“beach house”

01

A casa de praia tem como programa base uma tipologia tipo T4+1, onde se privilegiou a área social em “open space” e a possibilidade do estar contíguo no exterior no exterior com o prolongamento de áreas pavimentada para relaxar, comer ou conviver, que concorre para a valorização arquitetónica do conjunto.
O piso -1 de cave será um complemento dos piso superiores com 2,40m de pé-direito máximo, sendo formalizado opor uma em garagem fechada, com zona de manobra e acesso coberto com possibilidade parqueamento exterior, casas das máquinas e instalação sanitária.
O acesso principal será realizado a este nível, que dará acesso às escadas que a meio piso se desenvolve o escritório com pé direito mais alto, criando uma metodologia própria de utilização interna.
O piso 0 de r/chão é caracterizado por uma morfologia diferenciada, de zonas amplas de características sociais, com acesso através do hall é preconizada principalmente pelas escadas e por parede separadora que aglutina recuperador de calor, fazendo a ligação entre o espaço da sala e escritório que poderá servir como quarto, dispondo ainda de cozinha aberta com despesa. Sendo ainda de referenciar da existência de instalação sanitária de apoio e churrasco coberto para vidado para a zona posterior onde se desenvolverá a piscina.

0210
Quanto ao piso 1, vulgarmente designado por 1º andar, denominado zona íntima e noturna, com uma vivência mais resguardada, alberga três quartos, ginásio, instalações sanitárias, terraços e varandas.
Sendo impotentes ainda referir que teremos claraboia sobre as escadas que iluminará todo miolo interior da edificação, bem como a existência de ducto vertical para roupa, em todos os pisos a desembocar na casa das máquinas.
A piscina desenvolve-se na zona mais resguardado do lote, estrategicamente colocada no logradouro posterior quer por exigências funcionais, técnicas em relação aos demais edificados, obrigou a outro tipo de abordagem de forma a proporcionar a privacidade desejada.

051816
O espaço exterior é resultante do restante espaço envolvente, mas fundamental para a interligação de funções e dos espaços, visto que a zona de entrada é formalizada por áreas pavimentadas e francas áreas verdes, presenciada através das espécies arbóreas pontuais, sendo que se enuncia a indicação na planta de implantação o tratamento da zona de envolvente, que é diminuta e ressalva-se que á posteriori deve ser conveniente o tratamento por parte do requerente dos espaços exteriores do ponto de vista paisagístico. Nos logradouros adjacentes existem escadas de acesso aos diferentes patamares, de forma a existe interligação entre todos os espaços interiores e exteriores, quer na frente que na zona posterior.

 

FICHA TÉCNICA
Arquitetura: Telmo Marques, Arq.º

Designação: “beach house”
Função: Habitação
Localização:  Rua Mestre José Agostinho |, Lote 14 | Sítio da Nazaré | Nazaré
Dono de Obra: Inovação e Eficiência Construções, Unipessoal Lda.
Data conclusão da obra: Dezembro 2022

 

IMG_6604LOGO_TelmoMarquesArquitetoLicenciado em Arquitetura desde 2000, pela Universidade Lusíada de Lisboa, com um percurso profissional com maior expressão nos distritos de Lisboa e Santarém, principalmente nos concelhos de Arruda dos Vinhos, de onde é natural, e de Torres Novas cidade onde optou por se estabelecer em espaço próprio em 2016 dedicado ao estudo e elaboração de projetos de diversas áreas, tendo como base a arquitetura em todas as suas vertentes.
O seu trabalho abrange também um amplo leque de atividades no domínio da arquitetura, com especial destaque no desenvolvimento de projetos com assinatura, assessoria de avaliação imobiliária e consultadoria no âmbito da fiscalidade, bem como acompanhamento técnico e fiscalização de obras, e membro do Colégio Gestão, Direção e Fiscalização de Obras da Ordem dos Arquitectos desde 2019, com formação em segurança no trabalho da construção.
Cooperou como perito local de avaliação geral para o serviço de finanças de Torres Novas, no âmbito de realização de avaliações para o regime geral de avaliação fiscal de 2012 a 2015.
Especialização na propriedade rústica e formação específica em avaliação imobiliária pela ESAI – Escola Superior Actividades Imobiliárias, concluída em 2014, com complemento avançado em avaliações fiscais da propriedade urbana em 2015, pela mesma instituição.
Inscrito na Associação Nacional dos Avaliadores Imobiliários e na CMVM – Comissão de Mercados Valores Mobiliários, passou a prestar serviços de avaliador externo em várias empresas ligadas ao mercado económico e financeiro do ramo imobiliário.
Com curso de Especialização em Acústica de Edifícios desde 2019, frequentado na Ordem dos Arquitetos, e inscrito na Sociedade portuguesa de Acústica.
Formação em Execução de Arquitectura Paisagistica, frequentando na Arcoop, CRL desde maio 2021, em módulo de aperfeiçoamento a atualização de conceção de espaços exteriores, garante agora em conceção de projeto e em obra uma maior capacidade e conhecimentos, de forma a melhorar comportamentos e maior qualidade nas obras que intervém.

TRABALHOS EM CARTEIRA:
• Empreendimento habitacional e comercial “Quinta de São Miguel” – Duvas de Arruda, Lda.
• Loteamento urbano “AldeiasPark, Lda.”
• Reabilitação de Moinho “Senhor Doutor”
• Edifício habitacional “Residences Telheiro”

GABINETE:

TELMO ALEXANDRE GASPAR MARQUES – ARQUITECTO

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.