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APDL - Porto Seco Guarda

Categoria:  Notícias do Dia > Notícias

Publicado

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), anuncia a abertura do concurso que marcará o início da empreitada de implementação do Porto Seco da Guarda em 2024. Esta iniciativa é fundamental para fortalecer a eficácia da ligação de carga aos portos marítimos do Atlântico e Espanha através da ferrovia.

A empreitada em curso na Guarda compreende uma série de melhorias e otimizações para garantir a eficiência operacional do terminal. As principais áreas de foco incluem:

  • Extensão das vias-férreas existentes de forma a acomodar um comboio de mercadorias com o comprimento de 750 m;
  • Aumento e reforçodo terrapleno, permitindo dessa forma a movimentação de mais de 45.000 contentores de 20’’ por ano;
  • Vedação do perímetro e controlo de acessos;
  • Construção de um edifício administrativo;
  • Serviços aduaneiros / Inspeções físicas;
  • Alimentação elétrica para a ligação de contentores frigoríficos;
  • Telecomunicações e circuito de videovigilância;
  • Instalação de uma báscula rodoviária;
  • Barreiras acústicas e integração paisagística;

Caixa de texto: NOTA DE IMPRENSA
05.12.2023 – PÁGINA 2 de 3
Esta intervenção não apenas modernizará as operações, mas também estabelecerá as condições necessárias para a preparação das autorizações alfandegárias e tributárias, juntamente com a alteraçãoda passagem de peões, segregando e salvaguardando a livre circulação da população com o acréscimo das condições de segurança no tráfego do Terminal Ferroviário de Mercadorias da Guarda (TFMG).

A APDL acredita que o início deste processo contribuirá para a continuação eficiente do transporte de carga através da ferrovia, alinhando-se com os objetivos nacionais e europeus de aumentar a quota de transporte ferroviário, impulsionando a digitalização e aperfeiçoando os processos para os portos marítimos.

O montante em concurso para esta fase específica é aproximadamente 4,1 milhões de euros, com o prazo de execução do contrato de 270 dias, sem renovação, e os interessados devem enviar as propostas até às 18h00 do 60º dia, a contar da data do anúncio publicado em Diário da República (datado de 04/12/2023).

Os portos secos desempenham um papel crucial em redes logísticas complexas, atuando como centros de concentração de mercadorias, depósitos de contentores vazios e outros serviços logísticos de valor acrescentado.

Caixa de texto: NOTA DE IMPRENSA
05.12.2023 – PÁGINA 3 de 3
A integração multimodal eficiente, abrangendo infraestrutura, operações e gestão da informação, é fundamental para o sucesso dessas redes.

APDL reitera o compromisso em coordenar integralmente os portos secos com os portos marítimos e todas as partes interessadas envolvidas nas operações multimodais, promovendo uma colaboração sinérgicaentre terminais marítimos, agentes marítimos e operadores de transporte terrestre.

Paralelamente, reconhecendo a importância da simplificação administrativa, a APDL está empenhada em reduzir estrangulamentos burocráticos e facilitar a transferência eficiente de mercadorias entre depósitos sob fiscalização aduaneira, alinhando-se com o Decreto-Lei 53/2019 de 17 de abril.

APDL aguarda com expectativa a participação dos interessados no concurso, e reitera o compromisso contínuo com a modernização e eficiência dos transportes e logística em Portugal.

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Contacto

Ângela Leitão

aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

APDL - Porto Seco Guarda

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A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), anuncia a abertura do concurso que marcará o início da empreitada de implementação do Porto Seco da Guarda em 2024. Esta iniciativa é fundamental para fortalecer a eficácia da ligação de carga aos portos marítimos do Atlântico e Espanha através da ferrovia.

A empreitada em curso na Guarda compreende uma série de melhorias e otimizações para garantir a eficiência operacional do terminal. As principais áreas de foco incluem:

  • Extensão das vias-férreas existentes de forma a acomodar um comboio de mercadorias com o comprimento de 750 m;
  • Aumento e reforçodo terrapleno, permitindo dessa forma a movimentação de mais de 45.000 contentores de 20’’ por ano;
  • Vedação do perímetro e controlo de acessos;
  • Construção de um edifício administrativo;
  • Serviços aduaneiros / Inspeções físicas;
  • Alimentação elétrica para a ligação de contentores frigoríficos;
  • Telecomunicações e circuito de videovigilância;
  • Instalação de uma báscula rodoviária;
  • Barreiras acústicas e integração paisagística;

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Esta intervenção não apenas modernizará as operações, mas também estabelecerá as condições necessárias para a preparação das autorizações alfandegárias e tributárias, juntamente com a alteraçãoda passagem de peões, segregando e salvaguardando a livre circulação da população com o acréscimo das condições de segurança no tráfego do Terminal Ferroviário de Mercadorias da Guarda (TFMG).

