Edifício Uso Misto, Sesimbra

87.19_HRA_Sesimbra_01

Pretende-se uma construção de uma moradia unifamiliar com anexo e piscina, e em que no desenvolvimento da conceção teve-se como referência a morfologia urbana e decorre de um aturado processo de reflexão em que a conceptualização global quanto à morfologia de ocupação do lote e foi devidamente ponderado e explicitado aquando a sua conceção, e cuja implantação será feita de forma a reajustar-se ao lote, bem como de ser ajustados ao alinhamento à malha urbana existente, de forma a obter uma correta utilização do terreno para criar um desafogo substancial e uma melhor utilização do espaço circundante.

87.19_HRA_Sesimbra_0287.19_HRA_Sesimbra_03

As estratégias de intervenção passam pela consolidação da tessitura urbana num ponto fraturante da vila de Sesimbra, através da implantação de um edifício de uso misto, que irá rematar toda a envolvente, resolvendo o atual modelo de consolidação urbana; e pela interpretação do conceito de “sustentabilidade” e consequente aplicabilidade termos de eficiência energética e redução do impacto ambiental.
A proposta passa pela demolição quase total das construções existentes.
Para preservar a memória edificada existente no local, será reconstruída e integrada no projeto uma das naves principais em alvenaria de tijolo à vista. Pretende-se, assim, com esta intenção contribuir para a preservação da memória do lugar, uma vez que esta é uma referência na história da vila piscatória de Sesimbra.

87.19_HRA_Sesimbra_0487.19_HRA_Sesimbra_05
Ao nível de paisagem, o modelo de arquitetura proposto não interfere com o modelo de arquitetura existente na envolvente, pelo contrário, contribui para a valorização das construções confrontantes. A parcela, pelas suas particularidades topográficas e de inserção no meio urbano potencializa e justifica a construção de uma arquitetura alijada do carácter banal que a envolvente foi adquirindo com o passar do tempo. A nova arquitetura estará mais relacionada com o terreno pela decomposição da cércea em planos que vão acompanhando a sinuosidade e o declive do terreno natural, tomando partido das relações visuais determinantes para a qualidade de vida dos futuros residentes, cujo sistema de vistas nos remete exatamente ao confronto de paisagens que mais distingue Sesimbra das demais vilas a Sul do Tejo: O mar e a serra; o castelo e a cidade; a tradição e a contemporaneidade; o declive e a planura e por fim a luz e a sombra.

FICHA TÉCNICA
Arquitetura:
Humberto Conde Arquitectos – HRA-Lisboa
Equipa: Arq. Humberto Conde
Colaboradores:
Arq. Filipa Santos Costa;
Arq. André Maria Botelho;
Arq. Beatriz Martins;
Arq. João Virgílio;
Arq. João Mendes;
Luan Brandão, 3D Visualiser;
Joaquim Pott, Designer.

Designação: Edifício Uso Misto, Sesimbra
Função: Habitação coletiva + Hotel + Equipamento/Serviços
Localização: Sesimbra
Data conclusão da obra: 2025
Valor (estimativa): 20.000.000,00€

 

HRA_AtelierHRA_Logotipo onlineA HRA-Lisboa, fundada em 1993 é uma equipa multidisciplinar, formada por especialistas de diferentes áreas preparada para o desenvolvimento de estudos e projetos nas áreas do urbanismo, arquitetura, arquitetura de interiores, reabilitação e design.
A multiplicidade e diversidade dos projetos realizados – habitação, comércio, serviços, hotelaria e restauração – muitos dos quais já construídos, atestam a polivalência desta equipa, assegurando o cumprimento rigoroso de prazos e objetivos para com os inúmeros promotores com quem trabalhamos.
A experiência do atelier em projetos e concursos internacionais levou-nos a aprofundar conceitos de eficiência energética e aplicar os mesmos nos projetos que desenvolvemos.

Projetos em carteira:
– Edifício uso misto, Amadora;
– Reabilitação Edifício Algés, Oeiras;
– Reabilitação Edifício Saldanha, Lisboa;
– Reabilitação Edifício Valbom, Lisboa;
– Loteamento S. João Estoril, Cascais;
– Condomínio Villamar, Cascais;
– Condomínio Colares, Sintra;
– Condomínio Tojas, Cascais;
– Moradia Alvalade, Lisboa;
– Moradia Oeiras Golf, Oeiras;
– Moradia Av. Portugal, Cascais.

 

GABINETE:

HUMBERTO CONDE, ARQUITECTOS (HRA-LISBOA, LDA.)

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.