Casa do Lavre
- Publicado em 26-05-2022, por admin
- Arquitetura | Destaque | Reportagens
O projecto insere-se numa área onde a relação com a paisagem natural constitui uma valência muito forte. Todas as características do edifício tiveram em consideração e respeitaram a inserção urbana no sítio, face às características da envolvente.
A moradia desenvolve-se em três pisos. No piso -2 propõe-se um espaço polivalente apoiado por arrumos e uma instalação sanitária, abrindo-se a sul para o logradouro, através de amplos vãos. No piso -1 desenvolve-se a área social da moradia. A escada, com um único lance, que garante o acesso ao piso 0, apresenta-se como eixo distribuidor dos espaços. Na cozinha integrada na sala, solução solicitada pelo requerente e que valoriza o espaço, por reforçar a sensação de amplitude do espaço e por dinamizar o quotidiano familiar permitindo o convívio quase permanente, projectam-se todas as áreas necessárias às múltiplas funções que aí se desenvolvem, como preparação de refeições, comer, arrumos e lavagens. Ainda neste piso projecta-se uma área privada separada da área social onde se prevê um quarto e uma casa de banho adaptada a pessoas com mobilidade condicionada. No piso 0 prevê-se o acesso principal à habitação e o desenvolvimento da área privada da moradia constituída por dois quartos, uma instalação sanitária comum, e uma suite com acesso a uma varanda voltada a sul.
Da leitura do conjunto projectado constatam-se regras de composição fortes, embora de grande simplicidade formal tornando o conjunto bastante homogéneo. Prevê-se uma linguagem arquitectónica que se enquadra com os edifícios da envolvente traduzindo contemporaneidade pela introdução de elementos e materiais como sejam a caixilharia na cor cinza, a cobertura em zinco, os amplos vãos envidraçados, os apontamentos com painéis de madeira nas fachadas.
FICHA TÉCNICA
COORDENADORES: Mário Ferreira e Margarida Costa e Silva
EQUIPA DE ARQUITECTURA:
Arqª Margarida Costa e Silva,
Arqª Mariana de Morais,
Arqª Gabriella Felix,
Arqº Luís Silva.
EQUIPA DE ENGENHARIA:
Eng.º Mário Ferreira,
Eng.ª Tatiana Silva
IMAGEM 3D: João Duarte
Designação: Casa do Lavre
Função: Habitação Unifamiliar
Localização: Lavre, Montemor-o-Novo
Data início da obra: Setembro 2022
Data conclusão da obra: Setembro 2024
A 1M ARQUITECTURA ENGENHARIA foi criada em 2004 por Mário Ferreira e Margarida Costa e Silva. Um engenheiro Civil e uma arquitecta que desenvolvem projectos nas diversas áreas de Engenharia e Arquitectura, privilegiando um relacionamento próximo com os seus clientes.
Uma equipa coesa e fortemente motivada garante elevados índices de rendimento sempre com o apoio de tecnologia avançada e constante actualização.
A empresa desenvolve a sua actividade de forma multidisciplinar somando experiências em vários sectores como habitação, comércio, serviços e indústria.
Cada projecto corresponde a uma nova abordagem, que requer uma pesquisa abrangente que motiva a equipa no desenvolvimento de novos projectos com o objectivo de promover novas formas de vida, através de um trabalho coordenado entre arquitectos e engenheiros garantindo qualidade nas suas intervenções.
PRINCIPAIS PROJECTOS EM CARTEIRA:
Terraços de Torcena, Oeiras; Vila Paiões; Casa da Costa, Almada; Casa do Lavre, Montemor-o-Novo; Casa da Várzea, Lote 9, Sintra; Casa da Várzea, Lote 10, Sintra; Casa de Birre, Cascais; Armazéns Galius-Renault Trucks, Mangualde; Casa da Mata, Arruda dos Vinhos; Casa do Vimeiro, Torres Vedras; Hotel da Mouraria, Lisboa; Hotel Sta. Apolónia, Lisboa.
GABINETE:
1M ARQUITECTURA ENGENHARIA, LDA