MatosinhosHabit promove soluções habitacionais no âmbito do Programa Arrendamento Acessível (PAA)

A MatosinhosHabit assume, cada vez mais, um papel preponderante na Estratégia Local de Habitação no sentido de encontrar as respostas mais adequadas ao nível da habitação do concelho. Nesse sentido, na última reunião de executivo camarário (17.11.2020) foi aprovada, sob proposta da MatosinhosHabit, uma minuta de protocolo de colaboração entre o Município e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) que prevê a cedência de terrenos municipais para a construção de novos imóveis ao abrigo do Programa de Arrendamento Acessível.

image003 (1)

No seguimento da Nova Geração de Políticas de Habitação, que tem como principal objectivo garantir o acesso de todos a uma habitação digna e adequada, o concelho de Matosinhos tem apostado numa política habitacional única e personalizada, que tem permito dar uma resposta ajustada a todos os munícipes com dificuldades em obter residência. Uma realidade que tem contado com o total apoio da MatosinhosHabit, quer na implementação de várias estratégias e programas, quer no acompanhamento de todos os processos que envolvem encontrar a melhor solução habitacional para os residentes locais.

 

O Programa de Arrendamento Acessível (PAA) é um plano de política de habitação que visa promover uma oferta alargada para arrendamento a preços compatíveis com os rendimentos das famílias. Assim, é objectivo do Governo contribuir para dar resposta às necessidades habitacionais das famílias cujo nível de rendimento não lhes permite aceder no mercado a uma casa adequada às suas necessidades.

Dado que a gestão do Programa de Arrendamento Acessível (PAA) é da responsabilidade do IHRU, o município de Matosinhos considerou imprescindível estabelecer mecanismos de cooperação com a referida instituição, através de um protocolo que prevê a cedência de terrenos municipais, destinados a edificação de fogos circunscritos no âmbito do regime de arrendamento acessível. «Este acordo vai possibilitar a promoção de empreendimentos habitacionais que irão dotar o concelho matosinhense de um maior número de habitações a preços acessíveis para todos. É a persecução de uma política habitacional que visa encontrar soluções inovadoras que respondam às grandes necessidades da população de Matosinhos», refere Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit.

 

Sendo o município de Matosinhos proprietário de solos afetos à promoção de habitação, estão reunidas as condições que vão possibilitar a disponibilização de soluções habitacionais às famílias que enfrentam dificuldades de acesso à residência, particularmente nos territórios de grande pressão urbana, como é o caso de Matosinhos.

 

 

GABINETE:

https://www.matosinhoshabit.pt/

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.