Entrevista: Ligamos tecnologia e eficiência energética há 43 anos

20220222_105208 so online

Eng. António Costa Brás

 

Autor da entrevista | Anteprojectos

 

- Que soluções ao nível da eficiência energética a Rolear apresenta em 2022?
A Rolear tem, desde há 43 anos e através do seu fundador Engº Parreira Afonso, por princípio, a oferta de soluções que melhor sirvam os seus clientes e, nesse sentido, a procura constante de soluções de melhor performance energética tem sido a nossa imagem de marca. Acompanhamos as melhores marcas e as últimas tendências em equipamentos e tecnologia que nos permitem a composição de soluções otimizadas para cada cliente.
Em sistemas Fotovoltaicos e Solar Térmico, com painéis fotovoltaicos e inversores de alto standard, em sistemas de Ar Condicionado e Segurança com materiais e equipamentos de última geração, e ainda os sistemas de Iluminação com Tecnologia LED, disponibilizamos sempre como como
primeira opção, soluções de elevada eficiência energética. Um dos fatores de diferenciação da Rolear é a nossa capacidade de aconselhamento técnico que permite ao nosso cliente decidir pelo que é melhor para o seu projeto, para o ambiente e para a sustentabilidade com ganhos significativos a médio e longo prazo.

- Que tendências de mercado identificam?
Os últimos dez meses já nos traziam evidências de que alguns custos de produção e exploração iriam aumentar de forma relevante. A escassez de componentes e de matéria-prima, os custos com a energia e com os combustíveis eram já muito preocupantes e tiveram agravamentos significativos com a guerra na Ucrânia. Nesta situação, as pessoas e as empresas só têm duas possibilidades: ou cortam os consumos pelo simples desligar e ligar dos equipamentos, ou tentam substituir os materiais e equipamentos por outros mais eficientes ou que requeiram menos uso de energia da rede. Isso veio trazer uma tendência crescente na instalação de, por exemplo, sistemas de climatização e iluminação mais eficientes e também na produção de energia em regime de autoconsumo com sistemas fotovoltaicos. Alguns fundos disponíveis para o efeito vieram também dar um novo alento a este sector e o mercado tende a mover-se na procura de soluções de fácil aplicação/substituição, de elevada performance, com vista à poupança energética e com rápidos retornos dos investimentos. Neste particular, a Rolear apresenta-se na liderança com diversas opções de produtos e soluções, aconselhando os seus clientes durante todo o processo.

- Smart City, Qual o futuro?
Muito se fala de Smart City e já quase todas as aldeias, vilas e cidades se apresentam com um ou outro projeto “Smart”. Ninguém tem dúvidas de que, no futuro, tudo vai estar interligado e que os sistemas de gestão dos centros urbanos têm muito a ganhar com uma gestão inteligente dos seus recursos. No futuro, o sistema de Iluminação Pública não servirá só para alojar e “ligar a luz”; as viaturas de recolha de resíduos podem produzir outras tarefas de recolha de dados; a segurança vai estar a receber dados de vários sistemas, entre outros processos. Enfim, haverá um sem número de soluções integradas com vantagens significativas. Acontece que esse é o passo que se dá quando a base está garantida e não podemos ignorar que estamos ainda longe de ter garantida a base de todos os serviços que pretendemos ver integrados. Hoje assiste-se à ideia de que qualquer rua equipada com luminárias com telegestão passa a dar o carácter de Smart City a toda uma cidade ou vila. No entanto, quando se pergunta quantos sistemas estão integrados, as respostas são vazias. A parte mais positiva de tudo isto é que todos os decisores ambicionam estar integrados em ambiente “smart” e “conectado” e, por isso, acreditamos que, até ao final desta década, os centros urbanos passarão a ser geridos com sistemas integrados, quer seja por imposição legislativa, ou mesmo porque o mercado se adapta e passa a disponibilizar só produtos mais eficientes e com funções “smart” como Standard.

- Tecnologia inteligente e poupança é uma realidade em 2022?
Sim, em 2022 já é uma realidade a introdução de produtos e soluções inteligentes que, normalmente, estão associados a poupança. Este é um trajeto que teremos de percorrer e o efeito não será automático nem imediato, mas parece irreversível. Não fora esta escassez de componentes e aumentos súbitos de matérias-primas, que obrigaram todos os fabricantes a aumentar os seus preços, a democratização de soluções com tecnologias inteligentes teria sido mais rápida. A parte positiva é que, ciclicamente, o aumento de alguns preços vitais, acelera o uso de soluções que geram poupança, ainda que essas soluções requeiram investimento e isso gera progresso.

- Quais as perspetivas de crescimento da Rolear?
O primeiro semestre de 2022 trazia já uma tendência de crescimento do final do ano transato e o nosso crescimento, em volume de negócios, foi acima da média do mercado que rondou os 19,5%. Prevê-se que o segundo semestre possa trazer alguma incerteza, no entanto, mercê da dedicação, capacidade de trabalho e profissionalismo das nossas equipas, está criada uma dinâmica de conquista que nos permite acreditar que a Rolear manterá um crescimento acima dos 25% que, descontando o efeito do aumento de preços, nos mantém numa rota de crescimento sustentável.

 

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.