Condomínio 5 Moradias em Colares

C001_3D16.RGB_color

O Presente Projeto Localiza-se em Colares, Sintra.
Trata-se de um loteamento de 5 Moradias num terreno onde a vegetação é bastante densa e luxuriante criando um ambiente bucólico.
Nesse sentido as Moradias são constituídas por planos Horizontais que se prolongam além do limite do edifício e são recortados nos locais onde estes encontram a natureza – árvores existentes.
Dada a natureza local que determina o espírito do lugar, as novas construções integram-se nesta Harmonia, preenchendo os vazios existentes.

92.19_moradias_Colares_3D_sala vista exterior92.19_moradias_Colares_3D_Sala vista cozinha
A ideia é construir 5 blocos de pedras (com cantos curvos, de forma a aproximá-los às formas orgânicas da natureza) posicionados estrategicamente entre a vegetação existente de modo a que a perceção seja que já existiam previamente no local.
As novas construções orgânicas recobertas por painéis de madeira, coexistirão com árvores existentes determinantes na imagem da paisagem local.

92.19 - 5 Moradias Colares_200417_C007_interior006_3D20
Este revestimento permite uma aproximação à matéria existente, ao mesmo tempo transmite uma sensação de conforto e tranquilidade.
Associado a isso temos um sistema construtivo de grande eficiência energética que permita ter casas sem manutenção e baixos custos de energia. O sistema de fachada ventilada adotado, com bom isolamento térmico exterior, permite que o gasto energético seja mínimo ou nulo devido à não existência de pontes térmicas.

92.19_moradias_Colares_3D_cozinha92.19_moradias_Colares_3D_Garagem
A preocupação em utilizar materiais locais e economicamente viáveis, eliminando desperdícios de fabricação e transporte, torna o processo construtivo mais eficiente. Os materiais escolhidos são isentos de manutenção e permitem maior durabilidade. Por outro lado, existe também uma grande preocupação na utilização de energias renováveis, como energia solar para aquecimento de águas sanitárias combinada com a reutilização de água da chuva para a rega de jardins.

FICHA TÉCNICA
Gabinete Projectista:
Humberto Conde Arquitectos
Colaboradores:
Filipa Costa, Sara Faria, Ricardo Abrunhosa.

Designação: Condomínio 5 Moradias em Colares
Função: Habitação
Localização: Colares, Sintra
Dono de Obra: Altair
Data conclusão da obra: 2023

 

HRA_Imagem GabineteModelHRA – Lisboa, fundada em 1998 por Humberto Conde, desenvolve projetos de diversas naturezas, onde se destacam o condomínio para habitação, comércio, serviços e unidade hoteleira no Campo Pequeno; e o condomínio de habitação e serviços
Estoril 153. Desenvolveu ainda o projeto de arquitetura do condomínio de habitação Terraços de Cascais; condomínio de habitação Quinta Vale Verde; residência de estudantes para o Instituto Politécnico de Santarém; sede da Sociedade de Reabilitação Urbana de Lisboa Ocidental; condomínio de habitação, comércio e serviços Amadora XXI; centro de piscinas Carcavelos XXI.

2006. Melhor Empreendimento Imobiliário pela Revista Imobiliária, Estoril 153.

2007. 4.º lugar no Concurso, novo edifício dos serviços da C. M. de Loures, com Rolf Reichert.

2010. 3.º lugar no Concurso, Museu da Água em Oeiras – Museu Água Vida.

2011. 3.º lugar no Concurso, Centro de Artes do Carnaval, em Torres Vedras.

2013. Menção Honrosa no Concurso [PACIFIC] Ocean Platform Prison – AC-CA.

2013. 2.º lugar no Concurso Archtriumph, pavilhão expositivo em Veneza; Menção Honrosa
no Concurso L.I.B.O. – Living in Borneo. 2015. 3.º lugar com o edifício residencial Terraços de Cascais.

 

GABINETE:

HUMBERTO CONDE, ARQUITECTOS (HRA-LISBOA, LDA.)

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.