A APDL acredita que o início deste processo contribuirá para a continuação eficiente do transporte de carga através da ferrovia, alinhando-se com os objetivos nacionais e europeus de aumentar a quota de transporte ferroviário, impulsionando a digitalização e aperfeiçoando os processos para os portos marítimos.

O montante em concurso para esta fase específica é aproximadamente 4,1 milhões de euros, com o prazo de execução do contrato de 270 dias, sem renovação, e os interessados devem enviar as propostas até às 18h00 do 60º dia, a contar da data do anúncio publicado em Diário da República (datado de 04/12/2023).

Os portos secos desempenham um papel crucial em redes logísticas complexas, atuando como centros de concentração de mercadorias, depósitos de contentores vazios e outros serviços logísticos de valor acrescentado.

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A integração multimodal eficiente, abrangendo infraestrutura, operações e gestão da informação, é fundamental para o sucesso dessas redes.

APDL reitera o compromisso em coordenar integralmente os portos secos com os portos marítimos e todas as partes interessadas envolvidas nas operações multimodais, promovendo uma colaboração sinérgicaentre terminais marítimos, agentes marítimos e operadores de transporte terrestre.

Paralelamente, reconhecendo a importância da simplificação administrativa, a APDL está empenhada em reduzir estrangulamentos burocráticos e facilitar a transferência eficiente de mercadorias entre depósitos sob fiscalização aduaneira, alinhando-se com o Decreto-Lei 53/2019 de 17 de abril.

APDL aguarda com expectativa a participação dos interessados no concurso, e reitera o compromisso contínuo com a modernização e eficiência dos transportes e logística em Portugal.

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A empreitada em curso na Guarda compreende uma série de melhorias e otimizações para garantir a eficiência operacional do terminal. As principais áreas de foco incluem:

  • Extensão das vias-férreas existentes de forma a acomodar um comboio de mercadorias com o comprimento de 750 m;
  • Aumento e reforçodo terrapleno, permitindo dessa forma a movimentação de mais de 45.000 contentores de 20’’ por ano;
  • Vedação do perímetro e controlo de acessos;
  • Construção de um edifício administrativo;
  • Serviços aduaneiros / Inspeções físicas;
  • Alimentação elétrica para a ligação de contentores frigoríficos;
  • Telecomunicações e circuito de videovigilância;
  • Instalação de uma báscula rodoviária;
  • Barreiras acústicas e integração paisagística;

Caixa de texto: NOTA DE IMPRENSA
05.12.2023 – PÁGINA 2 de 3
Esta intervenção não apenas modernizará as operações, mas também estabelecerá as condições necessárias para a preparação das autorizações alfandegárias e tributárias, juntamente com a alteraçãoda passagem de peões, segregando e salvaguardando a livre circulação da população com o acréscimo das condições de segurança no tráfego do Terminal Ferroviário de Mercadorias da Guarda (TFMG).

A APDL acredita que o início deste processo contribuirá para a continuação eficiente do transporte de carga através da ferrovia, alinhando-se com os objetivos nacionais e europeus de aumentar a quota de transporte ferroviário, impulsionando a digitalização e aperfeiçoando os processos para os portos marítimos.

O montante em concurso para esta fase específica é aproximadamente 4,1 milhões de euros, com o prazo de execução do contrato de 270 dias, sem renovação, e os interessados devem enviar as propostas até às 18h00 do 60º dia, a contar da data do anúncio publicado em Diário da República (datado de 04/12/2023).

Os portos secos desempenham um papel crucial em redes logísticas complexas, atuando como centros de concentração de mercadorias, depósitos de contentores vazios e outros serviços logísticos de valor acrescentado.

Caixa de texto: NOTA DE IMPRENSA
05.12.2023 – PÁGINA 3 de 3
A integração multimodal eficiente, abrangendo infraestrutura, operações e gestão da informação, é fundamental para o sucesso dessas redes.

APDL reitera o compromisso em coordenar integralmente os portos secos com os portos marítimos e todas as partes interessadas envolvidas nas operações multimodais, promovendo uma colaboração sinérgicaentre terminais marítimos, agentes marítimos e operadores de transporte terrestre.

Paralelamente, reconhecendo a importância da simplificação administrativa, a APDL está empenhada em reduzir estrangulamentos burocráticos e facilitar a transferência eficiente de mercadorias entre depósitos sob fiscalização aduaneira, alinhando-se com o Decreto-Lei 53/2019 de 17 de abril.

APDL aguarda com expectativa a participação dos interessados no concurso, e reitera o compromisso contínuo com a modernização e eficiência dos transportes e logística em Portugal.