OPINIÃO: Construção Sustentável
- Publicado em 08-06-2022, por admin
- Artigos de Opinião
JOANA DOS GUIMARÃES SÁ
FOREST UNIT LEADER | APCER
A floresta e os produtos de base florestal são cada vez mais relevantes na economia mundial, com um crescente reconhecimento da importância das florestas na sustentabilidade do planeta e da necessidade urgente de reverter a sua degradação. A floresta é fonte de inúmeras matérias-primas e produtos tais como a madeira, cortiça, celulose, papel, borracha, fruta, cogumelos e biomassa, para energia.
Na construção, a madeira tradicionalmente utilizada ganha uma nova perspetiva como alternativa segura
e sustentável que contribui para o armazenamento de carbono e para a melhoria do comportamento térmico dos edifícios, proporcionando uma nova dinâmica e novas oportunidades para este setor no que respeita à sua utilização em estruturas de edifícios, marcenaria, carpintaria e mobiliário.
Assegurar que os produtos são provenientes de florestas geridas de forma sustentável através da certificação florestal e da cadeia de custódia, em todo o processo de transformação até ao consumidor final, é uma ferramenta fundamental para atingir este objetivo.
O FSC® – Forest Stewardship Council (A000537) é uma iniciativa da certificação florestal sustentável, com mais de 25 anos de existência, reconhecida a nível global pelos consumidores e pelas fileiras de transformação de produtos de base florestal, que assegura a certificação rigorosa das práticas de gestão florestal e a certificação da origem e rastreabilidade dos produtos ao longo das cadeias de abastecimento. Existem já inúmeros fornecedores de madeira e produtos de madeira para construção certificados.
A certificação de projeto FSC®, de acordo com a norma FSC-STD-40-006, pode aplicar-se, a projetos de arquitetura, engenharia civil, de construção e renovação, entre outros, que integram materiais de origem florestal provenientes de bosques geridos de forma sustentável, seja para todos os materiais aplicados, para componentes ou para percentagens de incorporação. A certificação pode ser solicitada pelo gestor do projeto, abrangendo vários parceiros envolvidos na construção, aplicada a um projeto único ou a múltiplos projetos em contínuo.
Com esta certificação, as indústrias da arquitetura e construção civil garantem a sustentabilidade da madeira utilizada, podendo promover os edifícios certificados através de alegações que demonstram a origem sustentável dos produtos de madeira, do ponto de vista económico, social e ambiental, promovendo o uso responsável da madeira e a gestão florestal sustentável.
Administrações, promotores imobiliários, arquitetos e construtores e utilizadores finais têm um papel fundamental na construção sustentável, através da incorporação de requisitos de certificação dos projetos FSC® nas especificações das obras, e na promoção e solicitação deste tipo de projetos, que garantem, através da utilização de material florestal certificado, uma gestão florestal sustentável.
A APCER foi o Organismo de Certificação responsável pela certificação do primeiro Projeto FSC a nível mundial pela nova norma do FSC, o 2B Office em Portugal e a primeira certificação de projeto em Espanha
para o edifício biodinâmico municipal Impulso Verde em Lugo.
Com a sua experiência e reconhecimento na área da certificação em sistemas de gestão em empresas de construção e materiais de construção, marcação CE de produtos de construção, FSC, verificações de pegada de carbono, a APCER oferece várias soluções de certificação a todas as organizações, desde a floresta, passando pela cadeia de abastecimento e aplicação de materiais de base florestal. Disponibiliza, ainda, formação In-Company, através da qual as organizações podem usufruir de toda a oferta formativa em equipa, no seu local de trabalho ou online, para potenciar e desenvolver as suas capacidades e qualificações.
Para mais informações, contactar César Gonçalves,
Forest Business Developer da APCER
([email protected] | 926 382 061).
Venha conhecer-nos!