Reabilitação da Casa na Foz Velha

VE - C

O projecto de Reabilitação da Casa na Foz Velha localiza-se na Rua da Beneditina, na União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.
O edifício é composto por duas fracções T2 e T3 de dois pisos e cave.
De acordo com a Carta de Qualificação de Solo, o edifício encontra-se inserido em Área História e em Conjunto de Interesse Público (CIP)- Conjunto da Foz Velha.
As fachadas serão recuperadas e melhoradas de modo a proporcionar uma melhor relação com a compartimentação interior.
As janelas serão em madeira esmaltada.
As paredes exteriores em reboco térmico estanhado.
A cobertura será em zinco no sistema camarinha.
Por forma a melhorar as condições de salubridade das fracções, decidiu-se fazer um saguão na habitação T1, para que dessa forma a entrada de luz solar e a renovação do ar interior seja de acordo com as necessidades de conforto exigidas no presente.
Pelos mesmos motivos, resolveu-se fazer um pequeno jardim na habitação T2, permitindo ter luz directa mais generosa no espaço da sala.
O desenho de alteração pretende manter as relações de privacidade e potenciar a exposição solar dos espaços habitacionais.

VI - 2-1-1B

Designação:
Reabilitação de Casa na Foz Velha, Porto
Função:
Habitações unifamiliares
Localização:
Rua da Beneditina, nº 29-31
Data da conclusão da obra:
Dezembro de 2020

FICHA TÉCNICA:
Gabinete Projectista: Traço Alternativo – arquitectos associados, Lda.
Dono de obra: Nuno Filipe Oliveira Campos e Manuel Monteiro Pereira
Arquitectura: Traço Alternativo – arquitectos associados, Lda.
Empreiteiro: Medidas & Fórmulas – Construção, Reabilitação e Inovação Lda.

Foto gabinente

Logótipo - Traço AlternativoTRAÇO ALTERNATIVO arquitectos associados, Lda, é uma empresa sediada no Porto, que presta serviços nas áreas da Arquitectura, Urbanismo, Design e Construção.
Criada em 2004 por cinco arquitectos, é constituída por uma equipa de trabalho multidisciplinar com experiência profissional alargada.
Reúne uma vasta gama de especialidades (diversas engenharias, design, paisagismo, etc) capaz de satisfazer um mercado generalizado de serviços, tornando-a assim, a partir dessa abrangência, competitiva e inovadora.
Destaca-se no nosso trabalho o 1ºprémio (em 2009) no concurso público para o Cineteatro de Évora, o 1ºprémio (em 2010) no concurso público para a Requalificação do Parque Ribeirinho de Olhão e o 1ºprémio (em 2018) no concurso público para a Biblioteca Municipal de Baião.
Em 2010 o escritório publicou a 1ª edição do “Guia de Arquitectura Norte e Centro de Portugal” e no fim do mesmo ano publicou a 2ª edição.
Em 2011 publicou o “Guia de Arquitectura Sul e Ilhas de Portugal”.
Em 2012 publicou a 1ª edição do “Guia de Arquitectura Espaços e Edifícios Reabilitados”, em 2013 publicou a 2ª edição e em Agosto de 2019 publicou a 3ª edição (revista e ampliada).
Em 2020 está prevista a publicação de um novo volume.
Para além destes trabalhos, o portefólio é constituído por vários equipamentos públicos, loteamentos, edifícios para habitação colectiva, edifícios de escritórios, edifícios industriais, edifícios para hotelaria, habitações unifamiliares, reabilitações, planos urbanísticos, etc.
Actualmente, destaca-se na produção da empresa: a reabilitação de vários edifícios no Centro histórico do Porto, projectos de remodelação de interiores, projectos de arquitectura para particulares e promotores imobiliários e a elaboração de Guias de Arquitectura.
A empresa tem 3 sócios:
Nuno Campos
(Arquitecto licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1999;
Pós-graduado em Gestão Imobiliária pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto em 2006).
Pedro Cardoso
(Arquitecto licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1999).
Patrícia Matos
(Arquitecta licenciada pela Escola Superior Artística do Porto em 2000; Pós-graduada em Metodologias de Intervenção no Património Arquitectónico pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 2004).

Projectos
• Biblioteca Municipal, Baião
• Casa na Foz, Porto
• Boutique Hotel, Porto

Gabinete:

TRAÇO ALTERNATIVO – ARQUITECTOS ASSOCIADOS, LDA

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.