Quinta da Granja

1_final 2

Tendo como propósito o Turismo no Espaço Rural, a intervenção na Quinta da Granja passa essencialmente por manter a traça construtiva, típica da região, e que se apresenta nas várias construções existentes, criando-se um novo elemento que estabelece o diálogo entre ambos.

im1

Optou-se por uma clara distinção dos elementos, o que se reflete na materialidade de cada um. Esta distinção é evidenciada através da parede em betão que separa a zona de circulação, marcada pela presença do vidro, e os quartos no Alçado Sudeste. A fachada oposta é marcada pela presença da escada em betão, mantendo-se assim uma leitura uniforme.

Sobreposição Plantas Piso 01_final pretoA volumetria dos elementos apresentados, bem como a fruição do espaço, estava já bem patente no local. A organicidade dos mesmos, garante uma leitura de grande beleza e harmonia, não obstante a aparente excessiva proximidade dos dois maiores volumes.

Assim, opta-se por uma intervenção cuja métrica adapta-se ao existente, tentando não ferir a sua relação com a envolvente.

As várias relações interior/exterior, propostas em todo o projecto, garantem uma relação diversificada com a natureza envolvente, bem como uma aproximação à intimidade rural que se procura nestas soluções. Temos assim uma solução que assenta em quatro materiais: pedra, madeira, betão e metal.

2_final 2

3_final 2


FICHA TÉCNICA

Arquitetura: José Luís Veloso Colaboração: Ana Ramôa
Estrutural: SprenPLAN Engenharia
Hidráulica: SprenPLAN Engenharia
AVAC: SprenPLAN Engenharia
Elétrica: Vaproj

Designação: Quinta da Granja
Função: Turismo Rural
Localização: Portugal, Viana do Castelo, Serreleis
Data conclusão da obra: Dezembro 2023

 

Imagem AtelierLogotipo AtelierO meu percurso como arquiteto tem início em 1994, na empresa de construção civil SAZA, em Vila Nova de Famalicão.
A formação em arquitetura tem lugar na Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão), em estreita articulação com a empresa referida e, logo, em diálogo permanente com a obra.
Em 2005 dá-se a ida para Angola, onde desenvolvi projetos para a empresa de construção SCCOP, como arquiteto sénior e, mais tarde, nos gabinetes COSTALOPES e CENTRAL ARQUITETOS.
De regresso a Portugal, optei pela abertura de gabinete em sociedade com a arquiteta GISELA SANTOS.
De momento trabalho como arquiteto independente.
Tenho desenvolvido projetos em diversas áreas: habitação, comércio, serviços, indústria e urbanismo.
A parceria criada com a Consultora NML, permitiu-me desenvolver diversos projetos na área do turismo.

Projectos em carteira:
– Hotel Rural de 5* | Vila Nova de Famalicão
– Moradia Duarte Lopes | Porto
– Moradia R9a66 | Murtosa
– Restaurante | Ponte de Lima
– Moradia Cangosta | Fão

 

GABINETE PROJECTISTA:

JOSÉ LUÍS VELOSO – ARQUITETURA

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.