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OPINIÃO: A COMUNICAÇÃO QUE MARCA A DIFERENÇA NO SEU NEGÓCIO

Categoria:  Artigos de Opinião

Publicado

foto so online

AC0A6123

Ana Mafalda Flores CEO & Founder, Mafalda Flores Communication & PR

Negócios especializados de impacto são diferentes, pelo que a sua comunicação também deve ser. Um bom plano estratégico, adaptado à área de atuação, faz toda a diferença, onde a clareza do propósito é fulcral: qual a causa e que impacto positivo se deseja criar na sociedade?

Os pressupostos base de uma boa comunicação assentam no tipo de mensagem, ações, forma e canais de divulgação escolhidos pela organização, de forma a influenciar os seus públicos quanto à imagem, qualidade e credibilidade da mesma. Com isto, cria-se um relacionamento de confiança, que se torna em vantagem competitiva para a marca, fortalecendo o seu posicionamento, nível de reputação e consequente crescimento do negócio.

Numa perspetiva mais abrangente a comunicação é, efetivamente, a maneira como as organizações se comunicam com os seus públicos e como estes interpretam essa mensagem.     A definição de um bom plano estratégico, concertado com as políticas internas da empresa, torna-se fundamental, sendo necessário a correlação entre diversas áreas, destacando-se entre elas a Assessoria de Imprensa, as Relações Públicas e o Marketing digital, como sendo as mais eficazes na vertente da divulgação, credibilidade e reputação.                                                                                  Cada uma destas ‘técnicas’ possui sua importância, impactando diferentes públicos com o objectivo de tornar a marca conhecida de forma positiva, tanto para o público externo quanto o interno.

Em áreas de especialidade como a arquitectura, a engenharia, a construção e afins, não é diferente no que se refere à reputação. A necessidade de haver uma confirmação da credibilidade e qualidade nos projectos e respectivos serviços prestados, por parte dos clientes, é tão ou mais premente que em qualquer outro setor de atividade.

É certo que vemos com maior frequência exemplos de estratégias e ativações de marca em segmentos para grandes massas e/ou nichos de mercado específicos, mas efetivamente, os sectores mais técnicos e especializados necessitam da mesma atenção.

AC0A6216Até porque num mercado competitivo, assumir uma estratégia de comunicação integrada onde a reputação potência a notoriedade, pode ser uma alavanca para o crescimento da empresa, uma vez que as perceções dos clientes correspondem à realidade comunicada. O objectivo é criar marcas que marcam. Daí a relevância de existir um alinhamento entre a visão, missão e uma comunicação efetiva de dentro para fora.

Portanto, investir na comunicação é investir na imagem e credibilidade da organização, criando uma relação forte e de confiança com os seus públicos. Sendo uma vantagem competitiva face à concorrência, fortalece o posicionamento, incentiva a procura e, consequentemente, leva

ao crescimento do negócio.

Marcas que marcam… marcam pela diferença!

+351 935 058 588  |  mf@mafaldaflores.pt

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aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

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Negócios especializados de impacto são diferentes, pelo que a sua comunicação também deve ser. Um bom plano estratégico, adaptado à área de atuação, faz toda a diferença, onde a clareza do propósito é fulcral: qual a causa e que impacto positivo se deseja criar na sociedade?

Os pressupostos base de uma boa comunicação assentam no tipo de mensagem, ações, forma e canais de divulgação escolhidos pela organização, de forma a influenciar os seus públicos quanto à imagem, qualidade e credibilidade da mesma. Com isto, cria-se um relacionamento de confiança, que se torna em vantagem competitiva para a marca, fortalecendo o seu posicionamento, nível de reputação e consequente crescimento do negócio.

Numa perspetiva mais abrangente a comunicação é, efetivamente, a maneira como as organizações se comunicam com os seus públicos e como estes interpretam essa mensagem.     A definição de um bom plano estratégico, concertado com as políticas internas da empresa, torna-se fundamental, sendo necessário a correlação entre diversas áreas, destacando-se entre elas a Assessoria de Imprensa, as Relações Públicas e o Marketing digital, como sendo as mais eficazes na vertente da divulgação, credibilidade e reputação.                                                                                  Cada uma destas ‘técnicas’ possui sua importância, impactando diferentes públicos com o objectivo de tornar a marca conhecida de forma positiva, tanto para o público externo quanto o interno.

