Savoy Residence Insular

EXTERIOR (1)

Do equilíbrio e harmonia entre diferentes expressões arquitetónicas surge o empreendimento habitacional “Savoy Residence Insular”, atualmente em construção num quarteirão do coração da cidade do Funchal, que albergará 49 unidades habitacionais de luxo, com tipologias entre o T0 e o T4, complementadas por 12 lojas.
A área de intervenção, apesar da sua inegável importância histórica, apresenta uma grande heterogeneidade no que se refere a dimensões, estilos arquitetónicos, tipologias e usos. O edifício mais marcante deste conjunto, e que teve também maior destaque nesta intervenção, foi a antiga unidade fabril da década de 1930 desativada – a Companhia Insular de Moagem –, cuja chaminé assume a sua presença enquanto elemento identitário, na envolvente urbana.

EXTERIOR 1INTERIORES (1)
Dado o seu estado de degradação, parte do quarteirão foi substituído por um novo corpo, reconfigurando-se assim a presença deste edificado na orgânica da cidade. O passado industrial foi o mote para a expressão arquitetónica deste novo volume, predominando materiais como o vidro, o ferro e o betão à vista. Também no interior a opção arquitetónica seguiu esta linha mais industrial, com a aplicação dos mesmos materiais, aos quais se juntam outros de cariz mais nobre como os mármores, e as madeiras, quer a nível dos pavimentos como no revestimento das paredes.

INTERIORES (2)INTERIORES (3)
Este diálogo entre presente e passado, inerente à conceção do projeto, manifestou-se também na utilização de elementos como sancas decorativas, molduras nos vãos e rodapés de recorte mais depurado e contemporâneo, com forte presença nos espaços, integrados num esquema de cores de grande neutralidade.
O predomínio do branco faz com que os materiais, e a atenção colocada no modo de os aplicar no espaço se evidenciem na configuração espacial.

 

FICHA TÉCNICA
Arquitectura:
RH+ Arquitectos

Designação: Savoy Residence Insular
Função: Habitação e comércio
Localização: Funchal
Data conclusão da obra: final de 2022

 

GABINETE_PRETO E BRANCOLOGOTIPO_RH+ ARQUITECTOSRoberto Castro e Hugo Gil Jesus fundaram o ateliê de arquitetura RH+ Arquitectos em 2007. A procura da inovação e criação de ambientes de referência norteiam as propostas arquitetónicas, mantendo sempre o foco nas necessidades e vontades específicas de cada projeto e cliente, premissas que se veem refletidas nas suas propostas arquitetónicas de programas variados como habitação, serviços e hotelaria. Entre os projetos já elaborados destacam-se o Saccharum Resort & Spa -, nomeado em 2015 para os Prémios “European Hotel Design Awards” e “WorldLuxury Hotel Awards” – e a participação no design de interiores do Savoy Palace Hotel.

Depois de ter sido distinguido, a nível nacional, com o Prémio de “Melhor Empreendimento de Habitação de 2019” nos Prémios do imobiliário BpiExpresso 2019, o Edifício Habitacional “Savoy Residence – Casa Branca” foi também eleito como vencedor, na categoria de eficício de Habitação nos Loop Design Awards 2020, um prémio anual criado a nível internacional para distinguir as obras de arquitetura e design de interiores de destaque.

 

GABINETE:

RH+ ARQUITECTOS

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.