Casa Boa Vista

AMA-BOA VISTA-patio-350dpi-tr

Coroa-se um promontório no meio do campo. Um campo entre árvores a olhar o mar. Um tecto flutua criando uma sombra que protege uma grande transparência. Este tecto é contínuo entre alpendres e espaços. Os espaços são definidos entre a terra e este tecto suspenso. No centro da casa cria-se um pátio de acesso. Neste pátio as formas dos espaços são reveladas, o volume traduz os espaços anexos. Propôe-se assim uma leitura positiva do volume, no pátio, correspondendo a uma leitura do negativo, espaço, no entorno da casa.

imagem 2 so online

FICHA TÉCNICA
Autores: Manuel Aires Mateus / Francisco Aires Mateus
Coordenação: Jorge P. Silva
Colaboradores: Isabel Sousa, Bernardo Sousa, Francisca Pereira, Ina Stoermon, Gil Cardoso

Designação: Casa Boa Vista
Função: Habitação
Localização: Melides, Grândola, Alentejo, Portugal
Data conclusão da obra: 2021

 

AMA - manuel + francisco HRimage descriptionManuel e Francisco Aires Mateus nasceram em Lisboa em 1963 e 1964.
Formaram-se na Faculdade de Arquitectura /U.T.L. em 1986 e 1987 respectivamente. Começaram a colaborar com o Arqº Gonçalo Byrne a partir de 1983 sendo que em 1988 começaram a desenvolver projectos enquanto autores. O atelier Aires Mateus é fundado nessa altura pelos dois irmãos, embora ocupando ainda um espaço dentro do atelier do Arq. Gonçalo Byrne. A crescente escala de projectos fez com que se estabelecessem num espaço maior e autónomo para responder às solicitações de trabalho. Desde então, a dimensão e quantidade de trabalho tem sido prolífica resultando em diversos prémios de arquitectura nacionais e internacionais. A visibilidade do seu trabalho originou convites para realizar conferências e leccionar em várias instituições internacionais como a Graduate School of Design em Harvard, a Accademia de Arquitectura de Mendrisío entre outras em Portugal.
Neste momento, a estrutura abrange dois escritórios, ambos em Lisboa, e estabelece diversas parcerias com ateliers locais para o desenvolvimento de projetos internacionais.

Projectos em carteira:
– Faculdade de Arquitectura em Tournai
– Museu Cantonal da Fotografia (L’Elysée)
– Museu de Design e Artes Aplicadas Contemporâneas (mudac)

 

GABINETE PROJECTISTA:

AIRES MATEUS E ASSOCIADOS

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.