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Obra da Linha Rubi deverá arrancar até setembro de 2023

Categoria:  Notícias do Dia > Notícias

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Linha-Rubi

O presidente da Metro do Porto afirmou que até setembro de 2023 devem ter início as obras da Linha Rubi, admitindo que a obra pode até começar com algumas arestas por “limar” em termos de projeto.Referir que Tiago Braga falava na reunião da Assembleia Municipal do Porto, solicitada para abordar o “processo de construção da Linha Rubi”, cujo projeto se encontra em fase de consulta pública até quinta-feira. Sobre a linha, o presidente da empresa de transporte reconhece “chegar a um momento em que, sob pena de colocar em causa a execução do projeto” a Metro pode preferir “avançar ainda podendo haver um ou outro pormenor que não esteja totalmente fechado em sede de projeto de execução”. “Assumimos isso como um erro e omissão na fase de discussão com o empreiteiro, mas avançamos ainda a tempo, no sentido de ter a obra concluída naquilo que é a janela temporal, o quadro de referência de que, neste momento, dispomos”, que é de 34 meses. Contudo, referiu que querem “evitar a todo o custo essa situação”, que configuraria “um desvio ao processo de empreitada”, mesmo que isso signifique “atrasar algum tempo o lançamento do concurso”. Recorde-se que em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música. A construção desta linha, prevista no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), irá custar 300 milhões de euros mais IVA, e deverá terminar no final de 2025.

Mais informações:

Metro do Porto, S.A.

Morada Avenida Fernão de Magalhães,

1862, 7º, 4350-158 Porto

225 081 000

225 081 001

metro@metro-porto.pt

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aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

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O presidente da Metro do Porto afirmou que até setembro de 2023 devem ter início as obras da Linha Rubi, admitindo que a obra pode até começar com algumas arestas por “limar” em termos de projeto.Referir que Tiago Braga falava na reunião da Assembleia Municipal do Porto, solicitada para abordar o “processo de construção da Linha Rubi”, cujo projeto se encontra em fase de consulta pública até quinta-feira. Sobre a linha, o presidente da empresa de transporte reconhece “chegar a um momento em que, sob pena de colocar em causa a execução do projeto” a Metro pode preferir “avançar ainda podendo haver um ou outro pormenor que não esteja totalmente fechado em sede de projeto de execução”. “Assumimos isso como um erro e omissão na fase de discussão com o empreiteiro, mas avançamos ainda a tempo, no sentido de ter a obra concluída naquilo que é a janela temporal, o quadro de referência de que, neste momento, dispomos”, que é de 34 meses. Contudo, referiu que querem “evitar a todo o custo essa situação”, que configuraria “um desvio ao processo de empreitada”, mesmo que isso signifique “atrasar algum tempo o lançamento do concurso”. Recorde-se que em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música. A construção desta linha, prevista no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), irá custar 300 milhões de euros mais IVA, e deverá terminar no final de 2025.

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O presidente da Metro do Porto afirmou que até setembro de 2023 devem ter início as obras da Linha Rubi, admitindo que a obra pode até começar com algumas arestas por “limar” em termos de projeto.Referir que Tiago Braga falava na reunião da Assembleia Municipal do Porto, solicitada para abordar o “processo de construção da Linha Rubi”, cujo projeto se encontra em fase de consulta pública até quinta-feira. Sobre a linha, o presidente da empresa de transporte reconhece “chegar a um momento em que, sob pena de colocar em causa a execução do projeto” a Metro pode preferir “avançar ainda podendo haver um ou outro pormenor que não esteja totalmente fechado em sede de projeto de execução”. “Assumimos isso como um erro e omissão na fase de discussão com o empreiteiro, mas avançamos ainda a tempo, no sentido de ter a obra concluída naquilo que é a janela temporal, o quadro de referência de que, neste momento, dispomos”, que é de 34 meses. Contudo, referiu que querem “evitar a todo o custo essa situação”, que configuraria “um desvio ao processo de empreitada”, mesmo que isso signifique “atrasar algum tempo o lançamento do concurso”. Recorde-se que em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música. A construção desta linha, prevista no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), irá custar 300 milhões de euros mais IVA, e deverá terminar no final de 2025.

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