“RIVER HAUSE”

01

Pretende-se a alteração e transformação da edificação existente para uma moradia unifamiliar e piscina, e em que no desenvolvimento da conceção teve-se como referência a morfologia urbana e decorre de um aturado processo de reflexão em que a conceptualização global quanto à morfologia de ocupação e foi devidamente ponderado e explicitado aquando a sua concepção, de forma a obter uma correta utilização do terreno para criar um desafogo substancial e melhor utilização do espaço circundante.

11

O programa base de modificação deste fogo é constituído tipologia, tipo T3+1, onde se privilegiou a área social em “open space” e a possibilidade do estar contíguo no exterior com o prolongamento de áreas pavimentada para relaxar, comer ou conviver, que concorre para a valorização arquitetónica do conjunto.

A edificação principal será alterada integralmente, ou seja, será modificado todo o interior, com uma nova compartimentação e ajustamentos nos vãos e coberturas, com a manutenção de estrutura e paredes exteriores que serão melhoradas em termos de conforto térmico.

0403

Assim o piso habitacional é caracterizado por uma morfologia ampla que é formalizada por dois núcleos, interligados pelo hall.  A zona social é principalmente formalizado pela sala ampla e cozinha e a zona frontale lateral terá a zona denominada íntima e noturna, com uma vivência mais resguardada, alberga três quartos, sendo apoiadas por duas instalações sanitárias sendo uma delas privativas.

0905

Na arrecadação posterior não sofrerá quaisquer intervenção de relevância, assumindo a sua cobertura autoportante e diferenciá-la recorrendo a uma tonalidade forte.

A nivel inferior, e com uma vivência mais resguardada desenvolverá a zona de lazer e social, com tertúlia com casa das máquinas, churasco e instalação sanitária que diretamente relacionados com o espaço exterior adjacente.

07296182109_10221205916804919_8323604608754112217_n

A piscina desenvolve-se na zona mais resguardado, a nivel inferior, estrategicamente colocada no logradouro lateral posterior quer por exigências funcionais, técnicas em relação aos demais edificados, obrigou a outro tipo de abordagem de forma a proporcionar a privacidade desejada usofruindo de vista panorâmica infinita.

 

FICHA TÉCNICA
Arquitetura: Telmo Marques, Arq.º

Designação: “RIVER HAUSE”
Função: Habitação
Localização: Rua do Canto nº1 | Milreu | Vila de Rei
Dono de Obra: José Dias Domingues da Gama Gil
Data início da obra: Segundo Semestre 2022
Data conclusão da obra: Janeiro 2023
Valor (estimativa): 150000€

 

IMG_6745Logotipo TAGMArquitetos2022TAGM Arquitetos Unipessoal Lda., surge do crescimento do trabalho do arquiteto Telmo Marques, licenciado em Arquitetura desde 2000, pela Universidade Lusíada de Lisboa, com um percurso profissional com maior expressão nos distritos de Lisboa e Santarém, principalmente nos concelhos de Arruda dos Vinhos, de onde é natural, e de Torres Novas cidade onde optou por se estabelecer em espaço próprio em 2016 dedicado ao estudo e elaboração de projetos de diversas áreas, tendo como base a arquitetura em todas as suas vertentes.
O seu trabalho abrange também um amplo leque de atividades no domínio da arquitetura, com especial destaque no desenvolvimento de projetos com assinatura, assessoria de avaliação imobiliária e consultadoria no âmbito da fiscalidade, bem como acompanhamento técnico e fiscalização de obras, e membro do Colégio Gestão, Direção e Fiscalização de Obras da Ordem dos Arquitectos desde 2019, com formação em segurança no trabalho da construção.
Cooperou como perito local de avaliação geral para o serviço de finanças de Torres Novas, no âmbito de realização de avaliações para o regime geral de avaliação fiscal de 2012 a 2015.
Especialização na propriedade rústica e formação específica em avaliação imobiliária pela ESAI – Escola Superior Actividades Imobiliárias, concluída em 2014, com complemento avançado em avaliações fiscais da propriedade urbana em 2015, pela mesma instituição.
Inscrito na Associação Nacional dos Avaliadores Imobiliários e na CMVM – Comissão de Mercados Valores Mobiliários, passou a prestar serviços de avaliador externo em várias empresas ligadas ao mercado económico e financeiro do ramo imobiliário.
Com curso de Especialização em Acústica de Edifícios desde 2019, frequentado na Ordem dos Arquitetos, e inscrito na Sociedade portuguesa de Acústica.
Formação em Execução de Arquitectura Paisagistica, frequentando na Arcoop, CRL desde maio 2021, em módulo de aperfeiçoamento a atualização de conceção de espaços exteriores, e conforto térmico e desempenho energético dos edifícios na I-line (arqta Marlene Roque) em out/nov 2021.
Garante agora uma maior capacidade e conhecimentos em conceção de projeto, de forma a melhorar comportamentos passivos e ativos com o intuito de garantir maior qualidade nas obras que intervém.

TRABALHOS EM CARTEIRA:
• Home “Iron Gate”
• Loteamento urbano “AldeiasPark, Lda.”
• Hause 16 “Corredouras Villas”
• Low Cost Storage “ReadySolutions”

 

GABINETE:

TELMO ALEXANDRE GASPAR MARQUES – ARQUITECTO

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.