Habitação Multifamiliar e Serviços

1

O complexo habitacional de habitação multifamiliar , comércio localizado no centro de  Vila Nova de Famalicão junto ao Parque de Sinçães contemplará no seu complexo um hotel.
Os edifícios são dois volumes separados por uma praça central que funciona como elemento aglutinador das diferentes vivências que estes dois edifícios vão proporcionar. A articulação dos  diferentes usos foram estrategicamente posicionadas com base em onde elas são mais necessárias: as lojas adicionam actividade à rua da cidade, estão voltadas para o parque, acrescentando vida e movimento à área , proporcionando óptimas oportunidades para famílias com crianças.

2
Os dois edifícios dão primazia as fachadas orientadas a sudoeste e sudeste tem os vãos envidraçados de maior dimensão e as fachadas orientadas a noroeste e nordeste  os  vãos envidraçados são de  menor dimensão para uma maior  eficiência térmica. A projecção da laje da cobertura assim como as lajes das varandas permite efectuar um controle da incidência da luz solar diminuindo as necessidades de arrefecimento no verão. A rotação das varandas garante maior privacidade a cada fracção, proporcionando as melhores vistas – para o maior número de residentes. Este jogo de luz /sombra provocada pela rotação das varandas e pelo prolongamento das lajes  da cobertura trazem uma interpretação moderna ao ambiente construído existente, criando um diálogo harmonioso entre o edifício  e as formas orgânicas da paisagem natural do parque .

5
A praça central apresenta duas cotas, uma cota destinada ao acesso aos edifícios de habitação e uma outra  cota destinada ao espaço  de lazer do futuro hotel. O desenho das áreas verdes realça e aproxima o parque de Sinçães. Os percursos pedonais de acesso as habitações afastam-se das habitações através das áreas ajardinadas  garantindo  uma maior privacidade as fracções localizadas no R/c. A uma cota superior situa-se área exterior do hotel “esplanada “permitindo que os utentes do hotel usufruam visualmente deste  este espaço verde exterior garantindo uma adequada vivencia espacial entre estes diferentes usos.

ME - 08 - implantação 1_500
Os dois blocos dividem-se em 6 pisos destinados habitação, sendo o piso -1  misto comércio/ estacionamento e  o piso -2  estacionamento .
No piso do r/c destina-se, exclusivamente, a habitação, em cada bloco existem a tipologia de T2 e T1, além das áreas comuns.
O 1º,2 ,3º, 4º e 5  piso, também destinados, exclusivamente, a habitação possuem tipologias T3 e  T4.

FICHA TÉCNICA
Equipa Técnica:
MJARC Arquitetos
Fase: Estudo Prévio

Designação: Habitação Multifamiliar e Serviços
Função: Habitação e Serviços
Localização: Vila Nova de Famalicão
Data conclusão da obra: Setembro 2022

 

MJARCSimbolo MJARCMaria João Andrade Co-fundadora com Arquiteto Ricardo Cordeiro do gabinete MJARC Arquitetos Associados com sede no Porto e filial em Lisboa. Recentemente distinguida com o prémio 40 Under 40, que destaca a próxima geração de arquitectos e designers europeus .   Sua arquitetura não segue um léxico ou uma linguagem estabilizada. Em cada projecto, o lugar dita uma nova abordagem, é essa a ideia de inovação que nos interessa. Estamos certos que esta abordagem nos abre um campo de pesquisa muito abrangente, sendo esta experimentação que nos motiva. Cientes da importância do trabalho do arquitecto, em projectar edifícios sustentáveis, procuramos, testamos materiais e soluções que nos permitam minimizar o impacto ambiental e aumentar a sustentabilidade energética dos nossos edifícios.

“A sustentabilidade consiste em construir pensando o futuro”. – Renzo Piano

Principais Projetos em carteira:
– Retiro de Yoga com unidades de alojamento próximo da aldeia de Álvaro.
– Hotel Rural em Armamar
– Recuperação de habitação centenária em Santa Marta de Penaguião;
– Centro Materno Infantil em Luanda;
– Reabilitação de edifício de serviço em Torres Novas;

 

GABINETE PROJECTISTA:

MJARC ARQUITETOS ASSOCIADOS, LDA

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.