Boutique Hotel em Mértola

Mertola-1

A Herdade do Montinho, localizada em Mértola, composta por uma arquitetura que reflete o ambiente e o lugar que rodeia, com um amplo terreiro no seu interior.

Construído em 1930 a Herdade do Montinho foi projectado pelo Arq. Amílcar Pinto, seguindo o modelo histórico-cultural tão em voga no início do século 20 português.

Entre 2007 e 2010 foi iniciada uma ampliação que pretendeu adaptar o monte a hotel com 27 suites, restaurante, spa e piscina.

Em 2009-2010, estando a construção praticamente concluída, a obra foi abandonada até hoje.

O nosso projecto, iniciado pretende implementar o primeiro Boutique Hotel na região.

O Boutique Hotel terá 18 alojamentos de qualidade superior.

Mertola-20

A intervenção proposta passa por um restauro cuidado do existente, mantendo o caracter nostálgico e a autenticidade do edificado, adaptando o existente com o menor esforço construtivo e financeiro possível.

 

Adoptámos a Tira Romana, um pavimento cerâmico para criar um mote que unifique os espaços, permitindo com este gesto criar uma imagem qualificadora e distintiva.

 

Para além da sua aplicação em todos os pavimentos, exteriores e interior, a sua utilização como revestimento de parede e em ombreiras de porta criando um conceito que remete para os passados romano e árabe do Mértola.

Mertola-18

 

Todo o projecto passa pela sua integração na natureza e pelas mais exigentes soluções de sustentabilidade ambiental.

 

Para o efeito, para além das questões da eficiência energéticas regulamentar, o projecto irá implementar várias soluções inovadoras para reaproveitamento de água e produção de energia.

 

Procurou este projecto uma resposta que melhorasse efetivamente as condições do equipamento, requalificando um património degradado e utilizando os recursos existente com parcimónia

 

 

 

 

 

 

Ficha técnica:

Promotor: Herdade Foz da Represa

 

Área do Lote: 80 294 m2

Área de construção:  2 946 m2

Arquitectura :

Filipe Borges de Macedo, Arq.
Aline Gonçalves, Arq.
Tomás Nunes, Arq.

Especialidades: Joaquim Jerónimo, Eng.

Gabinete:

BORGES DE MACEDO ARQUITECTURA, LDA  

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.