Casa em Quiaios

3

A ideia de projeto baseou-se na vontade de criar uma habitação que entendesse a circunstância da sua localização.
A relação do volume tectónico com o espaço exterior projetado precipita-se sobre uma linha de água que se dilui na linha do horizonte, estabelecendo uma relação com o mar na sua plenitude.

2
A geometria da construção adaptou-se à condição do terreno, tirando o maior partido da paisagem e em simultâneo equacionando a privacidade necessária à vivência diária. Esta relação dicotómica pretende ser materializada, em parte, por planos em lâminas de madeira, que filtram e permitem o encerramento dos espaços. Procurou-se dessa forma possibilitar um contacto direto com o exterior e, em simultâneo, a possibilidade de guardar a vivência e privacidade dos espaços, quando assim desejado.

1
Na habitação, todos os compartimentos do edifício, quer seja na zona social, quer seja nos quartos, estabelecem uma dinâmica visual com a envolvente através do pátio exterior do piso térreo, de forma franca e direta.
Na sua volumetria basal foi gerado um corpo funcional principal (que articula as zonas sociais) coroada por pequenos volumes que permitem a procura de momentos de relação singular com a serra e com o mar.

FICHA TÉCNICA
Projeto de Arquitetura e Coordenação de Projeto:
TUU – Building Design Management
Autores: Arquiteto Hugo Tocha

Designação: Casa em Quiaios
Função: Habitação
Localização: Figueira da Foz
Data conclusão da obra: Não definida

 

tuuTUU_logo-02A TUU, fundada em 2016, com princípio base da criação de um serviço especializado de coordenação e gestão de projetos de edifícios. O objetivo dos fundadores, Hélder Loio, Hugo Tocha e Leonardo Crisóstomo, era posicionar a empresa ao lado do Dono de Obra, na defesa dos seus objetivos, zelando pelo seu investimento.
A Coordenação e Gestão de Projetos foram os primeiros serviço, contudo após a insistência dos clientes foram desenvolvidos o Projeto de Arquitetura e a Fiscalização de Empreitada.
Em 2017 a TUU lança a buildtoo, uma plataforma online de gestão de processos construtivos, para a comunicação entre Gestores de Projetos e Investidores, focada no controlo dos prazos e custos, qualidade, e eficiência e eficácia das equipas. Em 2018, foi considerada uma das startups mais promissoras de Portugal e mais mediática da construção.
O crescimento de 2019 permitiu aumentar a equipa, que conta com mais de 4 dezenas de colaboradores em Coimbra, e reforçar a de Lisboa. Em 2020 a TUU mudou para a nova sede: a URUBU!

Principais projetos:
Centro clínico UCARDIO;
Sede da EXTINTEL;
Ampliação da sede da SEW EURODRIVE

GABINETE PROJECTISTA:

TUU – BUILDING DESIGN MANAGMENT, LDA

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.