SOLUÇÕES SECIL PARA O REFORÇO DE ESTRUTURAS E REPARAÇÃO DE BETÃO

B_Repara

Atualmente, quando se intervém estruturalmente nos edifícios existentes, os projetistas de estabilidade recorrem a diferentes metodologias, em função do estado e tipologia das estruturas, para as reforçar, dotando-as de uma nova capacidade e aptidão, procurando diminuir a vulnerabilidade dos edifícios e aumentar a confiança de quem os utiliza.

A SECIL, como maior grupo de materiais de construção 100% português, tem vindo a produzir e a fornecer muitas dessas soluções de reforço, prescritas, desde logo, quando a metodologia recai na criação de lâminas de compressão em betão projetado. A UNIBETÃO, com uma rede de mais de três dezenas de centrais de betão, cobre quase na totalidade o território continental, e disponibiliza o produto UNIPROJ por via seca ou por via húmida, com a caracterização mecânica ajustada a cada projeto e obra.

No entanto, a localização, as condições de acesso e as condicionantes particulares de cada obra tornam, muitas vezes, inviável o fornecimento destes betões a partir de uma central, mesmo quando a obra se situa no raio de influência desta. Por isso, a SECILTEK disponibiliza um conjunto de produtos incluídos na gama BETÃO-S que, não são mais do que microbetões ensacados, com desempenhos mecânicos que vão dos 15 MPa até mais de 37 MPa de resistência à compressão, aplicáveis por projeção mecânica com equipamentos de menor dimensão, adequando-se assim a qualquer obra, em qualquer localização.

Ocorrem ainda outras situações, nomeadamente em elementos verticais – pilares –, em que o “encamisamento” se revela a melhor técnica de reforço. Nestes casos, é fundamental recorrer a betões autocompactáveis, de que o melhor exemplo é a soluções UNIBAC da UNIBETÃO.

A presença do betão armado na construção, em todo o tipo de obras, tem hoje uma dimensão incalculável, pois, desde a primeira metade do século XX que a entrada do cimento Portland em grande escala provocou uma transformação das metodologias construtivas e dos materiais empregues. O betão mantém-se como um dos materiais de construção mais importantes embora uma grande maioria de estruturas em betão apresentem necessidades de reparação, por falta de manutenção ao longo dos anos.

A reparação de betão pode abranger operações que vão do tratamento das armaduras à mera proteção superficial, passando por reposições de espessuras, reparações estruturais e reparações estéticas. A SECILTEK disponibiliza a gama B-REPARA e reúne produtos específicos para cada uma destas aplicações.
De entre estas referências destacam-se as argamassas cimentícias de elevados desempenhos mecânicos, que têm a capacidade de restituir as condições mecânicas a elementos estruturais debilitados. Os produtos da gama B-REPARA têm enquadramento na norma EN-1504, que regula detalhadamente as caraterísticas, princípios e condições de aplicação de cada tipo de produto e fase das operações de reparação de betão.

 

Contactos:

www.seciltek.com
[email protected]

www.unibetao.pt
Portal Unibetão:
unibetao.secil.pt/novoportal

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.