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Caso de Sucesso - Quando a velocidade e a metragem determinam as regras

Categoria:  Artigos Técnicos > Notícias Artigos técnicos

Publicado

JOFN7147

Reabilitação do Túnel de Montemor com o apoio da OBO Bettermann

O Túnel de Montemor, localizado na A9, Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL), em utilização desde 1995, destaca-se por estar integrado numa via de elevado tráfego e por permitir uma velocidade máxima de circulação de 120 kms/hora.

Entretanto, a manutenção desta velocidade ficou em causa com o surgimento de novas normas europeias, que definiram requisitos mais exigentes, para os túneis com mais de 500 metros. Estes requisitos vêm reforçar o nível de segurança rodoviária no túnel, desde a circulação, colisão, zonas de fuga, situação de fogo/incêndio.

O Túnel de Montemor tem mais de 700 metros de comprimento e, devido às novas normas, teve que ser reabilitado através de uma obra de grande envergadura, num prazo recorde de 6 meses, mantendo sempre a circulação rodoviária.

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Uma obra de 9 milhões de euros com grande complexidade e desafios, dos quais se destaca a execução da obra com um prazo reduzido e já com todos os testes e ensaios necessários realizados; convivência da execução da obra com a circulação rodoviária e também desafios técnicos associados à configuração arredondada do túnel e a dificuldade de encontrar soluções para esta tipologia.

IMG_0227IMG_0234

Fazia parte do projeto a substituição da iluminação e instalação de ventiladores de desenfumagem e para isso foram necessárias soluções de suportagem com resistência ao fogo, permitindo o funcionamento dos equipamentos de extração e iluminação, em especial a iluminação dedicada aos caminhos de fuga.

IMG_0215A OBO Bettermann foi convidada para o projeto pelo reconhecimento técnico das suas soluções para túneis e sistemas de manutenção de funções que cumprem as normas exigidas para a nova certificação do Túnel de Montemor.

De uma forma simplista os novos requisitos exigem que, em caso de incêndio, os caminhos de cabos tenham a capacidade de continuar a suportar os sistemas de iluminação e equipamentos de segurança para permitir a evacuação. A OBO Bettermann diferencia-se porque oferece um sistema completo de suportagem e de caminhos de cabos resistentes ao fogo como requerem as normas europeias e, não apenas caminhos de cabos resistentes ao fogo.

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A OBO Bettermann foi desde o início o parceiro para todas estas questões e encontrou sempre soluções, até personalizadas para o projeto. O facto de os produtos da OBO cumprirem os requisitos e as normas necessárias para este tipo de projetos pesou também no processo de escolha. Existem muitas empresas com soluções de suportagem mas nem todas dão garantias.”, refere o Eng. Bruno Reis, Diretor de Obra das instalações eletromecânicas do projeto do Túnel de Montemor na Mota-Engil.

6S6A0132

“No início do projeto percebeu-se que, devido à especificidade do mesmo, nenhum produto existente se adaptava à configuração do túnel. Houve então a necessidade de redesenhar as soluções de obra, durante o anteprojeto, que demorou cerca de 4 meses. Foi necessário fazer um fato à medida com o apoio técnico e de produção da OBO Bettermann. A maior especificidade foram as consolas que tiveram de ser redesenhadas para se adaptarem à curvatura do túnel, tudo isto em tempo recorde para cumprir os já apertados prazos do projeto. Todo o sistema de montagem, como as consolas, abraçadeiras e caminho de cabos, teriam de ser de fácil e rápida instalação e aí a OBO Bettermann apresentou também soluções à altura da exigência do projeto”, refere o Eng. Eduardo Pontes, Técnico Comercial da OBO Bettermann Portugal.

Os principais produtos instalados na reabilitação do Túnel de Montemor foram:

  • Caminhos de cabos em chapa perfurada galvanizada a quente;
  • Caminhos de cabos do tipo escada, igualmente galvanizada a quente;
  • Consola de fixação mural com diferentes tipos de ângulo de assentamento;
  • Perno de ancoragem e todos os acessórios necessários para fixação dos caminhos de cabos às respetivas suportagens.

