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Infraestrutura servirá a rede de metro, ligando a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia
O concurso público de conceção da nova ponte sobre o Douro que servirá a rede de metro, ligando a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, recebeu 27 propostas provenientes de todo o Mundo.
Fruto de um investimento de 50 milhões de euros, a nova ponte, que será executada entre 2023 e 2025, em simultâneo com a segunda linha de Gaia, vai nascer a cerca de 500 metros a nascente da Ponte da Arrábida. De acordo com informação divulgada pela Metro do Porto, "sendo parte fulcral da nova linha de Metro que servirá também a Estação das Devesas e impulsionando uma interface modal com os comboios, a nova ponte (tal como a linha) está inscrita no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e tem que estar concluída até 31 de dezembro de 2025”.
Após verificação e validação das propostas aceites a concurso, o júri vai selecionar as três candidaturas mais valorizadas. Esta equipa é composta por 11 elementos, entre eles o arquiteto Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker de 2011, em representação da Câmara do Porto. Integra ainda o painel Lúcia Leão Lourenço, que preside, Joana Barros, Victor Silva e Miguel Osório de Castro (os quatro representantes da Metro do Porto); Inês Lobo e Alexandre Alves Costa, (ambos em representação da Ordem dos Arquitetos); Rui Calçada e Júlio Appleton (indicados pela Ordem dos Engenheiros); Amândio Dias (da Direção Regional de Cultura do Norte) e Serafim Silva Martins (pela Câmara de Gaia). O projeto vencedor será conhecido no segundo semestre de 2021, depois da realização do concurso para a construção, sendo previsível que o arranque das obras aconteça nos primeiros meses de 2023.
Recorde-se que o concurso público internacional de conceção foi lançado em 16 de março, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.
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Infraestrutura servirá a rede de metro, ligando a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia
O concurso público de conceção da nova ponte sobre o Douro que servirá a rede de metro, ligando a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, recebeu 27 propostas provenientes de todo o Mundo.
Fruto de um investimento de 50 milhões de euros, a nova ponte, que será executada entre 2023 e 2025, em simultâneo com a segunda linha de Gaia, vai nascer a cerca de 500 metros a nascente da Ponte da Arrábida. De acordo com informação divulgada pela Metro do Porto, "sendo parte fulcral da nova linha de Metro que servirá também a Estação das Devesas e impulsionando uma interface modal com os comboios, a nova ponte (tal como a linha) está inscrita no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e tem que estar concluída até 31 de dezembro de 2025”.
Após verificação e validação das propostas aceites a concurso, o júri vai selecionar as três candidaturas mais valorizadas. Esta equipa é composta por 11 elementos, entre eles o arquiteto Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker de 2011, em representação da Câmara do Porto. Integra ainda o painel Lúcia Leão Lourenço, que preside, Joana Barros, Victor Silva e Miguel Osório de Castro (os quatro representantes da Metro do Porto); Inês Lobo e Alexandre Alves Costa, (ambos em representação da Ordem dos Arquitetos); Rui Calçada e Júlio Appleton (indicados pela Ordem dos Engenheiros); Amândio Dias (da Direção Regional de Cultura do Norte) e Serafim Silva Martins (pela Câmara de Gaia). O projeto vencedor será conhecido no segundo semestre de 2021, depois da realização do concurso para a construção, sendo previsível que o arranque das obras aconteça nos primeiros meses de 2023.
Recorde-se que o concurso público internacional de conceção foi lançado em 16 de março, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.
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Infraestrutura servirá a rede de metro, ligando a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia
O concurso público de conceção da nova ponte sobre o Douro que servirá a rede de metro, ligando a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, recebeu 27 propostas provenientes de todo o Mundo.
Fruto de um investimento de 50 milhões de euros, a nova ponte, que será executada entre 2023 e 2025, em simultâneo com a segunda linha de Gaia, vai nascer a cerca de 500 metros a nascente da Ponte da Arrábida. De acordo com informação divulgada pela Metro do Porto, "sendo parte fulcral da nova linha de Metro que servirá também a Estação das Devesas e impulsionando uma interface modal com os comboios, a nova ponte (tal como a linha) está inscrita no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e tem que estar concluída até 31 de dezembro de 2025”.
Após verificação e validação das propostas aceites a concurso, o júri vai selecionar as três candidaturas mais valorizadas. Esta equipa é composta por 11 elementos, entre eles o arquiteto Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker de 2011, em representação da Câmara do Porto. Integra ainda o painel Lúcia Leão Lourenço, que preside, Joana Barros, Victor Silva e Miguel Osório de Castro (os quatro representantes da Metro do Porto); Inês Lobo e Alexandre Alves Costa, (ambos em representação da Ordem dos Arquitetos); Rui Calçada e Júlio Appleton (indicados pela Ordem dos Engenheiros); Amândio Dias (da Direção Regional de Cultura do Norte) e Serafim Silva Martins (pela Câmara de Gaia). O projeto vencedor será conhecido no segundo semestre de 2021, depois da realização do concurso para a construção, sendo previsível que o arranque das obras aconteça nos primeiros meses de 2023.
Recorde-se que o concurso público internacional de conceção foi lançado em 16 de março, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.