Quem é Quem: Meireles Arquitectos. Conheça o Atelier aqui!

Meireles Arquitectos

Arquitetura

 Imagem - Meireles Arquitectos

———————————————————————————————————————————————————–

NOTA INTRODUTÓRIA

No Quem é Quem de hoje, revelamos o percurso de uma personalidade ligada à Arquitectura ou Engenharia. Nesta edição vamos ficar a conhecer Quem é Meireles Arquitectos.

———————————————————————————————————————————————————–

Mário Meireles (Luanda, 1973) é o arquitecto fundador do atelier Meireles Arquitectos. Desde 2015 que o atelier se dedica sobretudo à reabilitação de edifícios, com especial enfoque no centro histórico do Porto.

Quando se projecta a reabilitação de um edifício não se pensa apenas na escala do próprio edifício, mas pensa-se também a cidade, e essa é, sem dúvida, uma das maiores determinações que caracterizam o atelier. Quando se reabilita, acrescenta-se prazo de vida ao edifício, sustentado por qualidade de habitação actual e futura, seja no conforto, tecnologia e eficiência. Para o atelier Meireles Arquitectos, a reabilitação só é possível se for sustentável; não é viável de outra forma. Cumpre-se seguramente com todas as exigências e requisitos necessários para a qualidade da habitabilidade.

Nas palavras de Mário Meireles: “Nos projectos de reabilitação, em especial nos edifícios que são património mundial, há que ser ‘humilde e minimal’ na forma como intervimos: queremos acrescentar, e não retirar, valor ao edifício. A nossa intervenção deve ser o mais discreta possível e toda a metodologia aplicada deve ser inspirada na época do edifício. Os interiores são muito trabalhados e actuais, mas sempre com apontamentos que nos fazem regressar à época original do edifício. Já no exterior, tentamos sempre intervir o mínimo possível no edifício, mantendo a sua originalidade ao máximo”.

Atenção ao detalhe e paixão são princípios presentes em todos os projectos.
Através da autocrítica e exigência, o atelier procura superar-se projecto a projecto, numa busca incansável pelo melhor desenho.

 

Projectos:

Infante – Rua Infante Dom Henrique, 39-45, Porto – 2020

Portas São João – Rua dos Mercadores, 77, Porto – 2018

Cedofeita – Rua de Cedofeita, 500, Porto – 2018

 

Gabinete:

MEIRELES ARQUITECTOS

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.