Em suma a parceria entre a Mota-Engil e a OBO Bettermann permitiu ultrapassar os desafios inicialmente identificados:

Na Segurança, em particular em relação à manutenção de funções, as soluções da OBO Bettermann são tipificadas e certificadas de acordo com a norma DIN 4102-12;

Na necessidade de encontrar soluções personalizadas pela particularidade da obra, nomeadamente a amplitude do ângulo de curvatura do túnel e a localização especifica do traçado do sistema de caminho de cabos longitudinal que obrigou à criação de consolas especificas, devidamente tipificadas e certificadas para o efeito;

No tempo de concretização, e nesse sentido as soluções da OBO Bettermann para além de cumprirem os requisitos das normas têm a particularidade de serem estudadas de forma a agilizarem os tempos de execução/instalação, que também foram determinantes para minimizar as dificuldades de manutenção da circulação rodoviária durante a obra. Aqui destaca-se:

  • Caminho de cabos com encaixe rápido, do tipo Magic®, com reforço na sua união e que permite uma instalação muito mais rápida e robusta, quando comparados com outros fabricantes, conseguindo-se reduzir pelo menos em metade o tempo de instalação;
  • Maior distanciamento entre suportes, para igual capacidade de carga, o que permite diminuir a quantidade dos mesmos e diminuir também todos os acessórios (pernos/buchas) necessários à sua fixação e consequentemente o tempo de execução, com todos os custos daí decorrentes.

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“Foi uma parceria bastante positiva que permitiu encontrar uma solução técnica que cumprisse todos os requisitos e a OBO Bettermann conseguiu dar resposta, cumprindo prazos. Houve um empenho muito grande no projeto e destacou-se pela disponibilidade e flexibilidade para encontrar a solução adequada.”, conclui Eng. Bruno Reis da Mota-Engil.

Com esta reabilitação o Túnel de Montemor passou a estar conforme a nova legislação 2004/54/EG designada pelo Parlamento Europeu.

Mais Informações:

www.obo.pt

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Contacto

Ângela Leitão

aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

Caso de Sucesso - Quando a velocidade e a metragem determinam as regras

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JOFN7147

Reabilitação do Túnel de Montemor com o apoio da OBO Bettermann

O Túnel de Montemor, localizado na A9, Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL), em utilização desde 1995, destaca-se por estar integrado numa via de elevado tráfego e por permitir uma velocidade máxima de circulação de 120 kms/hora.

Entretanto, a manutenção desta velocidade ficou em causa com o surgimento de novas normas europeias, que definiram requisitos mais exigentes, para os túneis com mais de 500 metros. Estes requisitos vêm reforçar o nível de segurança rodoviária no túnel, desde a circulação, colisão, zonas de fuga, situação de fogo/incêndio.

O Túnel de Montemor tem mais de 700 metros de comprimento e, devido às novas normas, teve que ser reabilitado através de uma obra de grande envergadura, num prazo recorde de 6 meses, mantendo sempre a circulação rodoviária.

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Uma obra de 9 milhões de euros com grande complexidade e desafios, dos quais se destaca a execução da obra com um prazo reduzido e já com todos os testes e ensaios necessários realizados; convivência da execução da obra com a circulação rodoviária e também desafios técnicos associados à configuração arredondada do túnel e a dificuldade de encontrar soluções para esta tipologia.

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Fazia parte do projeto a substituição da iluminação e instalação de ventiladores de desenfumagem e para isso foram necessárias soluções de suportagem com resistência ao fogo, permitindo o funcionamento dos equipamentos de extração e iluminação, em especial a iluminação dedicada aos caminhos de fuga.

IMG_0215A OBO Bettermann foi convidada para o projeto pelo reconhecimento técnico das suas soluções para túneis e sistemas de manutenção de funções que cumprem as normas exigidas para a nova certificação do Túnel de Montemor.

De uma forma simplista os novos requisitos exigem que, em caso de incêndio, os caminhos de cabos tenham a capacidade de continuar a suportar os sistemas de iluminação e equipamentos de segurança para permitir a evacuação. A OBO Bettermann diferencia-se porque oferece um sistema completo de suportagem e de caminhos de cabos resistentes ao fogo como requerem as normas europeias e, não apenas caminhos de cabos resistentes ao fogo.

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A OBO Bettermann foi desde o início o parceiro para todas estas questões e encontrou sempre soluções, até personalizadas para o projeto. O facto de os produtos da OBO cumprirem os requisitos e as normas necessárias para este tipo de projetos pesou também no processo de escolha. Existem muitas empresas com soluções de suportagem mas nem todas dão garantias.”, refere o Eng. Bruno Reis, Diretor de Obra das instalações eletromecânicas do projeto do Túnel de Montemor na Mota-Engil.

