/4, conjunto constituido por vidroexterior Float incolor de 4mm, câmara de ar desidratada de 6mm com perfil separador de aluminio e dupla vedação perimetral e vidro interior Float incolor de 4mm de espessura.

 

P402_2017-ARQ-DES-005_signed-1.jpg

4 PINTURAS

As pinturas de paramentos interiores serão executadas com a aplicação manual de duas demãos de tinta de silicato, cor branca, acabamento mate, textura lisa, com aplicação prévia de uma demão de primário acrílico, regulador da absorção, sobre os paramentos interiores de gesso projetado ou placas de gesso laminado.

As pinturas de paramentos exteriores serão executadas com a aplicação manual de duas demãos de tinta de silicato, cor branca, acabamento mate, textura lisa, em que a primeira demão será diluída com 10% de água e a seguinte não diluída, contemplando a aplicação préviade uma demão de primário,à base de soluções de silicato de potássio, sobre os paramentos exteriores de argamassa de cimento.

P402_2017-ARQ-DES-005_signed-2.jpg

Autor do Projecto:

TRIANGULESFÉRICO

Voltar ao topo

Remodelação do Hangar de Alcoutim para Armazém e Parque de Viaturas

Categoria:  Notícias do Dia

Publicado

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto técnico é definir e especificar todos aspetos e soluções construtivas que compõem a arquitetura do edifício.

O presente projeto diz respeito à construção de um armazém e parque de viaturas, localizados na Avenida dos Bombeiros Voluntários, 8970-088 Alcoutim, como é requerido pela Câmara Municipal de Alcoutim.

A pretensão do requerente é remodelar o hangar existente criando condições para que cumpra as funções de armazém e parque de viaturas, com as respetivas acomodações para os trabalhadores (escritórios), bem como instalações de apoio (balneários e sala polivalente).

P402_2017-ARQ-DES-005_signed-3.jpg

2. ALTERAÇÕES AO EDIFICIO EXISTENTE

O edifício existente é composto por estrutura porticada com perfis metálicos, cobertura em painéis de chapa perfilada e paredes exteriores em alvenaria de blocos de betão à vista.

As alterações pretendidas passam por fechar as aberturas existentes entre as paredes exteriores e a cobertura, incluindo  revestimento  das  referidas  paredes, construção  de um complexo administrativo e de armazém de 2 pisos com recurso a estrutura metálica, com paredes divisórias e tetos falsos com sistemas de placas de gesso cartonado, vão envidraçados exteriores e interiores, assim como a criação de uma área vedada para armazenamento com recurso a muro de alvenaria, vedação em malha de torção simples e portão de correr.

É também pretendido que o complexo atrás mencionado se estenda para o exterior da fachada principal com construção de um edifício anexo em estrutura de betão-armado.

 

P402_2017-ARQ-DES-005_signed-4.jpg

3 SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS PRECONIZADAS

3.1 Paredes Exteriores

3.11 Preenchimento de aberturas existentes nas paredes de fachada

Nas aberturas existentes de formato retangular, optou-se pela solução de construção de panos de alvenaria simples, de 20 cm de espessura, de alvenaria de bloco vazado de betão, 50x20x20 cm, para revestir, com juntas horizontais e verticais de 10 mm de espessura, junta refundada, assente com argamassa e elementos de ancoragem de aço inoxidável AISI 304, com dupla liberdade de movimento, para fixação da alvenaria à estrutura. Nas aberturas em forma de arco existentes nas fachadas principal e tardoz recorreu-se a uma solução de parede dupla de fachada, formada por folha interior de bandeja lisa de aço galvanizado pré-lacado, com encaixe assimétrico, de 82 mm de altura e 0,75 mm de espessura, colocada em posição horizontal e fixada mecanicamente à estrutura portante existente, isolamento de espuma de poliuretano projetada ou injetada, de 100 mm de espessura e folha exterior de chapa perfilada de aço galvanizado pré-lacado, de 1,2 mm de espessura, com nervuras de entre 40 e 50 mm de altura de onda, separadas entre 250 e 270 mm, colocada em posição vertical fixada mecanicamente às bandejas.

3.1.2 Paredes Exteriores – Edifício Anexo

As paredes exteriores da nova estrutura de betão-armado serão compostas por pano de alvenaria simples,de 24 cm de espessura, de alvenaria de tijolo cerâmico térmico com encaixe macho-fêmea, 30x19x24 cm, para revestir, com juntas horizontais e verticais de 10 mm de espessura, junta refundada, assente com argamassa de cimento.

3.1.3 Revestimento das paredes exteriores

A face interior das paredes de fachada (existentes e a construir) será revestida por estuque de pasta de cal e areia de mármore branco com 2cm de espessura, já a face exterior das mesmas será revestida com camada de reboco liso , de 2cm de espessura e acabamento lavado realizado com argamassa de cal e com prévia colocação de malha anti-álcalis nas mudanças de material e nas testas de laje.

3.2 Paredes divisórias interiores

As paredes divisórias serão constituídas por sistema tipo "PLADUR" de acordo com as peças desenhadas, com base de montantes metálicos à qual se aparafusam cincoplacas no total(duas placas tipo standard em cada face e uma placa tipo standard no centro, de 12,5 mm de espessura cada placa) e painéis semi-rígidos de lã mineral para isolamento, com espessura de 50 mm, na alma. As paredes em questão serão revestidas por acabamento de gesso de aplicação em camada fina de 3mm de espessura.