Em áreas de especialidade como a arquitectura, a engenharia, a construção e afins, não é diferente no que se refere à reputação. A necessidade de haver uma confirmação da credibilidade e qualidade nos projectos e respectivos serviços prestados, por parte dos clientes, é tão ou mais premente que em qualquer outro setor de atividade.

É certo que vemos com maior frequência exemplos de estratégias e ativações de marca em segmentos para grandes massas e/ou nichos de mercado específicos, mas efetivamente, os sectores mais técnicos e especializados necessitam da mesma atenção.

AC0A6216Até porque num mercado competitivo, assumir uma estratégia de comunicação integrada onde a reputação potência a notoriedade, pode ser uma alavanca para o crescimento da empresa, uma vez que as perceções dos clientes correspondem à realidade comunicada. O objectivo é criar marcas que marcam. Daí a relevância de existir um alinhamento entre a visão, missão e uma comunicação efetiva de dentro para fora.

Portanto, investir na comunicação é investir na imagem e credibilidade da organização, criando uma relação forte e de confiança com os seus públicos. Sendo uma vantagem competitiva face à concorrência, fortalece o posicionamento, incentiva a procura e, consequentemente, leva

ao crescimento do negócio.

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Negócios especializados de impacto são diferentes, pelo que a sua comunicação também deve ser. Um bom plano estratégico, adaptado à área de atuação, faz toda a diferença, onde a clareza do propósito é fulcral: qual a causa e que impacto positivo se deseja criar na sociedade?

Os pressupostos base de uma boa comunicação assentam no tipo de mensagem, ações, forma e canais de divulgação escolhidos pela organização, de forma a influenciar os seus públicos quanto à imagem, qualidade e credibilidade da mesma. Com isto, cria-se um relacionamento de confiança, que se torna em vantagem competitiva para a marca, fortalecendo o seu posicionamento, nível de reputação e consequente crescimento do negócio.

Numa perspetiva mais abrangente a comunicação é, efetivamente, a maneira como as organizações se comunicam com os seus públicos e como estes interpretam essa mensagem.     A definição de um bom plano estratégico, concertado com as políticas internas da empresa, torna-se fundamental, sendo necessário a correlação entre diversas áreas, destacando-se entre elas a Assessoria de Imprensa, as Relações Públicas e o Marketing digital, como sendo as mais eficazes na vertente da divulgação, credibilidade e reputação.                                                                                  Cada uma destas ‘técnicas’ possui sua importância, impactando diferentes públicos com o objectivo de tornar a marca conhecida de forma positiva, tanto para o público externo quanto o interno.

Em áreas de especialidade como a arquitectura, a engenharia, a construção e afins, não é diferente no que se refere à reputação. A necessidade de haver uma confirmação da credibilidade e qualidade nos projectos e respectivos serviços prestados, por parte dos clientes, é tão ou mais premente que em qualquer outro setor de atividade.

É certo que vemos com maior frequência exemplos de estratégias e ativações de marca em segmentos para grandes massas e/ou nichos de mercado específicos, mas efetivamente, os sectores mais técnicos e especializados necessitam da mesma atenção.

AC0A6216Até porque num mercado competitivo, assumir uma estratégia de comunicação integrada onde a reputação potência a notoriedade, pode ser uma alavanca para o crescimento da empresa, uma vez que as perceções dos clientes correspondem à realidade comunicada. O objectivo é criar marcas que marcam. Daí a relevância de existir um alinhamento entre a visão, missão e uma comunicação efetiva de dentro para fora.

Portanto, investir na comunicação é investir na imagem e credibilidade da organização, criando uma relação forte e de confiança com os seus públicos. Sendo uma vantagem competitiva face à concorrência, fortalece o posicionamento, incentiva a procura e, consequentemente, leva

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