Moradia unifamiliar no Alvito

02 Alcado conjunto sul

03 Alcado conjunto norte

O Projeto Base de Arquitetura que junto se apresenta diz respeito a uma moradia unifamiliar a edificar no conselho do Alvito.

A habitação projetada é composta por um corpo principal, de piso térreo, e um outro que inclui um piso intermédio, ligados por um alpendre. Para além destas construções, prevê-se construir também um anexo alpendrado para abrigo de alfaias agrícolas, incluindo um arrumo para materiais e equipamentos diversos, servindo ainda para a colocação de painéis fotovoltaicos na respetiva cobertura.

O conjunto de construções proposto dará apoio à exploração agropecuária aqui existente, servindo a habitação para a família do agricultor.

04 Planta Casa principalNa sua construção, utilizar-se-á um sistema misto – de estrutura de sapatas e vigas de fundação, pilares e vigas de betão armado, paredes de tijolo cerâmico furado rebocado exteriormente à colher, com reboco térmico  caiado ou pintado com tintas siloxânicas e rebocado, esboçado e pintado interiormente; na cobertura a estrutura será em madeira tratada revestida com placas de isolamento térmico de lã de rocha, sub-telha e telhas de canudo usadas – limpas e tratadas com produto hidrorrepelente – na capa e novas no canal, revestida interiormente com placas de gesso cartonado e tábuas de madeira, pintadas.

05 Planta Anexo

A caixilharia será em madeira pintada nas cores vermelho escuro nos aros e branco nos caixilhos, incluindo vidros duplos, lisos, transparentes e claros, possuindo corte-térmico.

As portas e portões exteriores serão igualmente em madeira pintada com esmalte fosco vermelho escuro. Na guarnição dos diversos vãos serão colocadas pedras calcárias da região, escassilhadas, com aparelho rústico e, nos socos, aplicar-se-á uma pintura de cor semelhante à da pedra.

Na composição arquitetónica, no desenho, portanto, seguiram-se os modelos de arquitetura tradicional, vernácula, da região, integrando no seu interior alguns elementos tais como arcos e abóbodas em tijolo amaciçado, de fabrico tradicional, marcando zonas de passagem ou de transição entre os diversos compartimentos.

01 Planta Implantacao

Os espaços interiores seguem modelos mais contemporâneos, portanto, com os padrões de conforto atuais, integrando ainda elementos de arquitetura tradicional atrás mencionada e também uma lareira de grandes dimensões, tão característica da arquitetura desta região. As chaminés que se destacam nos diversos planos das coberturas, reforçam igualmente, pelo seu desenho, esta referência à arquitetura vernácula alentejana.

A habitação contempla assim dois quartos, uma sala e uma kitchenette integrada neste espaço, duas casas de banho (uma completa e outra com duche), uma instalação sanitária de apoio à sala e arrumos diversos no corpo principal e, no corpo com o piso intermédio, uma sala com uma pequena kitchenette integrada, de apoio, um espaço de dormir no piso intermédio, uma instalação sanitária e arrumos diversos.

Junto ao alpendre prevê-se ainda um forno e um grelhador tradicionais, a lenha.

 

FICHA TÉCNICA
Gabinete Projectista:
José Baganha & Arquitectos Associados, Lda.
Equipa:
– Arquitetura: José Baganha, Ana Margarida Soutinho e Teresa Baganha
– Engenharia: Nuno França – Sistene Engenharia, Lda.
– Especialidades: Sistene
– Projetos de Engenharia, Lda.

Designação: Moradia unifamiliar no Alvito
Função: Habitação
Localização: Alvito
Data conclusão da obra: Em fase de Licenciamento

 

b&w José BaganhaModelA “José Baganha & Arquitectos Associados, Lda.” é uma sociedade que nasceu a 4 de Junho de 2001, com as suas instalações em Cascais, na rua Vigia, nº 301.
A sua atividade é a de prestação de serviços no âmbito da Arquitetura e do Desenho Urbano incluindo as suas vertentes da Conservação, Restauro e Renovação.
O seu trabalho distingue-se pela aposta num estilo contemporâneo no qual a Tradição e a História desempenham um papel inspirador, juntamente com os mais elevados padrões de exigência em desenho arquitetónico e qualidade construtiva.
O trabalho desenvolvido pela JB&AA tem sido distinguido por diversas instituições, destacando-se o prémio Europeu para a reconstrução da cidade de 2011, atribuído pela fundação Philippe Rotthier “Pour l’Architecture”, de Bruxelas e o Prémio Rafael Manzano para a Nova Arquitetura Tradicional de 2017.

Principais Projetos em Carteira:
- Reabilitação da casa “Ibérico Nogueira”, em Santar, Viseu;
– Reabilitação de moradia na rua Silva Carvalho, em Lisboa;
– Renovação de apartamento na rua do Meio à Lapa, em Lisboa;
– Projeto de Arquitetura para uma moradia e anexo, no Alvito;
– Reabilitação de moradia e anexos designada “Chalet Alba Longa”, em Sintra;
– Renovação e ampliação de edifício na Rua Castilho, em Lisboa;
– Projeto de Arquitetura para uma moradia unifamiliar em Assafora, Sintra;
– Renovação de dois conjuntos de edificação na “Herdade das Tabulinas”, em Reguengos de Monsaraz;
– Projeto de Arquitetura para uma moradia unifamiliar em Via Longa, Vila-Franca-de-Xira;
– Renovação de moradia e anexos em, São Cristóvão, Montemor-o-Novo;
– Renovação da moradia designada “Casa Veiga”, em Coimbra;
– Renovação do edifício no Largo Jogo da Bola, em Carnide;
– Renovação das construções da Herdade do Rio Seco, em Vila Nova da Baronia;
– Renovação do edifício designado “Dispensário de Alcântara” em Lisboa;
– Renovação do edifício da antiga fábrica de massas e bolachas, no HUB Criativo do Beato, em Lisboa;
– Reabilitação das construções da herdade designada de “Milreu”, no concelho do Alandroal;
– Renovação do edifício no Alandroal para turismo de habitação;
– Renovação da casa dos Alpoins na Rua da Estrela, em Coimbra

GABINETE:

JOSÉ BAGANHA & ARQUITECTOS ASSOCIADOS, LDA

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.