Dia da Sobrecarga da Terra – GROHE fornece dicas para #MovetheDate

  • Dia da Sobrecarga da Terra 2021 é hoje, três semanas antes face a 2020.
  • GROHE fornece dicas e truques para #MovetheDate.
  • E divulga o seu 3.º relatório de sustentabilidade.

GROHESustentabilidade1

O ano chegou a um fim repentino – pelo menos em termos de recursos. Hoje, 29 de julho de 2021, marca o dia em que consumimos e esgotámos todos os recursos e serviços ecológicos que a Terra pode regenerar o ano inteiro. Quanto mais tarde este dia chegar, melhor teremos gerido o nosso consumo de recursos. No entanto, as últimas décadas mostram que a data tende a ser mais cedo a cada ano.

Enquanto o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day em inglês) de 2020 foi a 22 de agosto – empurrado para a frente pelos confinamentos devido à pandemia –, os recursos deste ano são consumidos na totalidade três semanas antes. As principais causas são o aumento da pegada de carbono e a desflorestação1. Para referência, em 1970 foi a 29 de dezembro – sete meses mais tarde.

Como podemos #MovetheDate? As projeções mostram que reduzir as emissões globais de carbono em 50% iria mover o Dia da Sobrecarga da Terra em 93 dias – mais de três meses. Assim, marcas como a GROHE estão a trabalhar para reduzir as suas emissões de forma drástica. A GROHE é, desde abril de 2020, um dos primeiros fabricantes líderes na indústria sanitária a produzir com emissões neutras de CO 2. Mas as emissões de CO são apenas uma parte, pois há muitos outros recursos que é preciso tratar com cuidado, como a água. Por esta razão a GROHE se concentra em produtos que não só são eficientes em termos de água e de energia como seguem o conceito de design Cradle to Cradle® (C2C): em que um produto é projetado e fabricado com a intenção de usar todos os componentes no fim do seu ciclo de vida na criação de novos produtos. Para iniciar esta jornada circular a GROHE lançou quatro produtos best-sellers na versão C2C no nível gold.

GROHE_Tipp5_Veggie Bags2

Entretanto, a GROHE publicou o seu 3.º relatório de sustentabilidade. A marca tem vindo a reforçar o seu compromisso de sustentabilidade, que se foca em encontrar alternativas sustentáveis para o consumo de recursos e na prevenção do desperdício de resíduos. Como atesta o relatório recém-publicado, a GROHE conseguiu reduzir o consumo de água em 38,7%3 na produção. E não só suplantou de forma significativa a meta dos 20% definida em 2014, como a atingiu antes do prazo. E, com projetos como a Less Plastic Initiative, lançada em 2018, a GROHE estabeleceu como objetivo eliminar o plástico das embalagens. Resultado: poupou 32 milhões de embalagens de plástico até junho de 2021.

O relatório (em inglês) fornece também uma visão detalhada dos bastidores da gestão de sustentabilidade na GROHE e os sucessos alcançados nos últimos anos. Em 2019, por exemplo, 21.306 toneladas dos principais materiais utilizados na produção eram recicladas. Desta forma evita-se o desperdício e poupa-se na água que seria necessária para produzir novos materiais.

Dado que cada um de nós pode contribuir para #MovetheDate ao preservarmos os nossos recursos, a GROHE reuniu dicas úteis para nos inspirar:

Dica n.º 1: Aproveitar água da chuva para regar as plantas
Podemos reduzir o nosso consumo de água ao juntar a da chuva em recipientes e aproveitá-la para regar as plantas, enquanto estamos a ajudar a poupar emissões, pois quanto mais plantas cultivarmos mais dióxido de carbono é absorvido.

Dica n.º 2: Shampoo em barra e sabonete para reduzir o plástico
Dos shampoos aos condicionadores, passando pelos sabonetes e esfoliantes, a variedade de produtos em barra atende as preferências e necessidades individuais, sendo a solução perfeita para começarmos a tirar as inúmeras embalagens de plástico das nossas casas de banho.

Dica n.º 3: Aumentar a vida útil dos alimentos
É frequente a comida ser desperdiçada por se estragar mais rápido do que esperávamos. Há truques que aumentam a vida útil dos alimentos: colocar uma maçã no saco das batatas evita que estas grelem; ter morangos num frasco de vidro faz com que durem mais semanas; guardar cebolinho em água não só aumenta o tempo de vida como permite que continue a crescer4.

Dica n.º 4: Ter a tampa no tacho/panela enquanto cozinhamos
Há várias formas fáceis e inteligentes de poupar energia nas nossas casas. Uma é cozinhar com a tampa no tacho/panela: consome até menos 1/3 de energia, e poupamos cerca de 46 euros e 100kg de emissões de CO2 por ano se mantivermos a tampa em cinco cozinhados por semana5.

Dica n.º 5: Sacos para os vegetais nas compras
Seja no mercado semanal ou no supermercado: os legumes e a fruta não precisam de sacos de plástico ou papel, que vão logo para o lixo. Ter sacos de pano (ou similares) para os vegetais e a fruta é útil e prático: como ocupam pouco espaço, cabem nos bolsos da carteira/mochila ou até do casaco, e assim tem sempre um saco à mão.

Com estas dicas em mente, demos início ao novo ano de recursos de 2022 de melhor forma que o anterior, e tentemos #MoveTheDate tanto quanto pudermos de modo coletivo, aplicando os nossos maiores pontos fortes: previsão, inovação, e cuidarmos uns dos outros e do meio ambiente.

+++ Mais dicas úteis para poupar plástico no nosso novo hub de experiência digital GROHE X. +++

Mais Informações:

www.grohe.com

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.