Casa nos Saltos

Renders exterior 01

O projecto desenha-se sobre um terreno de forma rectangular, localizado no Monte, a cerca de 450m do mar. Confronta com um arruamento a Norte, outro a Nascente, e dois lotes vazios a Poente e Sul. A vista para Sul é soberba, sobre a baía do Funchal. A casa é acedida a Nascente, pelo Caminho dos Saltos, e emerge num só piso com volumes de diferentes alturas, semienterrada a Norte.
A vista não era efectivamente um requisito dos clientes, mas a possibilidade da casa desenvolver-se num só piso seduziu-os. Devido à orografia da ilha as oportunidades de construir casas térreas são raras.

Renders interior 01Renders interior 03
A entrada está localizada entre os dois primeiros volumes, seguida por um hall que é pontuado por um lanternim na cobertura. Por sua vez o hall conecta o corredor que percorre toda a moradia de Nascente a Poente, e que culmina num espaço também iluminado por um lanternim na cobertura. O segundo hall, que despoleta a rotação do último volume da composição. Um pequeno pátio rasga-se, para Sul, neste acto.
O corredor é a charneira entre os espaços de estadia (a Sul) e os espaços de serviços (a Norte). De nascente para poente, percorremos o volume do estacionamento (estacionamento e arrumos), o social (sala de jantar, sala de estar, cozinha e apendre), o dos quartos (três quartos, casas de banho, lavandaria e estendal no exterior), com destaque para a suite (quarto, walk-in closet, casa de banho e alpendre), que é o último e cuja geometria fá-lo destacar-se.

Renders interior 04Maquete 05
A volumetria convoca, no exterior, uma baía encabeçada pelos volumes mais altos (suite e social), cujos cantos são roídos por alpendres. Ao centro está a piscina que junta as duas geometrias da composição.
Toda a casa será isolada termicamente pelo exterior e revestida com argamassa de cal. A piscina é verde, como o jardim. A Norte uma barreira de cedros envolve a casa.

 

FICHA TÉCNICA
Arquitectura: AA. Arquitectos
Estabilidade: Métodos B Engenharia
Águas e Esgotos: Métodos B Engenharia
Térmica e Acústica: Métodos B Engenharia
Instalações Elétricas e ITED: Métodos B Engenharia
Climatização: Métodos B Engenharia

Designação: Casa nos Saltos
Função: Moradia Unifamiliar
Localização: Monte, Funchal, Ilha da Madeira
Data conclusão da obra: 2022

 

AA.Arquitectos_EquipaLogo AA Grey BackAA. Arquitectos é um colectivo de criativos em actividade no Funchal, Ilha da Madeira. Tem vindo a desenvolver ideias e projetos no âmbito da Arquitectura combinados com uma cuidadosa análise territorial e social, com um modo pragmático de realização. Colabora habitualmente com outros ateliers de arquitectura e práticas parentes. Adriana Henriques e André Ferreira, formados no ISCTE e IST em Lisboa, iniciam o percurso profissional com Paulo David Arquitecto, onde se conhecem. Formam o atelier em 2016.

Principais projectos em carteira:
Casa no Paúl, Paúl do Mar, Ilha da Madeira
Casa no Serrado da Adega, Câmara de Lobos, Ilha da Madeira
Casa no Pomarinho, Santa Cruz, Ilha da Madeira
Casas no Salão (habitação multifamiliar), Calheta, Ilha da Madeira
Casas nas Eiras, Santa Cruz, Ilha da Madeira

 

GABINETE:

AA. ARQUITECTOS

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.