3.3 Tetos falsos

Todas das divisões do complexo administrativo terão teto falso contínuo suspenso, liso, em sistema tipo "PLADUR", constituído por estrutura metálica de aço galvanizado de perfis suspensos na laje ou elemento de suporte, com isolamento em manta ligeira de lã de rocha, de 80 mm de espessura e uma camada de placas de gesso laminado tipo standard N "PLADUR”. Os tetos em questão serão revestidos por acabamento de gesso de aplicação em camada fina de 3mm de espessura.

3.4 Escadas

As escada do complexo serão executadas em laje maciça de betão-armado com a espessura e armaduras indicadas em desenho do volume de Estruturas deste projeto.

3.5 Pavimento do complexo administrativo

O pavimento interior do complexo administrativo será composto por peças de grés porcelânico esmaltado, de 300x300x10 mm, com colocação em camada fina e através de colagem simples com cimento cola, sobre base de pavimento de 2,5 cm de espessura, em argamassa de cimento. O enchimento de juntas será feito com argamassa de juntas cimentosa, cor branco, em juntas de 2 mm de espessura.

Na restante área do pavilhão manter-se-á o pavimento existente.

3.6 Vedação de área destinada a armazenamento

O perímetro da área destinada a armazenamento será constituído por um muro de pano simples de alvenaria de bloco maciço de betão, 40x20x15 cm, com 1,60m de altura, para revestir com estuque de pasta de cal e areia de mármore branco com 2cm de espessura em ambas as faces, e com elementos de ancoragem de aço inoxidável AISI 304, com dupla liberdade de movimento, para fixação da alvenaria à estrutura metálica a construir. A complementar o fechodo perímetro será também instalada uma divisória em vedação formada por rede de torção simples, de 80 mm de espaçamento da malha e 2,7 mm de diâmetro, de acabamento galvanizado, também esta com fixação mecânica aos pilares metálicos da estrutura e ao muro de alvenaria de blocos de betão. Está também contemplado um portão metálico de uma folha de correr com abertura manural, com estrutura em perfis de tubo de aço 50x50x3mm, dimensões 340x300 cm, acabamento lacado (RAL 7015), para acesso de veículos ao interior desta área.

3.7 Guardas Escada e corredor do 1º Piso

As guardas de escada e fachada terão100cm de altura e serão em de aço inoxidável AISI 304 com acabamento escovado, formada por: montantes verticais de perfil retangular de 40x10 mm com uma separação de 120 cm entre si, com entre-pano de 3 barras horizontais de aço inoxidável de 16 mm de diâmetro e corrimão de perfil circular de 42 mm, fixada através de ancoragem mecânica por aparafusamento.

3.8 Vãos

3.8.1 Porta Exterior

A porta exterior será de alumínio termolacado em pó, com bloco de segurança, dimensões de 80x210 cm, estampagem a uma face, acabamento em cor cinzenta RAL 7015, fechadura especial com um ponto de fecho, com pré-aro e guarnição.

3.8.2 Vãos envidraçados exteriores

Os vãos envidraçados exteriores serão em janela de 1 folha basculante termolacada a cinzento(RAL 7015), com aro fixo, vidro duplo standard, 4/6/4, conjunto constituído por vidro exterior Float incolor de 4mm, câmara de ar desidratada de 6mm com perfil separador de alumínio e dupla vedação perimetral e vidro interior Float incolor de 4mm de espessura.

3.8.3 Portas Interiores

As portasinteriores serão nos formatos de 1 folhade batente, 1 folha de correr e 2 folhasde batente, com estrutura de madeira alveolar folheada a faia, com dimensões 800x2000mm (1 folha) e 1400x2000mm (2 folhas), com aros de madeira maciça.

3.8.4 Vãos envidraçados interiores

Os vãos envidraçados interiores serão em janela interior de 1 folha fixa termolacada a cinzento (RAL 7015), com dimensões 1800x1600mm, com aro fixo, vidro duplo standard, 4/6/4, conjunto constituido por vidroexterior Float incolor de 4mm, câmara de ar desidratada de 6mm com perfil separador de aluminio e dupla vedação perimetral e vidro interior Float incolor de 4mm de espessura.

 

P402_2017-ARQ-DES-005_signed-1.jpg

4 PINTURAS

As pinturas de paramentos interiores serão executadas com a aplicação manual de duas demãos de tinta de silicato, cor branca, acabamento mate, textura lisa, com aplicação prévia de uma demão de primário acrílico, regulador da absorção, sobre os paramentos interiores de gesso projetado ou placas de gesso laminado.

As pinturas de paramentos exteriores serão executadas com a aplicação manual de duas demãos de tinta de silicato, cor branca, acabamento mate, textura lisa, em que a primeira demão será diluída com 10% de água e a seguinte não diluída, contemplando a aplicação préviade uma demão de primário,à base de soluções de silicato de potássio, sobre os paramentos exteriores de argamassa de cimento.

P402_2017-ARQ-DES-005_signed-2.jpg

Autor do Projecto:

TRIANGULESFÉRICO