REABILITA – Revestimentos à base de NHL para paredes antigas de pedra

150309104307IMG_7354

Os revestimentos de edifícios antigos são, normalmente, constituídos por uma sequência de camadas de argamassas com diferentes características. Cada camada cumpre uma função específica, para promover a aderência aos suportes, para regularizar e garantir a verticalidade às paredes e, finalmente, para conferir o acabamento final, que normalmente recebe um esquema de pintura posterior.

Quando intervimos no edificado antigo devemos manter, tanto quanto possível, os princípios técnicos da sua construção original, de forma a que os novos materiais e sistemas de revestimento sejam totalmente compatíveis com os pré-existentes.

A SECILTEK apresenta um esquema genérico para substituição integral de revestimentos em suportes de alvenaria antiga de pedra, constituído por argamassas formuladas exclusivamente à base de Cal Hidráulica Natural de produção própria. O produto REABILITA CAL CS promove uma consolidação dos elementos pétreos da alvenaria – encasque –, ao mesmo tempo que constitui camada de aderência – chapisco; o REABILITA CAL RB é o reboco de regularização que, aplicado na espessura necessária, confere o desempeno necessário; e o REABILITA CAL AC é um barramento delgado que possibilita a obtenção de uma textura de acabamento areada, muito fina, apta a receber pintura.

As texturas de acabamento de paredes foram diferindo ao longo do tempo, pelo que é possível encontrar edifícios antigos com rebocos de superfície muito rugosa ou de aspeto bastante liso. Por essa razão, a SECILTEK desenvolveu um novo produto designado comercialmente de REABILITA CAL AC FINO que é uma pasta de cal, fornecida no formato habitual de mistura pré-doseada seca, que aplicada na sequência do esquema genérico anterior, confere às superfícies uma textura completamente lisa. Este produto segue a mesma filosofia de formulação da gama REABILITA da SECILTEK, garantindo uma total compatibilidade com os suportes, nomeadamente em termos de permeabilidade ao vapor de água, apesar de resultar com aspeto liso.
Os esquemas de pintura que vão colorir este produto são os que habitualmente se recomendam em intervenções de reabilitação, de forma a garantir coerência técnica entre camadas.
Por isso, a SECILTEK disponibiliza na sua gama de produtos uma tinta de silicatos e respetivo primário, referências que poderão ser encontradas na gama ISOVIT, com as designações comerciais de ISOVIT REV SP e ISOVIT AD 25, respetivamente.

Estas, entre muitas outras argamassas que constituem a gama REABILITA CAL, são formuladas exclusivamente à base de Cal Hidráulica Natural e, especialmente por esta razão, desenvolvem propriedades que as tornam singularmente apropriadas para estes fins.

Destaque para o desenvolvimento graduar de resistências mecânicas, o baixo módulo de elasticidade, o excelente índice de permeabilidade ao vapor de água, o perfeito comportamento químico na presença de sais solúveis, eventualmente presentes nas alvenarias, e, por fim, uma trabalhabilidade ímpar, que torna mais fáceis intervenções que, à partida, se afiguram de difícil execução. Estas características tornam as argamassas REABILITA CAL a escolha ideal para os projetos de reabilitação de edifícios.

 

Mais Informações:

[email protected]

www.seciltek.com

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.