Reabilitação: Vila “Martim Moniz”

01

Localizado no núcleo histórico da cidade, encostado a um troço bem conservado da cerca Fernandina, não se lhe conhece data de construção original. De arquitectura corrente, vernacular, pela sua tipologia será de construção anterior ao grande terramoto, inserido ao que seria considerado o interior da cerca do castelo. Na sua origem identifica-se o aproveitamento de estruturas construídas mais antigas, estando bem implantado na envolvente, com uma tipologia em pátio popular voltado sobre si mesmo, utilizando a pendente do terreno e muros de contenção de terras, para se “encaixar” naturalmente no declive do terreno. Atrás de uma fachada simples, com vãos assimétricos e sem elementos de ressalva, surge um pedaço de vivência da cidade desaparecida e que interessa manter e revitalizar.

02
Utilizando os seus volumes e relações formais originais, todas as construções e fases de intervenção que sofreu foram analisadas. Das vidas passadas do imóvel manteve-se a essência original, limpando-se o espaço para o abrir ao pátio garantindo o ambiente tradicional de origens mouriscas. Mantém-se a função habitacional com a adaptação das fracções que, reconfiguradas, se maximizam nas relações interior/exterior. Reabilitando a estrutura com a atenção e o cuidado que também a forma de viver o espaço merece, inserem-se nas novas relações dos volumes elementos de conforto e contemporaneidade assumida, como forma de marcar a passagem pelo nosso tempo. Surgem 12 frações de tipologia pequena mas com acabamentos e materiais escolhidos para se fundirem ao espaço e reabilitando o edifício e a forma de viver a cidade.

0304
Criam-se espaços cosmopolitas mas com história, garantindo-se a volta ao bairro e novos modos de olhar a intervenção na cidade e no património em que a funcionalidade é essencial.

FICHA TÉCNICA
Arquitectura: Vector Urbano Arqts.: Carina Milheiro de Oliveira, Ricardo Jorge Pires,
Nuno Alexandre Gomes
Engenharia Civil: Nuno Alves,
Engenharia Electrotecnia:
Turn – técnicas de Engenharia Mecânica e AVAC: About Buildings

Designação: Reabilitação: Vila “Martim Moniz”
Função: Habitação
Localização: Travessa de Gaspar Trigo, 13 a 19, Lisboa
Data conclusão da obra: Janeiro 2023

 

Foto_Carina e RicardoVU_logo_quadradoGabinete formado em 2013 por dois Arquitectos, baseando-se no conhecimento da cidade e dos seus modos como forma de intervir no património construído. Com uma equipa de profissionais experientes nos campos da engenharia, design e decoração, tem vasta experiência em espaços comerciais, de hotelaria e serviços, acompanhando desde o estudo de viabilidade dos imóveis até à sua concepção e decoração, com rigor de execução e coordenação do projeto.

Projectos em Carteira
Adaptação de edifício para Hotel, R. Áurea, Lisboa
Adaptação de edifício para Hotel,
R. da Madalena, Lisboa
Adaptação de edifício para Hotel,
R. de O Século, Lisboa
Adaptação de edifício para Hotel,
Largo de S. Domingos, Lisboa
Alteração de edifício de espetáculos,
R. da Glória, Lisboa
Ampliação de edifício habitacional,
Av. Almirante Reis, Lisboa
Ampliação de edifício habitacional,
R. da Prata, Lisboa
Ampliação de edifício Habitacional,
R. Pinheiro Chagas, Lisboa
Construção de Edifício Habitacional,
Braço de Prata, Lisboa
Construção de Edifício Habitacional,
R. da Manutenção, Lisboa

 

GABINETE PROJECTISTA:

Vector Urbano, Arquitectos

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.