Moradia Unifamiliar, Grândola

Diapositivo1

A moradia insere-se numa herdade de 150 hectares localizada em Vale do Guizo, Grândola. A construção de madeira terá um piso térreo com um volume longitudinal, uma fachada orientada para a paisagem e para a vista sobre a várzea a noroeste e entrada principal a Sul.

A moradia inspira-se nas construções tradicionais do Alentejo, que habitualmente são volumes de apenas um piso térreo e que se desenvolvem longitudinalmente, agrupando a cozinha, sala e quartos. O espaço da habitação será constituído por duas amplas janelas voltadas a sul e norte que permitirão a circulação do ar. A cozinha será incorporada no espaço da sala para que este espaço proporcione um maior convívio da família, requisito fundamental solicitado pelo dono de obra.

imag online
A estrutura será integralmente realizada com painéis CLT (Cross Laminated Timber) constituídos por lamelas em madeira maciça colada cruzada, que permitirá executar paredes e cobertura acumulando funções estruturais, de compartimentação e revestimento. A construção será realizada de acordo com um conceito construtivo que define um padrão que é eficiente sob o ponto de vista energético, confortável, economicamente acessível e sustentável.

Os painéis de revestimento serão estanques ao ar, pois nas diferentes ligações entre painéis ou na ligação destes com outros elementos do edifício (como por exemplo as fundações, janelas ou portas), surgem pequenas frestas que originam altos níveis de circulação de ar e até infiltrações.

FICHA TÉCNICA
Proprietários: Bettencourt
Arquitetura: Nuno Ladeiro / Carmo Branco
Equipe: Arqª Barbara Raimundo, Arqª Marta Bento, Arqª Mélanie da Costa
Colaboradores: Elsa Cabrita
Engenharia: Silva Mendes, Engenharia Lda

Designação: Moradia Unifamiliar, Grândola
Função: Habitação
Localização: Vale do Guizo, Grândola
Dono de Obra: Bettencourt
Data Conclusão da Obra: Outubro 2021
imagem para o gabinete em destaque onlinelogótipo do gabinete com 8cm de largura e resolução no mínimo de 250 dpi'sNuno Ladeiro, arquitetura e design – Somos um atelier de arquitetos em Lisboa constituído por uma equipa de especialistas preparados para o desenvolvimento de estudos e projetos de Urbanismo, Arquitectura, Design de Interiores e Reabilitação.
Os nossos projetos de edifícios de Habitação, Comércio, Serviços, Hotelaria e Restauração, muitos dos quais já construídos, são demonstrativos da nossa capacidade de assegurar o cumprimento rigoroso de prazos e objetivos.
Desenvolvemos projetos em parceria com gabinetes de Engenharia e realizamos o acompanhamento de todas as especialidades no âmbito do projeto global.
Fazemos projetos de Arquitetura e Especialidades, e ainda Certificações Energéticas / Acústicas.
Estamos atentos às mais inovadoras propostas da arquitetura e do design internacional, projetamos espaços de tentação para aquele que queira fazer da sua casa, do seu negócio, do seu espaço de trabalho ou de lazer, um espaço mais moderno e confortável, até mesmo vanguardista.
Realizamos eventos culturais para promoção da arquitetura e design português no mundo.
Temos vários projetos em curso, desde moradias particulares, edifícios de escritórios, unidades hoteleiras, à reabilitação de edifícios históricos, nomeadamente: A reabilitação e ampliação de um edifício de habitação na Rua Filipe da Mata, Lisboa; Reabilitação com ampliação de um edifício de habitação na Rua Carlos dos Reis, Lisboa; Reabilitação e reconversão de uma moradia em unidade hoteleira, bairro da Encarnação, Lisboa; Reabilitação com ampliação de uma moradia na Charneca da Caparica, Almada; Reabilitação e ampliação de uma moradia unifamiliar na Rua Artur de Paiva, Lisboa; Reabilitação com ampliação de uma moradia unifamiliar em Arruda dos Vinhos; Reabilitação e ampliação de uma moradia unifamiliar na Venda Nova, Amadora.Estamos também a desenvolver projetos de moradias, entre outras; uma Moradia Unifamiliar em Vale dos Frades, Vila Franca de Xira; Moradia Unifamiliar em Odivelas; Moradia Unifamiliar em Belas Clube de Campo, Sintra; Moradia Unifamiliar em Casal de Cambra, Sintra; Moradia Unifamiliar na Quinta da Coutada, Vila Franca de Xira; Moradia Unifamiliar em Alcochete.

 

GABINETE PROJECTISTA:

NUNO LADEIRO A+D

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.