Casa em São Pedro do Estoril

1

Localizado em S.Pedro do Estoril, Cascais, a curta distância da praia. O ambiente de beira-mar define o caráter da zona, que já foi retiro de veraneio da burguesia e famílias aristocráticas.
O lote está integrado numa urbanização de grande escala, num sector de média densidade dedicado a residências unifamiliares.

2
Os regulamentos do alvará definem parâmetros básicos – construção no centro do lote deixando o espaço circundante para jardim, casa com 3 andares, um deles abaixo do solo, restringindo ainda a implantação e a área bruta total da construção.
Dadas as variações arquitetónicas das casas vizinhas, procurou-se um arquétipo conceptual mais próximo das casas de veraneio originais desta zona, com seu paradigma do telhado de duas águas, para ancorar o nosso caminho de projecto.

4

8O piso da cave, servido por uma rampa de pendente suave que dá acesso da rua à garagem, tem capacidade para 3 carros. O piso térreo acomoda as áreas diurnas da casa e o quarto dos pais. O espaço é fluido, propondo uma relação integrada interior-exterior num jardim que resulta natural através de uma modelação mínima do solo. Aqui experimentamos a natureza, a luz do sol e a água. Sentimos a proximidade do som das ondas e o cheiro da maresia.
O piso superior é dedicado aos quartos de ambas as filhas e a uma sala familiar informal. A altura variável dos tectos conferida pelas coberturas de duas águas, resulta num espaço de um conforto doméstico e uma sensação de escala ambígua.

75
A pele exterior da casa é o seu esqueleto, construído em paredes de betão, moldadas no local. As lajes são em betão cinza aparente liso, enquanto as paredes e cobertura são em betão pigmentado vermelho, moldado localmente em solho vertical. A sua textura subtil evoca a simplicidade das construções vernaculares do litoral português.

FICHA TÉCNICA
Projecto de Arquitetura:
ARX Portugal – Nuno Mateus
e José Mateus
Projecto de Especialidades:
MCABX Engenharia
Construção: Manuel Mateus Frazão
Fotografia: FG + SG Fotografia de Arquitectura- Fotografia de Fernando Guerra e Produção Fotográfica
de Sérgio Guerra
Área Bruta de Construção: 429m2
Projecto: 2015

Designação: Casa em São Pedro do Estoril
Função: Habitação
Localização: São Pedro do Estoril, Cascais, Portugal
Data conclusão da obra: 2017/21

 

Imagem do gabineteC:UsersRen_SDesktoplogo arx_2 Model (1)Fundada em 1991, por Nuno Mateus e José Mateus, a ARX Portugal recebeu em 2012 o Prémio Construir para “Melhor Atelier de Arquitetura de Portugal”.
Os projetos foram objeto de vários prémios, menções e nomeações, salientando International Architecture Award2006 para a Biblioteca Municipal de Ílhavo (The Chicago Athenaeum) e o Prémio AICA 2003 (Associação Internacional dos Críticos de Arte) para o Museu Marítimo de Ílhavo, também nomeado para os Prémios SECIL 2002 e Mies van der Rohe 2002. Recebeu o International Architecture Award 2007 para o projeto Casa no Martinhal e em 2008 para o projeto Escola Superior de Tecnologia do Barreiro. Este prémio foi também finalista dos prémios Enor e Fad, em 2009.
Destaca-se Fórum Sintra com o Prémio SIL 2012 “melhor Empreendimento Imobiliário de Comércio e Serviços”, o Prémio Across Awards 2012 para “Centro Comercial mais inovador da Europa”, o Prémio Jornal Construir 2012 para “melhor Edifício Comercial”, o Prémio Glob-al RLI Awards 2012 para “Centro Comercial – Renovação do Ano” e a nomeação para o Prémio ICSC European Shopping Centre Awards 2012.

 

GABINETE PROJECTISTA:

ARX PORTUGAL – ARQUITECTOS, LDA

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.