APEMIP na linha da frente na defesa dos interesses do setor imobiliário

Mesmo em tempo de pandemia a APEMIP terminou o ano de 2021 com um crescimento no número de associados. Entre o período de janeiro a novembro de 2021, registou 128 novos associados. Em comparação com o mês de novembro de 2020, em 2021 obteve um crescimento de 75%.

Direção da APEMIP - Da esquerda para a direita - Reinaldo Teixeira, Patrícia Barão, Paulo Caiado, Ana Avelar, João Nuno Magalhães, Sérgio Martins.Direção da APEMIP – Da esquerda para a direita: Reinaldo Teixeira – Patrícia Barão – Paulo Caiado –
Ana Avelar – João Nuno Magalhães – Sérgio Martins

Apesar do setor imobiliário ter sido um dos mais resistentes perante a pandemia, a APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal está na linha da frente na defesa dos interesses deste setor.

Fazendo face ao período que se vive, a associação terminou o ano de 2021 com um crescimento no número de associados. Entre o período de janeiro a novembro de 2021, registou 128 novos associados. Em 2021, a Associação obteve um crescimento de 75%, em comparação com o mês de novembro de 2020. Numa análise às várias regiões que constituem a APEMIP, destaque para um aumento de cerca de 90% dos associados sediados nos arquipélagos nos Açores e Madeira.

Estes números mostram como a mediação imobiliária tem dado a resposta ao mercado, que perante todas as adversidades, tem conseguido superar as expetativas das agências relativamente ao número de transações alcançadas no final do ano de 2021.

Para que a profissionalização de toda a fileira da mediação seja uma realidade já em 2022, a APEMIP apresentou vários contributos para consideração nas alterações à Lei que regula a atividade de Mediação Imobiliária, junto do IMPIC – Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção. Em estreita colaboração com o Órgão Regulador do setor da mediação imobiliária, a APEMIP apresentou medidas que poderão ser equacionadas e/ou tomadas, no sentido de melhorar a regulamentação afeta este setor, como por exemplo, no âmbito do licenciamento, formação profissional, fiscalização e deontologia.

Formação é fundamental para a atividade da mediação

No caminho da profissionalização da atividade da mediação imobiliária, a Academia de Formação da APEMIP apresentou, em 2021, números muito positivos. No total recebeu 2465 formandos e realizou 58 ações de formação.

A formação de Branqueamento de Capitais continua a ser o principal curso da Academia. Em 2021, formou 1399 pessoas, através de mais de 20 edições.

A nova formação de Acesso à Profissão de Agente Imobiliário (API) já formou mais de 300 profissionais do setor imobiliário. Até ao momento, foram realizadas cinco edições.

A APEMIP continuará a apostar na profissionalização do setor este ano, através do lançamento de novas formações, que darão seguimento à formação de Acesso à Profissão de Agente Imobiliário API, uma vez que é uma formação introdutória. Nos próximos meses, serão lançadas as seguintes formações: AGI (Agente Imobiliário), Avaliação Imobiliária e Sustentabilidade.

Paulo Caiado, presidente da APEMIPPaulo Caiado – presidente da APEMIP

“Para que a atividade da mediação imobiliária seja ainda mais profissional, é dever da APEMIP continuar a apostar na formação dos seus agentes e consultores. A transparência, a ética e a deontologia têm de fazer parte integrante desta atividade e a associação está empenhada em elevar a profissão do agente imobiliário”, avança Paulo Caiado, presidente da APEMIP.

Ações da APEMIP para 2022

Além do rebranding da marca e aposta nos canais digitais, através de uma comunicação mais moderna, a APEMIP pretende continuar a alcançar novos associados. É importante para a APEMIP ouvir diferentes perspetivas, conseguir gerar valor e contribuir para que o setor da mediação imobiliária continue a manter a boa reputação que alcançou até hoje.

A Associação participará também no SIL 2022 e em mais eventos no decorrer do próximo ano. No final de 2022, a APEMIP, juntamente com a APCMC, está também a planear um salão imobiliário no norte, que se realizará na EXPONOR – Feira Internacional do Porto.

Mais Informações:

www.apemip.pt

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.