6S6A0132

“No início do projeto percebeu-se que, devido à especificidade do mesmo, nenhum produto existente se adaptava à configuração do túnel. Houve então a necessidade de redesenhar as soluções de obra, durante o anteprojeto, que demorou cerca de 4 meses. Foi necessário fazer um fato à medida com o apoio técnico e de produção da OBO Bettermann. A maior especificidade foram as consolas que tiveram de ser redesenhadas para se adaptarem à curvatura do túnel, tudo isto em tempo recorde para cumprir os já apertados prazos do projeto. Todo o sistema de montagem, como as consolas, abraçadeiras e caminho de cabos, teriam de ser de fácil e rápida instalação e aí a OBO Bettermann apresentou também soluções à altura da exigência do projeto”, refere o Eng. Eduardo Pontes, Técnico Comercial da OBO Bettermann Portugal.

Os principais produtos instalados na reabilitação do Túnel de Montemor foram:

  • Caminhos de cabos em chapa perfurada galvanizada a quente;
  • Caminhos de cabos do tipo escada, igualmente galvanizada a quente;
  • Consola de fixação mural com diferentes tipos de ângulo de assentamento;
  • Perno de ancoragem e todos os acessórios necessários para fixação dos caminhos de cabos às respetivas suportagens.

Em suma a parceria entre a Mota-Engil e a OBO Bettermann permitiu ultrapassar os desafios inicialmente identificados:

Na Segurança, em particular em relação à manutenção de funções, as soluções da OBO Bettermann são tipificadas e certificadas de acordo com a norma DIN 4102-12;

Na necessidade de encontrar soluções personalizadas pela particularidade da obra, nomeadamente a amplitude do ângulo de curvatura do túnel e a localização especifica do traçado do sistema de caminho de cabos longitudinal que obrigou à criação de consolas especificas, devidamente tipificadas e certificadas para o efeito;

No tempo de concretização, e nesse sentido as soluções da OBO Bettermann para além de cumprirem os requisitos das normas têm a particularidade de serem estudadas de forma a agilizarem os tempos de execução/instalação, que também foram determinantes para minimizar as dificuldades de manutenção da circulação rodoviária durante a obra. Aqui destaca-se:

  • Caminho de cabos com encaixe rápido, do tipo Magic®, com reforço na sua união e que permite uma instalação muito mais rápida e robusta, quando comparados com outros fabricantes, conseguindo-se reduzir pelo menos em metade o tempo de instalação;
  • Maior distanciamento entre suportes, para igual capacidade de carga, o que permite diminuir a quantidade dos mesmos e diminuir também todos os acessórios (pernos/buchas) necessários à sua fixação e consequentemente o tempo de execução, com todos os custos daí decorrentes.

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“Foi uma parceria bastante positiva que permitiu encontrar uma solução técnica que cumprisse todos os requisitos e a OBO Bettermann conseguiu dar resposta, cumprindo prazos. Houve um empenho muito grande no projeto e destacou-se pela disponibilidade e flexibilidade para encontrar a solução adequada.”, conclui Eng. Bruno Reis da Mota-Engil.

Com esta reabilitação o Túnel de Montemor passou a estar conforme a nova legislação 2004/54/EG designada pelo Parlamento Europeu.

Mais Informações:

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Reabilitação do Túnel de Montemor com o apoio da OBO Bettermann

O Túnel de Montemor, localizado na A9, Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL), em utilização desde 1995, destaca-se por estar integrado numa via de elevado tráfego e por permitir uma velocidade máxima de circulação de 120 kms/hora.

Entretanto, a manutenção desta velocidade ficou em causa com o surgimento de novas normas europeias, que definiram requisitos mais exigentes, para os túneis com mais de 500 metros. Estes requisitos vêm reforçar o nível de segurança rodoviária no túnel, desde a circulação, colisão, zonas de fuga, situação de fogo/incêndio.

O Túnel de Montemor tem mais de 700 metros de comprimento e, devido às novas normas, teve que ser reabilitado através de uma obra de grande envergadura, num prazo recorde de 6 meses, mantendo sempre a circulação rodoviária.

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Uma obra de 9 milhões de euros com grande complexidade e desafios, dos quais se destaca a execução da obra com um prazo reduzido e já com todos os testes e ensaios necessários realizados; convivência da execução da obra com a circulação rodoviária e também desafios técnicos associados à configuração arredondada do túnel e a dificuldade de encontrar soluções para esta tipologia.

