OPINIÃO: Pavimentos Industriais e Comerciais, qual a escolha certa, Epóxi ou Poliuretano?

BF-foto SO ONLINE

Bruno Fialho
Archtectural & Engineering Consultat – Stonhard

No contexto de revestimentos para pavimentos, grande parte das soluções apresentadas são em epóxi ou em poliuretano. Ambas opções são validas, porque são fortes e duradouras, podendo, inclusive, ser usadas em muitos dos mesmos setores de atividade.
Os revestimentos em epóxi e em poliuretano oferecem durabilidade e baixa manutenção é um facto, mas há diferenças significativas e importantes que devem ser consideradas.
Foquemo-nos em primeiro lugar nos sistemas de revestimento em epóxi.

O que é revestimento epóxi?
Os revestimentos epóxi são feitos de uma combinação de resinas e endurecedores, para criar um material forte e durável, que essencialmente se tornam parte da estrutura quando instalados. Os sistemas de epóxi fornecem recursos duráveis, com a garantia de resistência ao desgaste sob condições adversas, como seja o tráfego intenso. Estes pavimentos, muitas vezes contínuos, têm a vantagem de serem fáceis de limpar e, ao mesmo tempo, oferecerem uma gama ilimitada de cores e designs. Os pavimentos em epóxi também podem ser apresentados em diversos acabamentos, como brilho, semibrilho e mate, para atender a uma satisfação estética ou às necessidades identificadas.

Quais os benefícios de um pavimento em epóxi?
Além de uma ampla gama de opções de design, incluindo padrões, combinações de cores e logótipos personalizados, os sistemas de epóxi de qualidade oferecem muitos benefícios de desempenho, como a resistência química, por exemplo, permitindo que os pavimentos resistam a derramamentos e a produtos de limpeza agressivos. Alguns revestimentos em epóxi são formulados para áreas especiais e apresentam elementos condutores para fornecer controlo estático. Este conceito adequa-se a várias indústrias como a produção de produtos eletrónicos e farmacêuticos, onde os regulamentos rígidos devem ser respeitados para garantir a segurança de todos e proteger produtos e equipamentos. Os sistemas de epóxi também são altamente eficazes e populares em concessionários auto, espaços comerciais, fábricas, escolas e faculdades e instalações aeroespaciais.

O que é revestimento em poliuretano?
O poliuretano (também conhecido como uretano) é um polímero que forma ligações firmes, quando instalado sobre betão. Pavimentos em poliuretano são reconhecidos pela sua longevidade e pelo aspeto/acabamento. Alguns revestimentos em poliuretano apresentam fórmulas de baixo COV (Compostos Orgânicos Voláteis), para melhorar a qualidade do ar interior durante o processo da instalação. São conhecidos por serem de fácil limpeza. Então, o que os difere dos sistemas de epóxi?

GEJA low res met logo
Quando a temperatura é um problema, o revestimento em poliuretano é a solução!
Uma propriedade exclusiva de alguns sistemas de poliuretano é a capacidade de resistir a choques e ciclos térmicos. As propriedades dos sistemas de poliuretano permitem que resistam à exposição a temperaturas extremas e mudanças de temperatura, devido ao processamento, equipamento e lavagens de alta temperatura, etc. É por esta razão que é recomendado para cozinhas comerciais e indústria de alimentos e bebidas. Além disso, os sistemas de pavimentos em poliuretano podem suportar temperaturas de congelamento em refrigeradores e espaços de armazenamento refrigerado. Ainda assim, os revestimentos em poliuretano não são só recomendados apenas pelo seu excelente desempenho em temperaturas variadas. São também são usados em hospitais, escolas, entre outros.

Mantendo os espaços limpos, silenciosos e confortáveis com revestimento em poliuretano.
Devido às propriedades ergonómicas, resilientes, de redução de ruído e de resistência a manchas, os pavimentos em poliuretano também são preferidos para salas de cirurgia, salas de emergência, em unidades hospitalares em geral. Devido ao facto de serem pavimentos contínuos, os sistemas de poliuretano são naturalmente antimicrobianos, tornando assim o ambiente mais limpo e livre de bactérias, fungos e bolores, em comparação com os sistemas de revestimentos tradicionais que se unem ou simplesmente o caso dos mosaicos com pontos de união. A redução de ruído e a facilidade de manutenção e limpeza são igualmente importantes em ambientes educacionais, onde também podem fornecer opções de design atraentes.

Ainda com dúvidas na decisão entre epóxi e poliuretano?
Na Stonhard, há praticamente um século que fornecemos um serviço comprovado e de fonte única. A nossa equipa de especialistas em revestimentos pode orientá-lo até à escolha certa para o que precisa, fornecendo informações sobre os produtos e o respetivo processo de instalação, bem como detalhes da garantia, que no nosso caso é uma Garantia de Fonte Única. Na Stonhard não existe, desde o projecto até a sua conclusão (entrega chave na mão) o canal ” intermédio” talvez seja por isso que somos conhecidos pela empresa da Garantia de Fonte Única.
É desta forma que produzirmos e instalarmos os nossos sistemas de revestimentos para as condições do seu espaço, dedicado à sua satisfação e necessidades, permitindo que a dinâmica de trabalho decorra sem problemas, por muitos anos.

 

 

 

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.