Women in Lighting 2022 Portugal

Imagem11

No passado dia 16 de novembro, o espaço de eventos HEDEN Santa Apolónia em Lisboa foi o palco para a realização do primeiro encontro WOMEN IN LIGHTING (WIL) Portugal, o qual contou com a participação da presença de light designers, arquitetos e de outros profissionais ligados ao projeto arquitetónico.

Organizado pelas light designers Martina Frattura e Paula Rainha (embaixadora WIL), com o apoio da MORGADO & CA.,SA, este evento com origem internacional, teve como objetivo a criação de um espaço de partilha de conhecimentos e experiências entre os membros da comunidade de iluminação de Portugal com outros profissionais de todo o mundo.

Imagem12

O evento contou com a exibição do filme “A PERFECT LIGHT” realizado pela Light Collective que desafia os designers de iluminação de todo o mundo a expressar os seus pensamentos, memórias e opiniões sobre as fontes de luz, design de iluminação e como definem a Luz Perfeita.

O programa do evento prosseguiu com um amplo debate que, entre vários temas, visou sensibilizar o mercado e o público em geral sobre as questões da luz e os desafios que se colocam na sua aplicação.

Imagem13Na opinião das organizadoras, o evento foi importante para perceber o quanto a profissão mudou nestes últimos anos, nomeadamente no que diz respeito à expansão da profissão e ao número crescente de profissionais que estão de momento a operar no mercado português.

– “A WIL tem como objetivo principal incentivar a criação e a união duma comunidade de profissionais, enquanto espaço de partilha e de sensibilização para a importância da iluminação e da profissão de light designer.”

– “Por esse motivo, acreditamos que este evento foi um excelente exemplo de como isso é possível e de como existe bastante interesse, abertura e principalmente entusiasmo para a criação deste movimento com enorme potencial.”

A Women in Lighting é uma plataforma digital inspiradora que traça o perfil das mulheres que trabalham na área do design de iluminação. Visa promover a sua paixão e realizações, narrar o seu percurso profissional e objetivos, celebrar o seu trabalho e, por conseguinte, ajudar a elevar o seu perfil na comunidade da iluminação. Há uma necessidade de aumentar o perfil das mulheres bem-sucedidas que trabalham na iluminação para ajudar a encorajar, apoiar e inspirar a próxima geração.

O projeto é apoiado por designers de iluminação femininas individuais em mais de 70 países diferentes. As embaixadoras do Women in Lighting são um ponto de contacto em cada local para outras mulheres que procuram saber mais sobre o projeto.

Women in Lighting afirma e defende a inclusão como forma para poder melhorar e beneficiar a profissão como um todo.

Organização Women in Lighting Portugal:

Martina Frattura (light designer e investigadora):
https://www.venetianletter.com/2022/11/12/martina-frattura-just-adding-more-light-wont-improve-street-safety/

Paula Rainha (light designer e embaixadora Women in Lighting): www.filamento.pt

Imagem14

Com o patrocínio da Morgado & CA., SA, um parceiro na expansão do seu negócio.

 

Morgado & CA., S.A.
Estrada Exterior da Circunvalação, 3558/3560 | 4435-186 RIO TINTO
Telefone: 229 770 600
www.morgadocl.pt

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.