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Fazia parte do projeto a substituição da iluminação e instalação de ventiladores de desenfumagem e para isso foram necessárias soluções de suportagem com resistência ao fogo, permitindo o funcionamento dos equipamentos de extração e iluminação, em especial a iluminação dedicada aos caminhos de fuga.

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De uma forma simplista os novos requisitos exigem que, em caso de incêndio, os caminhos de cabos tenham a capacidade de continuar a suportar os sistemas de iluminação e equipamentos de segurança para permitir a evacuação. A OBO Bettermann diferencia-se porque oferece um sistema completo de suportagem e de caminhos de cabos resistentes ao fogo como requerem as normas europeias e, não apenas caminhos de cabos resistentes ao fogo.

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A OBO Bettermann foi desde o início o parceiro para todas estas questões e encontrou sempre soluções, até personalizadas para o projeto. O facto de os produtos da OBO cumprirem os requisitos e as normas necessárias para este tipo de projetos pesou também no processo de escolha. Existem muitas empresas com soluções de suportagem mas nem todas dão garantias.”, refere o Eng. Bruno Reis, Diretor de Obra das instalações eletromecânicas do projeto do Túnel de Montemor na Mota-Engil.

6S6A0132

“No início do projeto percebeu-se que, devido à especificidade do mesmo, nenhum produto existente se adaptava à configuração do túnel. Houve então a necessidade de redesenhar as soluções de obra, durante o anteprojeto, que demorou cerca de 4 meses. Foi necessário fazer um fato à medida com o apoio técnico e de produção da OBO Bettermann. A maior especificidade foram as consolas que tiveram de ser redesenhadas para se adaptarem à curvatura do túnel, tudo isto em tempo recorde para cumprir os já apertados prazos do projeto. Todo o sistema de montagem, como as consolas, abraçadeiras e caminho de cabos, teriam de ser de fácil e rápida instalação e aí a OBO Bettermann apresentou também soluções à altura da exigência do projeto”, refere o Eng. Eduardo Pontes, Técnico Comercial da OBO Bettermann Portugal.

Os principais produtos instalados na reabilitação do Túnel de Montemor foram:

  • Caminhos de cabos em chapa perfurada galvanizada a quente;
  • Caminhos de cabos do tipo escada, igualmente galvanizada a quente;
  • Consola de fixação mural com diferentes tipos de ângulo de assentamento;
  • Perno de ancoragem e todos os acessórios necessários para fixação dos caminhos de cabos às respetivas suportagens.

Em suma a parceria entre a Mota-Engil e a OBO Bettermann permitiu ultrapassar os desafios inicialmente identificados:

Na Segurança, em particular em relação à manutenção de funções, as soluções da OBO Bettermann são tipificadas e certificadas de acordo com a norma DIN 4102-12;

Na necessidade de encontrar soluções personalizadas pela particularidade da obra, nomeadamente a amplitude do ângulo de curvatura do túnel e a localização especifica do traçado do sistema de caminho de cabos longitudinal que obrigou à criação de consolas especificas, devidamente tipificadas e certificadas para o efeito;

No tempo de concretização, e nesse sentido as soluções da OBO Bettermann para além de cumprirem os requisitos das normas têm a particularidade de serem estudadas de forma a agilizarem os tempos de execução/instalação, que também foram determinantes para minimizar as dificuldades de manutenção da circulação rodoviária durante a obra. Aqui destaca-se:

  • Caminho de cabos com encaixe rápido, do tipo Magic®, com reforço na sua união e que permite uma instalação muito mais rápida e robusta, quando comparados com outros fabricantes, conseguindo-se reduzir pelo menos em metade o tempo de instalação;
  • Maior distanciamento entre suportes, para igual capacidade de carga, o que permite diminuir a quantidade dos mesmos e diminuir também todos os acessórios (pernos/buchas) necessários à sua fixação e consequentemente o tempo de execução, com todos os custos daí decorrentes.

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“Foi uma parceria bastante positiva que permitiu encontrar uma solução técnica que cumprisse todos os requisitos e a OBO Bettermann conseguiu dar resposta, cumprindo prazos. Houve um empenho muito grande no projeto e destacou-se pela disponibilidade e flexibilidade para encontrar a solução adequada.”, conclui Eng. Bruno Reis da Mota-Engil.

Com esta reabilitação o Túnel de Montemor passou a estar conforme a nova legislação 2004/54/EG designada pelo Parlamento Europeu.

Mais Informações:

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