Quem é Quem: Afaconsult. Conheça o Atelier aqui!

Afaconsult

Engenharia

 

quem e quem afaconsult——————————————————————————————————————————————-
NOTA INTRODUTÓRIA

No Quem é Quem de hoje, revelamos o percurso de uma personalidade ligada à Arquitectura ou Engenharia. Nesta edição vamos ficar a conhecer Quem é Afaconsult.

——————————————————————————————————————————————-

Rui Furtado nasce no Porto em 1959 e licencia-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto em 1982, altura em que inicia a sua actividade profissional. Hoje é Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros e Especialista de Estruturas.

Em 2012 foi Professor Convidado da cadeira “Analysis of Structures” do Curso de Arquitectura leccionado na “University of Saint Joseph” em Macau.

Nesse mesmo ano aceita o convite para leccionar as cadeiras de “Sistemas Estruturais I” e “Estática I” no curso de Arquitectura da Universidade Lusófona,o que faz até hoje.
Tem como sua principal ocupação a direcção da Afaconsult – Empresa de Projectos Multidisciplinares – onde promove a prática de uma filosofia de projecto integrado como forma de melhorar o resultado final – O Edifício.

Na sua abordagem aos projectos vê a integração da Estrutura como potencializadora do resultado Arquitectónico dos Edifícios. A leveza dos edifícios e a racionalidade da sua construção tem sido os principais objectivos dos projectos que tem desenvolvido nos últimos anos.

Nos 36 anos de prática profissional participou e liderou numerosos projectos de estruturas destacando-se: o Estádio Municipal de Braga, a Casa da Música no Porto, o Museu Paula Rego em Cascais, o Pavilhão Português na Bienal de Veneza em 2008, o Teatro Thalia em Lisboa, o Estoril Sol Residence em Cascais, 2 Torres em Zenghzou, China, 2 Torres em Milão (Lotto Rd), o MAC – Museu de Arte Contemporânea para a USP em São Paulo, o Novo Museu dos Coches em Lisboa, a Sede da EDP em Lisboa, o Museu MAAT em Lisboa, as Instalações SP21 da SAKTHI em Águeda, a Nova Sede da EDP em Lisboa, a Estação Brasileira “Comandante Ferraz” na Antártica (em construção), estando actualmente a trabalhar nos projectos Museu MUDAC e Elysée em Lausanne (em construção) e a “Cité de la Musique” em Geneve.
Em 2005 ganhou o Prémio “Secil Engenharia Civil” com o Estádio Municipal de Braga.

Projectos:

– Estação Antártica Comandante Ferraz [Antártica – 2019]
– Museu Maat [Lisboa – 2016]
– Estádio Municipal de Braga [Braga – 2003]

Gabinete:

Afaconsult

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.