A Deceuninck compromete-se com a Science Based Targets (SBTi) para a redução de emissões de gases com efeito de estufa

Imagen online

A Deceuninck comprometeu-se a fixar objetivos ambiciosos de redução de emissões seguindo a iniciativa da SBTi (Science Based Targets Initiative).  Adicionalmente, em conjunto com um grupo de empresas, a nível mundial, alinhadas com o “Objetivo do Acordo Climático de Paris”, a Deceuninck aliou-se à campanha “Business Ambition 1,5ºC” para limitar o aquecimento global a 1,5°C.

O nosso compromisso com os objetivos da SBTi foi estabelecido em fevereiro de 2022, seguindo o inventário de emissões de carbono desenvolvido em 2021. Nos últimos meses, a Deceuninck definiu a estratégia de redução de emissões em consonância com o padrão Net-Zero, estando já preparada para enviar estes objetivos à SBTi, para a respetiva validação.

As emissões vinculadas às nossas próprias operações (de alcance 1 e 2) representam 12% da pegada de carbono da Deceuninck. Isso mostra a importância de vigiar de perto a cadeia de valor total e de prestar especial atenção à fonte de abastecimento de matérias-primas. Os esforços adicionais em matéria de reciclagem serão cruciais para atingir os nossos objetivos.

A Deceuninck compromete-se a reduzir as emissões absolutas de Alcance 1 e 2 em 60% até 2030, tomando 2021 como ano base. Tendo em conta o crescimento esperado pela companhia, é necessária uma redução de emissões de 75% por tonelada de material produzido. Com esse objetivo, a Deceuninck supera as exigências mínimas da SBTi, fixadas em 42% de redução.

A Deceuninck compromete-se a reduzir em 48% as emissões de Alcance 3 por tonelada de material produzido,  até 2030, tomando 2021 como ano base. Maximizar o uso de material reciclado será um critério chave para alcançar esses objetivos tão ambiciosos.

Além do mais, a Deceuninck compromete-se a alcançar zero emissões líquidas de GEE em toda a cadeia de valor até 2050.

Bruno Humblet (CEO Deceuninck):
“Responder à chamada da SBTi no sentido de criar uma ação climática corporativa mostra o forte compromisso que temos com a sustentabilidade. Os objetivos baseados ​​ na ciência fornecem-nos um enquadramento para avaliar cada decisão empresarial do ponto de vista da mitigação climática.

Há anos que somos pioneiros no setor, graças às nossas instalações e política de reciclagem. A vontade de reciclar continua a desempenhar um papel  preponderante na nossa estratégia de redução de carbono, porque implica um menor abastecimento de matéria-prima. Queremos liderar constituindo um exemplo na nossa indústria e esperamos adotar medidas climáticas significativas em conjunto com os nossos fornecedores e outras partes interessadas”.

Céline De Waele (Gestora de Sustentabilidade do Grupo Deceuninck):
“A nossa estratégia de redução de carbono inclui investimentos no domínio da eficiência energética, em operações e eletrificação, além da eliminação gradual do fuelóleo, assim como a produção e o abastecimento de energia renovável”.

Mais Informações:

www.deceuninck.pt

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.