COMPREENDER A NOVA ETIQUETA ENERGÉTICA – UMA MUDANÇA PARA UM MEIO AMBIENTE MELHOR

Factsheet Whirlpool_Nova etiqueta energética 2021-1

Uma nova etiqueta energética é lançada a partir de março de 2021, tornando mais fácil para os consumidores escolher produtos com maior eficiência energética. Como pioneira em negócios e produtos sustentáveis, a Whirlpool tem o prazer de receber um novo sistema que incentivará a criação de eletrodomésticos cada vez mais eficientes em termos de recursos. De acordo com as novas regras, a Whirlpool procurará, durante o período de transição, ajudar os consumidores a garantir que estas mudanças positivas sejam adotadas.

Factsheet Whirlpool_Nova etiqueta energética 2021-2

Atualmente visíveis e reconhecidas em todas as lojas de eletrodomésticos, as etiquetas energéticas foram originalmente criadas com a intenção de ajudar os consumidores a escolher os equipamentos com maior eficiência energética – e, em última análise, ajudar a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Este processo provou ser um sucesso e fabricantes como a Whirlpool criaram produtos ainda mais eficientes, uma vez que a procura por escolhas ambientalmente conscientes aumentou.

À medida que os produtos se tornaram mais eficientes, o sistema de rotulagem existente ficou cada vez mais complexo, reflexo dos avanços tecnológicos.  Por exemplo, classes adicionais ‘+’ foram adicionadas para descrever produtos que ultrapassam a classificação A original. Introduzido pela Comissão Europeia, a nova Regulamentação de Classificação Energética exige a utilização de novas etiquetas com uma escala mais simples. As classes plus atuais (por exemplo, A+++, A++ e A+) serão substituídas por uma escala de consumo de energia uniforme e menos confusa, de A a G. A nova escala usará ainda a escala de sete cores atual.

Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à nova etiqueta energética, como mais um passo no caminho para uma maior sustentabilidade”, referiu Armando Anjos, Market Director Iberia. “Como empresa, a Whirlpool sempre procurou estar na vanguarda das melhores práticas sustentáveis. Lideramos o caminho num fabrico mais sustentável, que utiliza menos recursos e menos energia, ao mesmo tempo que apoiamos os esforços globais por via do protocolo de Quioto e, posteriormente, ao adiantarmo-nos para superar as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris. Também estamos empenhados em ajudar os consumidores nesta jornada, por meio de produtos que facilitam a redução do consumo de recursos domésticos em casa. Com base em métodos de medição mais rigorosos, a nova etiqueta energética permite representar de uma forma mais eficaz, os eletrodomésticos com o melhor desempenho de hoje, e definir metas mais ambiciosas para os de amanhã”.

Factsheet Whirlpool_Nova etiqueta energética 2021-3

Uma introdução por fases

A transição para as novas etiquetas energéticas ocorrerá por fases, com um período de transição antes da introdução das primeiras etiquetas:

Os primeiros eletrodomésticos a utilizar as novas etiquetas energéticas, a partir de março de 2021, são máquinas de lavar loiça, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar e secar roupa e frigoríficos, incluindo caves de vinho e arcas. Desde o 2º semestre de 2020, houve um período de transição onde foi necessário incluir a nova etiqueta e a antiga etiqueta na documentação do produto, preparando o produto para ser vendido tanto antes, como depois do dia 1 de março de 2021, já que as duas etiquetas não podem ser exibidas em simultâneo.

Após 1 de março de 2021, qualquer novo produto, nas categorias de eletrodomésticos mencionadas acima, será vendido com a nova etiqueta energética.

Factsheet Whirlpool_Nova etiqueta energética 2021-4

Conheça as mudanças e as diferenças nas etiquetas

Embora as novas etiquetas energéticas continuem a utilizar a mesma escala de cores de sete níveis, é importante referir que não existirá uma conversão equiparável entre a velha e a nova classe energética. Por exemplo, para direcionar o mercado para produtos cada vez mais eficientes em termos de recursos no futuro, o sistema de classificação revisto torna mais difícil para os produtos atuais receberem melhores classificações de energia do que com a etiqueta anterior. Como resultado, apenas os produtos de melhor desempenho energético receberão a classificação A.

“Na Whirlpool, queremos ajudar a explicar as novas diretrizes energéticas para que os consumidores não fiquem confusos. Por isso, aproveitamos todas as oportunidades para divulgar as mudanças”, referiu Armando Anjos. “Ao comprar um novo eletrodoméstico, os consumidores podem verificar que, devido a uma atenta revisão energética, muitos produtos com eficiência energética que antes estavam no topo da lista encontram-se agora colocados nas classes mais baixas. É por isso muito importante deixar claro que a forma como a classificação energética é calculada e comunicada através da etiqueta foi alterada, mas a eficiência do produto é a mesma de antigamente.”

Outras categorias de produtos – incluindo fornos, ares condicionados, secadores de roupa e aparelhos de refrigeração especializados – farão a transição para a nova etiqueta energética a partir de 2022, sendo a etiqueta energética antiga a que será utilizada nestes produtos até esse momento.

As novas etiquetas energéticas irão proporcionar aos consumidores uma maneira mais integrada e mais clara de interpretar o desempenho energético de um produto e outras características: cada nova etiqueta possui um código QR, que os consumidores podem ler com os seus telemóveis, visualizando informação sobre um produto através da nova base de dados EPREL. A Whirlpool já investiu significativamente no fornecimento dessa informação de produto abrangente e útil ao banco de dados EPREL e continuará a fazê-lo, de forma a permitir e apoiar decisões de compra mais conscientes e sustentáveis.

 

Mais Informações:

whirlpoolcorp.com
@WhirlpoolCorp

www.whirlpool.pt

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.