Moradia unifamiliar na alameda do pórtico

1

O edifício habitacional insere-se na área do Bom Jesus do Monte, localiza-se na freguesia de Tenões, Braga. Do conjunto, destaca-se a igreja (basílica-menor), um escadório onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus e uma área de mata – Parque do Bom Jesus.

O presente projeto pretende reabilitar o edifício existente, de modo a adaptá-lo à vida quotidiana contemporânea de uma família numerosa, mantendo a sua atual configuração e estrutura original.

A moradia encontra-se num estado médio de conservação, sobretudo as caixilharias, portadas, portas e pavimentos. Estes são elementos originais e com valor arquitetónico inegável. Assim propõe-se a conservação destes elementos construtivos e decorativos com valor arquitetónico e histórico, sendo preconizada ao mesmo tempo a adaptação do espaço e atualização das infraestruturas de modo a adequar-se às exigências atuais. A ampliação surge na continuidade da casa existente, usando elementos da linguagem contemporânea, destacando o existente do novo, o histórico e o atual.

Proposta a reprodução das caixilharias do piso nobre para os vãos do piso inferior, onde futuramente será uma sala polivalente de apoio ao jardim.

Na adaptação da casa às necessidades da família a que se destina, propõe-se o aproveitamento do sótão para piso dos quartos (4 quartos), permitindo a relação com a paisagem urbana e introdução de iluminação natural totalmente

nova através de uma ampliação do telhado, feita através de uma nova estrutura em soletos de ardósia, elementos arquitetónicos usados habitualmente.

No interior e ao nível do piso térreo pretende manter-se globalmente a estrutura, fazendo pequenas adaptações funcionais. Destaca-se uma escada nova que marca o acesso vertical do piso do jardim ao piso nobre da casa. nova através de uma ampliação do telhado, feita através de uma nova estrutura em soletos de ardósia, elementos arquitetónicos usados habitualmente.

4

3

2

 

No interior e ao nível do piso térreo pretende manter-se globalmente a estrutura, fazendo pequenas adaptações funcionais. Destaca-se uma escada nova que marca o acesso vertical do piso do jardim ao piso nobre da casa.

Designação:

Moradia Unifamiliar na Alameda do Pórtico

Função: Habitação Unifamiliar

Localização: Alameda do Pórtico, Bom Jesus, Braga

Dono de Obra: Teresa Carrilho

Data conclusão da obra: Dezembro de 2021

FICHA TÉCNICA

Autor/Arquiteto: Bernardo Mota

Empresa de Construção: AOF – Augusto Oliveira Ferreira, Lda

 

Lusiada02 

LUSÍADA DESIGN

Lusiada01

Com uma equipa multidisciplinar com vasta experiência do mercado imobiliário nacional e internacional, desenvolve projetos com parcerias estratégicas.

É uma empresa ativa na regeneração do tecido urbano com a ambição de criar, por excelência, o melhor e mais eficiente projeto.

Devido às inúmeras parcerias estabelecidas, cria condições para desenvolver hub´s que sejam, por si, geradores de negócio. Procura apresentar novas áreas de investimento para os seus parceiros nas mais vastas áreas dos mercados nacional com internacional, através de projetos de raiz e de reabilitação em tipologias habitacionais, comércio e serviços. Projetamos

Gabinete:

LUSÍADA DESIGN

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.