Moradia Oeiras Golf

IMAGEM 3 - 3D exterior

A presente proposta tem como programa a construção de uma moradia unifamiliar T4, com 4 suites completas com casa de banho e closet privado, um escritório, uma sala de estar de grandes dimensões, uma sala de refeições, uma casa de banho social e um pátio exterior com jardim e piscina.

IMAGEM 2 - 3D exteriorIMAGEM 4 - 3D interior

ModelNo que concerne ao conceito como principal premissa, este projecto visa a simbiose do edifício com o exterior, com o Páteo privado e com os arranjos exteriores, privilegiando o contacto com a natureza envolvente. De forma a garantir esta dualidade interior-exterior sem constranger a privacidade, optou-se por desenvolver a volumetria do edifício em L, tendo a fachada a Norte e a fachada a Poente, com visibilidade para a rua principal e para o campo de golf, respetivamente, praticamente cegas no piso 0. Nas fachadas a Sul e a Nascente que dão para o Páteo interior temos grandes envidraçados exteriores. Por outro lado, esta organização também tira partido da orientação solar.

O projeto tem especial preocupação no que toca ao comportamento térmico do edifício, tanto na escolha dos materiais e processos construtivos como através dos sistemas de Energia.
Para que se chegue a um nível sustentável através de um consumo de energia parcialmente renovável e controlado, prevemos a instalação de uma bomba de calor de alta eficiência energética compatível com os coletores solares térmicos, que retiram a energia proveniente do sol para posteriormente a utilizar na climatização do edifício, nas águas sanitárias, nas máquinas de tratamento da piscina e no recuperador de calor.
No que diz respeita á qualidade do ar, prevemos a instalação de um sistema de ventilação do tipo VMC de duplo fluxo, que para além de assegurar a renovação permanente do ar na habitação e a sua qualidade, otimiza também o consumo de energia.

FICHA TÉCNICA
Arquitectura e coordenação: Arq.Ricardo Serra
Modelo 3D: Arq.André Cordeiro
Arquitectura Paisagista: Jardim Digital
Estruturas e especialidades: Arion Engenharia e Construção
Empreitada: ACN Engenharia e Construção

Designação: Moradia Oeiras Golf
Função: Moradia Unifamiliar T4
Localização: Oeiras, Lisboa
Data início da obra: Primeiro trimestre de 2022

 

IMAGEM APRESENTAÇÃO ATELIER RSLOGO GABINETERicardo Serra Estúdio de Arquitectura inicia a sua actividade em 2020 liderado por Ricardo Serra, arquitecto formado na Universidade Autónoma de Lisboa e membro da ordem dos arquitectos desde 2015.  No decorrer do ser percurso profissional, Ricardo Serra passou por Ateliers como Humberto Conde Arquitectos, Aires Mateus e Associados e WMR arquitectos, em Santiago do Chile.
O estúdio desenvolve todas as fases do projecto
de arquitectura e coordena todas as especialidades de engenharias necessárias ao projecto, assim como também garante a assistência à obra e a sua fiscalização. Tem parcerias com empresas de projetos de engenharia e construção civil, de forma a tornar mais eficiente todo o processo de construção e realização do produto final.
Quanto aos trabalhos já realizados, o estúdio orgulha-se da premiação máxima no concurso internacional para o Museu do Automovel e Rally de Portugal em Fafe, Braga, um projecto em parceria com o arquitecto David Quinas.
Dos projectos atualmente em desenvolvimento, destacam-se duas moradias unifamiliares, a Cabanas Golf e a Vale de Moura, assim como a ampliação e a reabilitação de uma moradia no Murtal.

 

GABINETE:

RICARDO SERRA ESTUDIO DE ARQUITECTURA

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.