Single family house

01

A ocupação proposta quer em termos quantitativos quer de geometria, resulta diretamente dos condicionamentos inerentes ao lote, pelo que tentámos garantir as condicionantes impostas pelo loteamento.

05Por opção do projetista e do promotor a arquitetura proposta para a moradia tem uma expressão plástica contemporânea, o que se justifica por um lado, e em termos de pedagogia urbanística pelo outro, e por se admitir que se possa finalmente dar resposta a um segmento de procura constituído por população dinâmica e com uma sensibilidade estética específica.

O programa base deste fogo é constituído por um conjunto habitacional, tipo T3 de piso térreo, onde se privilegiou a área social e a possibilidade do estar contíguo no exterior com o prolongamento de áreas pavimentada para relaxar, comer ou conviver, que concorre para a valorização arquitetónica do conjunto.

06Por razões de conforto e proteção aos agentes atmosféricos (sol, vento, chuva), e também por razões de composição de alçados, o edifício é constituído por formas de ortogonais puras, fortemente marcada por vãos diferenciados, bem como com materiais distintos.  Teve-se algum cuidado no tratamentos dos alçados de forma a que todo o conjunto seja marcado uma homogeneidade em toda a sua extensão.

Caracterizado por uma morfologia diferenciada, em que é preconizada com entrada para sala com cozinha aberta e ligação com exterior de características sociais, com acesso à ala frontal, denominado zona íntima e noturna, com uma vivência mais resguardada, alberga três quartos com instalações sanitárias.

12.1O anexo serve como complemento dos espaços da habitação, onde se desenvolverá garagem e casas das máquinas de apoio à zona exterior.

O espaço exterior é resultante do restante espaço envolvente, mas fundamental para a interligação de funções e dos espaços, visto que a zona de entrada é formalizada por áreas pavimentadas e francas áreas verdes, presenciada através das espécies arbóreas.

Designação:
Single family house
Função:
Habitação
Localização:
Rua Alfredo Fortunato dos Santos, Lote 33 | Almeirim
Dono de Obra:
PAULEANA – EMPREITADAS E CONSTRUÇÃO CIVIL, LDA.
Data conclusão da obra:
Dezembro 2021

FICHA TÉCNICA
Arquitetura: Telmo Marques, Arq.o

IMG_5990 LOGO_TelmoMarquesArquiteto

Licenciado em Arquitetura desde 2000, pela Universidade Lusíada de Lisboa, com um percurso profissional com maior expressão nos distritos de Lisboa e Santarém, principalmente nos concelhos de Arruda dos Vinhos, de onde é natural, e de Torres Novas cidade onde optou por se estabelecer em espaço próprio em 2016 dedicado ao estudo e elaboração de projetos de diversas áreas, tendo como base a arquitetura em todas as suas vertentes.

O seu trabalho abrange também um amplo leque de atividades no domínio da arquitetura, com especial destaque no desenvolvimento de projetos com assinatura, assessoria de avaliação imobiliária e consultadoria no âmbito da fiscalidade, bem como acompanhamento técnico e fiscalização de obras, e membro do Colégio Gestão, Direção e Fiscalização de Obras da Ordem dos Arquitectos desde 00.2019, com formação em segurança no trabalho da construção.

Cooperou como perito local de avaliação geral para o serviço de finanças de Torres Novas, no âmbito de realização de avaliações para o regime geral de avaliação fiscal de 2012 a 2015.

Especialização na propriedade rústica e formação específica em avaliação imobiliária pela ESAI – Escola Superior Actividades Imobiliárias, concluída em 2014, com complemento avançado em avaliações fiscais da propriedade urbana em 2015, pela mesma instituição.

Inscrito na Associação Nacional dos Avaliadores Imobiliários e na CMVM – Comissão de Mercados Valores Mobiliários, passou a prestar serviços de avaliador externo em várias empresas ligadas ao mercado económico e financeiro do ramo imobiliário.

Com curso de Especialização em Acústica de Edifícios desde 2019, frequentado na Ordem dos Arquitetos, e inscrito na Sociedade portuguesa de Acústica, garante agora em conceção de projeto e em obra uma maior capacidade de conhecimentos e capacidades, de forma a melhorar comportamentos e maior qualidade nas obras que intervém.

Assente numa filosofia de trabalho, do mais insignificante ao mais complexo nas mais diversas fases, contando com a colaboração de profissionais todo o terreno, através de parcerias nas mais diversas áreas, que permite dar resposta permanente a todo o tipo de desafios, criando ao longo do tempo uma relação de amizade e cumplicidade com os seus clientes.

Gabinete:

TELMO ALEXANDRE GASPAR MARQUES – ARQUITECTO

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.