Casa em Cantanhede

TUU Destaque Janeiro1

A ideia de projeto baseou-se na vontade de criar uma habitação que entendesse a circunstância da sua localização.
A volumetria do corpo superior inspira-se na construção tradicional dos palheiros da Tocha onde a função primordial era a proteção contra a intempérie fornecendo abrigo aos ventos marítimos. Esse elemento, assume-se com uma geometria simples, mas de textura densa, em oposição ao volume do rés do chão que se apresenta recortado permitindo diferentes momentos de comunicação entre o interior o exterior.

TUU Destaque Janeiro2
Num primeiro plano, o escritório assume-se como o rosto habitação. Uma pequena sisão anuncia a entrada fazendo a união entre o escritório e zona social. Aqui, o espaço interior funde-se com o exterior, que, sob a mesma cobertura e com recurso a um pé direito duplo criam diversas dinâmicas visuais entre os dois pisos da habitação. O espaço exterior prolonga-se para a parte posterior da habitação sendo novamente contido pela implantação da garagem.
Da alternância entre o cheio e o vazio nascem os diferentes espaços, interiores e exteriores, que, numa cumplicidade constante, se articulam entre si.

 

FICHA TÉCNICA
Projeto de Arquitetura e Coordenação de Projeto:
TUU – Building Design Management
Autores: Arquiteto Hugo Tocha

Designação: Casa em Cantanhede
Função: Habitação
Localização: Cantanhede
Data conclusão da obra: Não definida

 

TUU Destaque Janeiro fotoTUU Destaque Janeiro logoA TUU tem serviços especializados de Arquitetura, Engenharia e Gestão de Projeto, com as competências
e os recursos essenciais para acompanhar todas as fases de um processo construtivo. Somos líderes em modelação e serviços de arquitetura BIM, transformando a maneira como se produz e comunica o design de edifícios – Construímos antes da construção! A TUU tem como atividade principal a gestão integrada do processo criativo, estratégico e técnico.

Em 2017 a TUU lança a Buildtoo, uma plataforma online de gestão de processos construtivos, para a comunicação entre Gestores de Projetos e Investidores, focada no controlo dos prazos e custos, qualidade, e eficiência e eficácia das equipas. Em 2018, foi considerada uma das start- ups mais promissoras de Portugal e mais mediática da construção.

Em 2019 cria a Cityoo, uma plataforma digital que combina a observação de imagens de observação da Terra, BIM, big data e algoritmos poderosos, que promove a monitorização do território construído, permitindo identificar o potencial de construção de cada local e melhorar a qualidade de vida através da promoção da sustentabilidade na evolução do espaço urbano.

 

GABINETE:

TUU – BUILDING DESIGN MANAGMENT, LDA

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.