Escritórios Matosinhos Sul

hamais-escitoriosmatosinhos-sul (4)

A presente proposta visa a reconversão do actual edifício de Armazém para utilização de Escritórios em open space. As obras de alteração e ampliação apresentadas visam dar cumprimento aos pressupostos definidos no PDM para o Concelho e mais propriamente para o plano de Matosinhos Sul, que admite em edifícios existentes obras de alteração e ampliação, desde que a volumetria do edifício proposto não exceda os 30% conforme os regulamentos urbanísticos atualmente em vigor.
A proposta da HA+ARCHITECTURE+ENGINEERING contempla a redução da volumetria do edifício no seu interior, de forma a garantir a salubridade do espaço. Será ainda realizada uma ampliação de um piso no interior da configuração atual do alçado.

hamais-escitoriosmatosinhos-sul (2)

Tendo em conta o Plano de Urbanização Matosinhos Sul, a proposta da HA+ foi desenvolvida com vista a salvaguardar o edifício pré-existente, mantendo assim a sua identidade volumétrica, os elementos estruturais, as treliças de betão e a configuração da cobertura original, preservando os aspetos representativos da atividade industrial do município, nas décadas de 60 e 70. A intervenção realizar-se-á, por conseguinte, de uma forma contida e adaptada à envolvente urbana, não agredindo o equilíbrio físico urbano existente. Representará, desta forma, um avanço arquitetónico, cultural, tipológico e de uso para um ambiente urbano contemporâneo, ao compilar elementos das várias épocas representativas da cidade.
É proposta a alteração de uso de armazém industrial para escritórios, através do instrumento urbanístico Alteração e Ampliação. Pretendemos reabilitar edifício existente, desocupando (removendo a cobertura) de uma faixa lateral interior do lote, com quatro metros, de modo a proporcionar área permeável, espaço verde e criar um alçado envidraçado que proporcionara ao espaço interior luz solar e acesso direto ao exterior – características indispensáveis ao conforto de um espaço de excelência, que albergará escritórios/espaços de trabalho.

hamais-escitoriosmatosinhos-sul (1)

O imóvel a intervir está integrado em Área de Reabilitação Urbana de Matosinhos Sul, que tem como pressupostos a promoção da reabilitação dos edifícios degradados ou funcionalmente desadequados, bem como a melhoria do espaço urbano em geral. A HA+ desenvolveu a sua proposta de acordo com as considerações delineadas para o local, na medida em que é reabilitado um edifício já com alguns sinais de degradação e funcionalmente desadequado, dotando-lhe de uma nova função, concordante com a sua localização, que apresenta uma tipologia expressiva de Escritórios e Serviços. Pretendemos promover, com a nossa intervenção, o desenvolvimento socioeconómico na perspetiva de criar espaço de escritórios com áreas em open space de dimensões generosas, numa zona com significativas carências de angariação de espaços com tais áreas (960 m² de área útil de trabalho).
Com este projecto a HA+ acredita estar a atrair novas empresas e investidores, contribuindo consequentemente, para a dinamização do espaço urbano.

Designação:
Escritórios Matosinhos Sul
Função:
Escritórios
Localização:
Matosinhos

FICHA TÉCNICA
Arquitectura – Arqº. Carlos Teixeira, Arqº. Ricardo Moreira, Arqº. Márcio Oliveira, Arqª. Elisabete Moreira, Arqº. Hugo Ambrósio, Arqª. Paula Pinto
Engenharia – Eng. António Costa, Eng. Ana Viana, Eng. Pedro Castro, Eng. Filipe Henriques

HA+ARCHITECTURE+ENGINEERING

Logo_H+A HA+ARCHITECTURE+ENGINEERING não é somente um gabinete de serviços de arquitectura e engenharia, mas sim um parceiro especialista em soluções integradas para os sectores do turismo, reabilitação, investimento imobiliário e retalho.
O nosso processo tem por base uma visão integrada numa estratégia global de intervenção, construída de encontro às expectativas do promotor e do cliente final. Agimos com eficiência, pragmatismo e perseverança, tendo sempre em vista a viabilidade económica da operação pretendida.
A aposta numa equipa exigente e fortemente motivada permite-nos garantir respostas multidisciplinares e pragmáticas. Através da análise de cada desafio em toda a sua extensão e do estudo aprofundado das possibilidades de construção, são apresentadas soluções eficazes e inteligentes que asseguram o investimento.
Elementos como prazos, rigor, excelência e qualidade são princípios basilares na nossa forma de trabalhar.

Projectos em carteira: Grandes superfícies comerciais; Obras públicas Go Porto e Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Gabinete:

HA+ARCHITECTURE+ENGINEERING

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.